segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AM-Oficiais da Guarda Metropolitana encerram hoje curso de sobrevivência na selva

MANAUS - Termina hoje (8), o curso de treinamento de sobrevivência na selva realizado pela Guarda Metropolitana de Manaus. O exercício começou na última segunda-feira (1), e 36 oficiais participaram dasatividades. O estágio acontece na Base de Instrução Boinas Verdes do Exército, no quilômetro 24, da rodovia AM 010.
Os guardas municipais e agentes da Defesa Civil formam a primeira turma do curso de Estágio Básico de Sobrevivência na Selva. A iniciativa é pioneira na instituição e tem o objetivo de habilitar parte do efetivo para atuar em casos de resgate e sobrevivência na selva.
O curso foi dividido em duas etapas. Primeiro os participantes foram instruídos em situações problemáticas, como casos onde não há alimento ou ajuda externa. Nessa fase, os oficiais também tiveram instruções sobre busca, resgate, abordagem a animais peçonhentos e sobrevivência terrestre e aquática no acampamento.
A segunda fase do estágio foi prática. Os agente tiveram de construir cabanas, buscar alimentos, fazer fogo com pedras e madeiras e construir jangadas e armadilhas. Nessa fase eles aprenderam sobre o transporte de vítimas, pesca e transposição de obstáculos.
Incidente
O comandante da corporação, tenente Fabiano Fabrício, explica que o incidente de desaparecimento de Jailson Reis, na Reserva Adolpho Ducke, acelerou a realização do curso. As técnicas são importantes para o trabalho dos agentes que atuam nas áreas de proteção ambiental da capital. (IP)

MT-Início do ano letivo marca estreia da Guarda Municipal em Cuiabá

O prefeito Wilson Santos deu um importante passo para a implantação definitiva da Guarda Municipal (GM) em Cuiabá. Na manhã de hoje (08-05), no Sest Senac, Wilson deu a largada para o último processo de preparação dos futuros guardas municipais, que após serem selecionados via concurso público estão sendo capacitados para atuarem na Capital de Mato Grosso.

“Hoje é um dia muito especial para mim. Estou cumprindo mais uma promessa que fiz aos cuiabanos, implantando a Guarda Municipal, que vai garantir mais segurança à nossa população, que convive com a violência urbana todos os dias”, observou o prefeito de Cuiabá.

Wilson Santos explicou que a GM deve ser colocada oficialmente nas ruas a partir do dia 1º de Março deste ano, inicialmente atendendo as escolas e creches da região Sul da cidade.

“Nas eleições de 2004, quando começamos a estudar esse projeto, eu sabia que poderia colocar a GM para proteger o patrimônio público, as estruturas físicas da Prefeitura. Porém, meu projeto era outro. Vamos iniciar esse trabalho na rede municipal de ensino, onde nossas crianças estão tendo a oportunidade de construir um futuro melhor”, disse.

O prefeito pontuou que Cuiabá, assim como quase todas as cidades mato-grossenses, precisa conviver diariamente com os problemas da violência, que tem como o carro chefe o tráfico de drogas.

“Escolhi começar pelas escolas por uma necessidade urgente. A violência está em todos os cantos da cidade. Entretanto, não podemos deixar que nossas crianças sejam reféns de traficantes, que atuam na porta das escolas. Nossa Guarda Municipal vai trabalhar para garantir a segurança dos nossos estudantes, defendendo e protegendo o futuro desta cidade, deste estado e deste país”, afirmou Wilson Santos.

SP-Balão com 60 metros é apreendido pela Guarda Municipal

Um balão com cerca de 60 metros de comprimento foi apreendido na manhã deste domingo, 7, no Bairro da Capela. O balão, que era feito de papel seda, caiu com a tocha apagada em terreno próximo a Rua Suíça.

Junto ao objeto havia cancalhas, usadas para colocar fogos de artifícios e uma grande bandeira também feita com papel seda.

Para carregar o enorme balão ale, de uma picape abarrotada foi precisa chamar o auxilio dos bombeiros que levaram o restante da carga em cima do caminhão. O material foi encaminhado até a Delegacia e apreendido.

SP-Em faixa, comerciante pede que ladrões suspendam assaltos

Comerciante escreveu cartaz para que os ladrões retornassem em outra hora, em Paulínia Foto: Rose Mary de Souza/Especial para Terra

Com um misto de indignação e humilhação, o comerciante Thiago Fernando Beraldo, 32 anos, de Paulínia, na região de Campinas, protestou contra a violência com um recado direto aos assaltantes. Na janela de vidro da loja, afixou um cartaz com a frase: "Srs. ladrões: pedimos a gentileza que aguardem ao menos a reposição do estoque para a próxima visita. Grato". Em uma grande faixa estendida sobre o muro do estacionamento, completou a mensagem: "Em menos de um mês fomos assaltados duas vezes. Por favor, não roube essa faixa".

Há dez anos atuando no comércio e venda de artigos de informática, Beraldo chegou a administrar seis lojas na cidade. Mas com o acúmulo de prejuízos causado pela onda de roubos e com empregados aterrorizados se recusando a voltar ao trabalho, ele se viu obrigado a fechar três empresas e dispensar 20 funcionários. No total, foram seis grandes assaltos e outros pequenos roubos que ele diz ter perdido a conta.

"Teve gente que ficou chocada falando do quanto é desagradável expor esses cartazes e outros até acharam engraçado. Isso é apenas uma forma de protesto", disse. A loja de Beraldo está ao lado de uma loja de lingerie e de uma lan house que nunca foram assaltadas.

O comerciante afirma que só quem passou por um assalto pode dimensionar o estresse que isso traz. "Eu, minha irmã e os funcionários ficamos na mira de bandidos fortemente armados. Eles faziam ameaças e nos insultavam. Fomos trancados em um quartinho enquanto eles levavam o que queriam daqui dentro", disse.

A gota d'água, segundo ele, foi no último dia 27 de janeiro. Por volta das 12h30, seis homens levaram em 15 minutos R$ 20 mil em mercadorias. Em dezembro, época de grande movimento e com a casa lotada de novidades de equipamentos, os assaltantes roubaram quase R$ 60 mil em artigos de informática. "Um dos homens trazia uma arma na cintura e outras em ambas as mãos. Nenhum escondeu o rosto. Nós temos câmeras de vigilância, tudo foi gravado, eles nem se importaram. Por isso nosso recado", afirmou.

Segundo a Guarda Municipal de Paulínia, o esquema de segurança na cidade será ampliado. No final do mês de janeiro, a corporação recebeu um lote de 100 novas armas calibre 380, munições e coletes à prova de bala, entre outros equipamentos. A GM tem em andamento uma licitação para aquisição de 23 novas viaturas.

Para o próximo semestre é planejada a contratação de 40 novos guardas municipais para aumentar o efetivo. O secretário de Segurança Pública de Paulínia, Ronaldo Pontes Furtado, está viajando e não pode falar com a reportagem.

A assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informa que o aumento de casos de roubos e furtos na cidade em 2009, em comparação a 2008, está relacionado à crise econômica mundial.

MT-Guarda alerta a população quanto a segurança no período do Carnaval

A Guarda Municipal de Várzea Grande vai estar presente realizando a segurança no carnaval de Bonsucesso. “Vamos ter dois pontos de controle, onde guardas cuidarão da segurança”, revelou o comandante da Guarda, Alonso Rodrigo Lemes.

Cerca de 15 guardas farão a segurança nas ruas de Bonsucesso, a GM também vai atuar junto a Polícia Militar realizando patrulhamento nas vias que dão acesso ao distrito.

“Esperamos que este carnaval seja tranqüilo e familiar como nos anos anteriores, vale destacar que é importante a população adotar comportamentos seguros, assim todos podem se divertir”, frisou Alonso.

O comandante faz as seguintes recomendações aos foliões. “Vamos aproveitar com responsabilidade, se beber não dirija, evite beber em excesso, e evite materiais perfuro cortantes (garrafas de vidros) que pode representar risco aos foliões”, concluiu Alonso

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!