domingo, 3 de agosto de 2014

Inaugurado Centro de Formação da Guarda Civil

DIÁRIO DA MANHÃ
SECOM
Com o objetivo de ampliar a segurança do cidadão aparecidense, melhorar o ambiente de trabalho dos guardas municipais e reforçar a segurança do patrimônio público municipal, foi inaugurado, na manhã de ontem, o Centro de Estudo, Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil, no setor Estrela do Sul. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Maguito Vilela, acompanhado do secretário de Defesa Social e Guarda Civil, sargento Jonas Cachoeira.
“Essa é uma conquista que a guarda sempre buscou. Antes, nossa Guarda treinava no centro da Polícia Militar, agora temos nosso próprio espaço. Nos últimos anos, a guarda de Aparecida vem se destacando pelas suas conquistas e melhorias”, comemorou Maguito, lembrando a realização do concurso que dobrou o efetivo, a inauguração de cinco bases comunitárias e o treinamento dos guardas para porte legal de armas.
O bairro Estrela do Sul contava com uma base comunitária desde o ano passado. “Todas essas ações reforçam nosso compromisso com a população e com o patrimônio público, além de melhorar as condições de trabalho da nossa equipe”, acrescentou o prefeito. O espaço também é um centro esportivo e conta com sala de treinamento e campo.
O objetivo das bases comunitárias é manter uma relação de proximidade com os diretores das escolas, os funcionários das UBS’s e com a comunidade local, criando uma de rede de prevenção e combate à criminalidade no município e de proteção ao patrimônio público da cidade.
Para o sargento Cachoeira, desde 2009, os índices de depredação diminuíram significativamente. “De 2013 até hoje, a guarda realizou 137 prisões em flagrante, recuperou 64 veículos roubados, prendeu 24 foragidos da Justiça e atendeu a 324 ocorrências”, relatou o secretário.
Outra boa notícia dada pelo secretário foi a aprovação, na semana passada, em Brasília, do Projeto de Lei Complementar que dá aos Guardas Civis o poder de polícia. Quando questionado se o efetivo de Aparecida está preparado para essa nova fase, Sargento Cachoeira não hesitou.
“A guarda de Aparecida tem formação militar, passou por curso de tiro e manuseio de arma e tem contribuído ativamente para diminuir os índices de criminalidade da cidade, em parceria com as polícias Civil e Militar. Os dados positivos mostram que estamos preparados”, enfatizou.
O Centro de Formação possui um regimento interno parecido com o da Polícia Militar. Ao todo, 10 instrutores atuarão no espaço. “Todos possuem capacitação profissional adequada”, reiterou Cachoeira. Na ocasião, o coordenador do Cefa, coronel Antonimar Alves, entregou ao prefeito o regimento interno da unidade e uma camiseta da guarda municipal, que também foi entregue ao sargento Cachoeira, como forma de agradecimento.
O coordenador explicou ainda que a guarda trabalha no sentido de prevenção. “O espaço servirá para melhorar procedimentos operacionais e estreitar ainda mais nossa relação com a comunidade”, disse.
Também participaram da solenidade de inauguração do centro de formação, os secretários José Ribamar (Ação Social), Euler de Morais (Governo), Afonso Boaventura (Planejamento). Vilmar Mariano (Esporte), Jório Rios (Regulação Urbana), Fábio Camargo (Meio Ambiente) e os vereadores Gleison Flávio (PT do B), Marcone Marinho (PTB), Antônio Ribeiro (PRTB) e Elio Bom Sucesso (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!