domingo, 11 de abril de 2010

RJ-Guarda Municipal já recebeu 15 toneladas de donativos

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira que já tinha recebido, até ontem, cerca de 15 toneladas de donativos, entre alimentos, cobertores, roupas, colchonetes e fraldas. Entre os alimentos perecíveis, a Guarda Municipal (GM) pede a doação de enlatados que permitam a ingestão sem necessidade de cozimento.

O volume de doações continua a aumentar nesta sexta-feira, mas ainda não há novos números. A Guarda Municipal também não soube informar se a distribuição já está sendo realizada. Essa tarefa ficará a cargo de outro órgão municipal. Inicialmente, todas as doações foram levadas dos postos de arrecadação da GM para a sede da instituição, em São Cristóvão.

RS-Discussão acaba com algemas em aposentado

Caxias do Sul – Uma discussão entre um comerciante aposentado de 65 anos e um guarda municipal de 49 foi parar na delegacia ontem. O aposentado diz ter sido humilhado pelo guarda ao ser algemado e conduzido à 2ª Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (2ª DPPA). O servidor público defende que houve desacato de autoridade e que o senhor teria inclusive dado um soco nele. A direção da Guarda Municipal (GM) vai instaurar um procedimento para apurar o caso. O aposentado conta que foi o primeiro a chegar no Centro Especializado de Saúde (CES), no bairro São Pelegrino, por volta das 5h45min. A intenção era marcar horário com um médico para mostrar exames. Ele tem câncer de próstata e precisava da consulta para encaminhar uma cirurgia. O guarda municipal teria chegado depois de 20 minutos. – Ele perguntou o que estávamos fazendo lá aquela hora. E questionou se desconhecíamos a greve dos médicos – relatou. Conforme o aposentado, o guarda começou a ficar nervoso e a gritar. O comerciante também se alterou e os dois trocaram ofensas verbais. – Depois de um tempo, o guarda saiu e voltou acompanhado de outros colegas em duas viaturas. O guarda veio me revistar e agiu com violência, me empurrando. Depois disso, fui levado até a delegacia, onde permaneci algemado. O aposentado foi ouvido e liberado, mas conta que o guarda municipal ficou com seu celular, chave e carteira durante todo o tempo, impedindo que ele se comunicasse com sua família. As algemas deixaram marcas no pulso do idoso. No plantão da Polícia Civil, foi registrada a ocorrência por desacato à autoridade. No depoimento à polícia, o guarda diz que, ao chegar no CES, informou o senhor sobre a greve dos médicos e que entrou no prédio para desligar o alarme. Quando voltou, o senhor teria começado a discutir com ele. O servidor relatou que o aposentado teria lhe dado um soco e puxado sua jaqueta. Por isso, ele teria detido o senhor por desacato. O guarda não tinha lesões aparentes, mas foi encaminhado para exame no Departamento Médico Legal (DML). A ocorrência será encaminhada para a Central de Termos Circunstanciados. Conforme o aposentado, ao voltar para o CES, ficou sabendo que seu médico não aderiu à greve. A consulta foi marcada para a tarde.

SP-Concurso para guarda municipal da Prefeitura de Carapicuíba

ATENÇÃO-

A Prefeitura de Carapicuíba (SP), na região metropolitana de São Paulo, encerra nesta quarta-feira (7) as inscrições para 100 vagas de guarda civil municipal – 70 para guarda municipal masculino e 30 para guarda municipal feminino. Os candidatos devem ter nível médio completo e carteira nacional de habilitação. O salário é de R$ 708,71 (veja aqui o edital). Os aprovados ainda terão direito a benefícios como cesta básica, vale-transporte e vale-sacolão.

As inscrições devem ser feitas até as 23h59 no site www.rboconcursos.com.br ou no posto de atendimento localizado na Avenida Miriam, nº 153, 1º andar, Centro, Carapicuíba (SP), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados. A taxa é de R$ 38.

O concurso terá provas escritas objetivas, avaliação de potencialidade física, exames médico, biométrico e psicológico, entrega da documentação e frequência, aproveitamento e aprovação no curso de formação.

A convocação para a prova escrita será afixada no quadro de avisos da prefeitura, situada na Avenida Presidente Vargas, nº 280, Centro de Carapicuíba, e nos sites

www.carapicuiba.sp.gov.br e

www.rboconcursos.com.br,

apartir do dia 23 de abril.

SP-Guarda municipal do Guarujá-SP filma atuação de jornalistas

Repórteres da baixada santista, litoral de São Paulo, reclamam que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, há cerca de um mês, filma o trabalho da imprensa local em eventos e manifestações relacionados ao órgão municipal. De acordo com a prefeitura do município, a ação não tem o propósito de intimidar os jornalistas.

Segundo Manoel Antonio Vergara, que mantém o blog “Inconfidências do Guarujá”, as filmagens teriam começado depois que um repórter do jornal A Tribuna, de Santos, foi agredido por um guarda municipal enquanto cobria uma manifestação. “Eles alegam que foi isso, mas é um jeito de intimidar a imprensa”. Vergara também diz que a prefeitura tenta proibir a distribuição do Inconfidentes, versão impressa do blog, que estaria bloqueado para acesso na repartição municipal.

Apesar disso, para ele, o problema maior está no ato de filmar os trabalhos dos jornalistas. “Constranger a imprensa assim é um problema grave”, critica.

O repórter fotográfico do jornal A Tribuna, Edison Baraçal, que trabalha há 24 anos no veículo, concorda com Vergara. “Os jornalistas não trabalham mais tranquilos, a gente está trabalhando e eles filmando. Estamos conversando com presidente do sindicato para ver como resolver isso”, afirmou.

Prefeitura diz que filmagem é praxe A Prefeitura de Guarujá, por meio de nota, negou que tenha orientado os guardas a filmar os jornalistas. De acordo com o órgão, a iniciativa é apenas uma forma de resguardar a Guarda Civil e garantir a fidedignidade do serviço prestado pela corporação.

“O município ressalta ainda que as imagens produzidas pela corporação nestes eventos servem como ferramenta de avaliação da conduta dos profissionais que trabalham cotidianamente para proteger os interesses de Guarujá e lembra que o trabalho dos GCMs não tem qualquer interesse de constranger ou tolher o direito a livre expressão e manifestação do pensamento”, diz a nota. A prefeitura também informou que não houve nenhuma restrição ou bloqueio ao blog “Inconfidentes do Guarujá”.

O diretor regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais em Santos, Carlos Alberto Ratton, se diz surpreso com a resposta da prefeitura e alega que a ação tem mesmo o propósito de intimar a imprensa. “É uma afronta o que eles fazem. Até onde eu sei, não existe isso em lugar nenhum do Brasil, só lá. É um constrangimento para os jornalistas”, contesta Ratton, que disse que desde a agressão ao repórter de A Tribuna, tenta conversar com a prefeitura, mas até agora sem sucesso.

BA-Agentes da guarda municipal recebem capacitação

Mais 60 agentes da Guarda Municipal do Salvador estão sendo qualificados para atuar em ações conjuntas com a Transalvador. A primeira turma capacitada pelo órgão de trânsito já se encontra em atuação, auxiliando as operações de ordenamento, fiscalização do trânsito e rondas diárias desde o dia 24 de março.

As primeiras providências para que a Guarda Municipal do Salvador auxiliasse os agentes da Transalvador no ordenamento do trânsito da capital foram tomadas entre os dias 4 e 17 de março. Durante este período, 60 homens da Guarda Municipal participaram do curso realizado no auditório da Transalvador, na sede do órgão. A nova turma estará em ação nas ruas, em 15 dias.

O curso Capacitação para o Trânsito tem como objetivo habilitar e suprir os guardas municipais de conhecimentos necessários para atuar na área de trânsito, como força complementar às atividades de educação, segurança e circulação no trânsito.

O programa oferece as disciplinas de Ética e Qualidade no Atendimento, Legislação de Trânsito, Segurança no Trânsito, Sinalização Segura, Orientações sobre Agressões e Desacatos e Noções de Engenharia de Tráfego, além do material didático cedido.

RJ-Postos da Guarda Municipal recebem doações para desabrigados no Rio

Dez unidades da Guarda Municipal do Rio de Janeiro vão receber donativos para os mais de 1,4 mil de desabrigados no município por conta das inundações dos últimos dois dias. A prefeitura informou que as maiores necessidades são alimentos não perecíveis, água, colchonetes e roupas. Os postos estão localizados em diversos bairros da cidade e ficarão abertos 24 horas. Veja a lista dos locais de entrega de doações: * Centro do Rio Cidade Nova: Centro Administrativo São Sebastião, sede da prefeitura, na Rua Afonso Cavalcanti, número 455 * São Cristóvão: sede da Guarda na Avenida Pedro II, número 111 * Botafogo: Base Operacional da Guarda Municipal, na Rua Bambina, número 37 * Barra da Tijuca: 4ª Inspetoria, na Avenida Ayrton Senna, número 2001 * Madureira: 6ª Inspetoria, na Rua Armando Cruz, sem número (s/nº) * Praça Seca: 7ª Inspetoria, na Praça Barão da Taquara, número 9 * Lagoa: 2ª Inspetoria, na Rua Professor Abelardo Lobo, s/nº - embaixo do Viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel Rebouças * Bangu: 5ª Inspetoria, na Rua Biarritz, s/nº * Tijuca: 8ª Inspetoria, na Rua Conde de Bonfim, número 267 * Campo Grande: 13ª Inspetoria, na Rua Minas de Prata, número 200

SP-Guarda Municipal apreende 100 trouxinhas de maconha

A Guarda Municipal de Americana, na Região Metropolitana de Campinas, apreendeu 100 trouxinhas de maconha, na noite desta sexta-feira (9), no Bairro Matiense. Dois homens e uma adolescente de 14 anos se assustaram quando viram uma viatura da da guarda e correram para dentro de uma casa.

O local foi invadido pelos guardas que ainda encontraram uma arma, além da droga.

Um homem foi preso por tráfico, a adolescente foi entregue à família e o outro homem foi liberado porque era usuário.

GO-GUARDA MUNICIPAL ENTREGA O NOVO FARDAMENTO DA CORPORAÇÃO

A Guarda Municipal de Goiânia (GM) terá novo fardamento. A novidade poderá ser conferida a partir do próximo dia 26, data em que o prefeito Iris Rezende fará o lançamento oficial do novo uniforme. Cada guarda receberá um kit contendo calça e gandola em tecido rip stop; coturno para máxima durabilidade e solado de borracha; boina; cinto liso e de guarnição completo; camiseta branca bordada; tonfa; algemas aço carbono com travas; apito e fiel. O tecido Rip-Stop é o mais utilizado no serviço de segurança pública do país por ser mais resistente e ter uma camada de proteção maior.

Segundo o comandante da GM, Coronel Gercy Joaquim Camelo há a possibilidade de compra de mais um uniforme para toda corporação, o pedido já foi enviado para ser incluído no orçamento municipal. Ele destaca também que as mudanças da atual farda para a nova começam pela cor azul marinho, tom escolhido por ser o oficial das guardas municipais do país, e por ter um caráter importante de diferenciar a guarda de outras instituições que fazem parte da Segurança Pública de uma cidade. “Muitas das ações desenvolvidas pela Guarda Municipal não são reconhecidas pela sociedade porque nosso fardamento é muito parecido com o da Polícia Militar. Por isso, muitas vezes não levamos os créditos.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!