sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PF É PRESO POR GUARDA MUNICIPAL 09-02-2012

GCMs de São Bernardo estão em estado de greve

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo está em estado de greve a partir de hoje. A medida foi aprovada em assembleia realizada na noite de ontem, na sede do Sindserv (Sindicato dos Servidores). Com a deliberação, a categoria está se preparando para a eventual paralisação geral. A última vez que os guardas municipais estiveram em greve foi em 2007, quando ficaram 32 dias de braços cruzados.

Pelo menos 250 servidores acompanharam a reunião. Além do estado de greve, foi aprovada a manutenção da proposta apresentada ao governo, de revisão do estatuto da categoria e discussão das referências salariais. Além disso, foi definida a realização de algumas ações, denominada "avalanche azul", em alusão à cor do uniforme dos guardas. Dentre as atividades programadas está uma outra plenária dia 15, na base da GCM, próxima ao Paço Municipal e outras atividades, algumas mantidas em sigilo pela direção do sindicato.

A assembleia foi realizada um dia após integrantes do Sindserv se reunirem com o secretário de Administração e Modernização Administrativa, José Agnaldo Beghini de Carvalho. Segundo o presidente da entidade, Giovane Chagas, não foi apresentada qualquer proposta pela Prefeitura. "Eles não foram para negociar. Queremos que sejam corrigidas as perdas inflacionárias ao longo dos anos, devolvendo o poder aquisitivo dos guardas", disse Chagas.

Segundo o líder sindical, o secretário voltou a mencionar a discussão sobre o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), incluindo nela a situação da corporação. "Como vamos discutir um plano de cargos que foi rejeitado em assembleia pela categoria?", indagou o diretor do Sindserv, Carlos Roberto da Silva, o Ketu. Os sindicalistas estão dispostos a negociar com a Prefeitura, mas cobram agilidade nas decisões.

Durante a reunião, era visível o descontentamento dos guardas, que levantaram problemas estruturais que dificultam o trabalho no cotidiano.

MP quer explicações sobre falta de exame psicológico para GMs

Lei federal determina avaliação e acompanhamento dos agentes a cada 2 anos. Sindicado denuncia que pelo menos 249 guardas têm avaliação vencida.

O Ministério Público (MP) informou nesta quarta-feira (8) que vai cobrar explicações da Prefeitura de Limeira sobre a falta de avaliação psicológica dos guardas municipais. A empresa responsável para prestar o serviço na Guarda é alvo de investigações da Polícia Federal e foi contratada durante a gestão do prefeito afastado Silvio Félix (PDT). Mesmo com a obrigatoriedade da lei federal, que determina o acompanhamento dos agentes a cada dois anos, pelo menos 249 guardas trabalham sem avaliação, segundo denúncia do presidente do sindicato que representa a categoria, André Moisés. Para o promotor de Justiça Luiz Alberto Bevilacqua, devido às situações de risco que os guardas são expostos aumenta a necessidade do cumprimento da lei. "Podemos tentar obrigar que as avaliações sejam feitas em um tempo recorde para que identifiquemos também aqueles que não tenham condições para andar armado e poder dar a defesa ao patrimônio público municipal”, afirma. O secretario de Segurança, Siddhartha Carneiro Leão, indiciado pela PF por desvio de dinheiro de cursos da Guarda e pelo crime de falsidade ideológica, admitiu falhadas no convênio e disse que após os indícios de irregularidades da empresa suspendeu as avaliações. Além de Leão, a dona da empresa de treinamentos Margarete Cárnio e o ex-diretor da GM Nilton Xavier Ribeiro também foram denunciados na investigação.

A prefeitura confirma o atraso nas avaliações e informou que ainda não foi notificada sobre o pedido da promotoria. Uma nova empresa foi contratada e deve começar a trabalhar nas próximas semanas, segundo a administração que não divulgou detalhes da contratação.

O travesti Maurício Mendes Carneiro Rezende, “Michelle”, que mora no município de José de Freitas, foi detido no Centro da cidade por uma equipe da Gu

O travesti Maurício Mendes Carneiro Rezende, “Michelle”, que mora no município de José de Freitas, foi detido no Centro da cidade por uma equipe da Guarda Municipal após depredar com o ex-namorado uma janela da casa do juiz Antonio de Almendra Freitas Junior.

O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (03) por volta das 01h30. “Michelle” acusa seu ex-parceiro, que é menor de idade, de ser o autor do ato de vandalismo, que teria depredado a janela após um desentendimento ocasionado pelo fim do relacionamento.

Segundo “Michelle”, seu namorado não aceitou o fim do relacionamento e por esse motivo atacou a residência do magistrado. Os acusados foram conduzidos pela Guarda Municipal para o 17º DP. Os guardas chegaram a ser desacatados pelos mesmos que estariam sob efeito de álcool.

Major Fábio quer Guarda Municipal de helicóptero e confirma que assume no lugar de Ruyzz

Primeiro suplente de deputado federal, o Major Fábio (DEM) confirmou na noite desta segunda-feira, durante entrevista ao Conexão Arapuan, da TV Arapuan, que poderá assumir vaga na Câmara Federal na vaga do deputado Ruy Carneiro. Segundo ele, a licença do tucano poderia ser solicitada, inclusive, antes do Carnaval.
“Há sim essa possibilidade. Romero Rodrigues sai em junho, mas dentro de 15 o deputado Ruy Carneiro poderá estar abrindo esta vaga”, declarou Major Fábio, que reafirmou sua candidatura a prefeito de João Pessoa pelo DEM.
Ao tratar de suas propostas, Major Fábio disse que se fosse eleito prefeito iria comprar um helicóptero para a Guarda Municipal, que também seria municiada de viaturas. “O governo do Estado não comprou para a nossa Polícia Militar, mas eu compraria um helicóptero para a Guarda Municipal, porque um orçamento de R$ 1 bilhão pode muito bem comprar um helicóptero de R$ 7 milhões”, declarou.
Segundo ele, seria um grande avança para pegar os bandidos. “Não haveria mais assalto a banco, a carro forte ou ação criminosa de grande porte porque teríamos uma vigilância rápida e eficiente no ar”, ponderou.
Além de Major Fábio, o Conexão Arapuan ouviu outros dois pré-candidatos a prefeito: o vereador Geraldo Amorim, pelo PDT, que defendeu 50% de investimentos na Educação e o médico Ítalo Kumamoto, do PSC, que defendeu melhores salários para os profissionais de saúde.

Polícia faz pente fino para evitar fuga em delegacia superlotada na RMC

Delegacia de Pinhais tem 81 presos em carceragem para 12

A manhã desta quinta-feira (09) foi de trabalho incessante para os policiais civis da Delegacia de Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Com a ajuda da Guarda Municipal do município, todos os 81 presos da delegacia tiraram as roupas e foram colocados no lado de fora para uma revista geral neles e na carceragem. O detalhe é que a cadeia tem capacidade para apenas 12 presos.

Segundo o delegado Fábio Amaro, da Delegacia de Pinhais, a intenção é não repetir a fuga que aconteceu em outubro do ano passado, quando 40 presos fugiram da carceragem. “Eles foram retirados da cela e colocados de cueca para a revista pessoal. Além disso, a carceragem foi toda vistoriada. A intenção é evitar uma nova fuga”, disse o delegado.

O pente fino durou em torno de duas horas e nada de anormal foi verificado pelos policiais.

Trabalho preventivo da Guarda Metropolitana de Palmas é ressaltado por Luana Ribeiro

Os 19 anos de criação da Guarda Metropolitana de Palmas foram lembrados pela deputada estadual Luana Ribeiro (PR), durante sessão ordinária nesta quinta-feira, 9, na Assembléia Legislativa.

Durante discurso, ela ressaltou os avanços da corporação, como a realização de concursos que incluíram turma feminina na corporação; a criação da linha comunitária, através do ramal 1532, e da ronda integrada comunitária, que faz a segurança preventiva em toda região municipal e concentração populacional.

Com efetivo de 222 guardas, atualmente sob o comando do tenente coronel Joaquim Antônio Martins Benvindo, a entidade desempenha as ações de ronda escolar, policiamento ostensivo, fiscalização ambiental, ações de defesa civil e o projeto guardião escolar, esse, uma iniciativa louvável de segurança preventiva no âmbito das unidades educacionais, em parceria com a secretaria municipal de educação, que em 2011 atendeu 11 escolas e 14.540 alunos.

Há ainda a Banda de Música, que mantém o projeto Escola de Música, com a Banda Mirins, onde alunos recebem uma bolsa auxílio e têm aulas teóricas e práticas três vezes por semana. Só em 2011, a banda Mirim contou com 56 bolsistas, e 40 voluntários, totalizando 96 crianças e adolescentes atendidos.

Em 2011, segundo o sistema integrado de operações policiais – o SIOP - , a Guarda Metropolitana atendeu 4880 ocorrências de naturezas distintas. E para este ano, uma das iniciativas da Guarda Metropolitana é a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, através de um convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, do Ministério da Justiça. O projeto será composto por 20 pontos de vídeo de monitoramento distribuídos nos locais de grande fluxo de pessoas, o que vai colaborar com a queda dos índices de criminalidade e violência na Capital.

“Guarda Metropolitana de Palmas vem cumprindo o seu papel, isso porque tem em seu quadro de colaboradores, pessoas comprometidas com o bem estar e a segurança do próximo, qualidades imprescindíveis para construirmos uma sociedade mais humana”, finalizou Luana Ribeiro.

População faz campanha no Facebook pela criação da Guarda Municipal em Santa Rita

A campanha “Bastade violência! Guarda Municipal em Santa Rita, já!” idealizada pelo vereador Adones, ganhou essa semana o apoio dois internautas da cidade. Circula no Facebooke Twitter uma imagem de apoio à proposta apresentada pelo parlamentar, o quetem gerado um debate sobre a criação da Guarda.


A campanha também conta com um abaixo-assinado que já conseguiu 10 mil assinaturas da população santarritense. O objetivo da campanha é mostrar para ao prefeito Marcus Odilon que a sociedade apoia a criação daGuarda Municipal como mais um instrumento de combate ao crime e a violência.


Adones afirma que a prefeitura também podecontribuir no combate a violência. “Temos que combater a crescente onda deviolência em Santa Rita. E nada melhor do que a Guarda Municipal para ajudar aspolícias no combate ao crime. Todas as cidades que implantaram a GuardaMunicipal tiveram diminuição nos índices de violência”, justificou o vereador.


Adones ainda informou que as assinaturas serãoentregues ao prefeito com a presença de entidades, sindicatos e os vereadores.

Secretária de Segurança de Ferraz de Vasconcelos visita o COI da Guarda Municipal

COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal recebeu a visita da secretária municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos, Ana Acilda Alves da Silva. O município localizado na zona leste da região metropolitana de São Paulo está a 39 quilômetros da capital e possui população de 168.306 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ana e sua equipe foram recepcionadas pelo chefe de Gabinete do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto. Ele apresentou as instalações e dados referentes ao combate à criminalidade em Indaiatuba. Alguns exemplos de ocorrências atendidas e resultados também foram passados. Em seguida o grupo assistiu a um vídeo institucional e conheceu as salas de operações e de Inteligência.

A secretária esteve acompanhada do comandante da Guarda Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Sérgio Padilha Arjona e do consultor empresarial, Hamilton Luiz Silva. AS apresentações contaram com a presença, ainda, de diretores da Multiway, empresa que desenvolveu o software utilizado pelo COI; do coordenador do Centro, Milton de Jesus Martins e de William Barbanera, da E-Consult, empresa que dá assessoria para o desenvolvimento na área de Segurança.

#


Matérias Relacionadas:

  1. COI da Guarda Municipal recebe autoridades do Espírito Santo e de Itupeva
  2. Guarda Municipal apreende Biz produto de estelionato
  3. Guarda Municipal de Indaiatuba promove operações de orientação no trânsito
  4. Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional recebe visita do Comsea de Lins
  5. Guarda Municipal reforça segurança e organização do trânsito na volta às aulas

Novo tumulto na Floriano envolvendo vendedor ambulante

Maré Malta quer a criação de uma secretaria municipal de segurança

Preocupado com a violência e a segurança da população, o vereador Maré Malta (PSD) sugeriu que o município criasse uma secretaria municipal de segurança, alegando que em todo o mundo o município participa ativamente dessas questões. “Os índices de violência só cairam nas grandes metrópoles a partir do momento em que o município entrou na luta contra o crime. Vou elaborar um projeto propondo a criação desse órgão”.

O parlamentar esclareceu que os assuntos sobre violência e o combate ao crime não podem ser discutidos em outras esferas, por pessoas que não conhecem o assunto. “Essa questão é muito particular e deve ser tratada por especialistas, no âmbito de uma secretaria específica para isso. É uma decisão política da maior importância para a vida das pessoas”

Maré Malta lebrou ainda que o convênio com a Polícia Federal, permitindo que a Guarda Municipal use armas, transformando-se em mais um instrumento de combate ao crime, apenas aguarda a assinatura do Prefeito do Recife para entrar em vigor. “Precisamos da Academia da Guarda Municipal e da secretaria de segurança. O povo espera que o Prefeito se envolva nessa causa. Só falta assinar o convênio. As armas já existem”.

Jairo Britto (PT) argumentou que segurança é prioridade dessa gestão, lembrando que a Guarda Municipal foi alavancada nesse governo. Segundo ele, o prefeito tem consciência da necessidade dessa academia e o convênio está nos planos da Prefeitura. “Brevemente teremos este assunto resolvido”.

Arrastões não passam de boatos, diz prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Da Redação
Os suspostos assaltos a comerciantes no município de Luís Eduardo Magalhães, a 900 km de Salvador, não passam de boatos, segundo comunicado da prefeitura da cidade, divulgado na tarde desta quarta-feira. Os boatos teriam motivado o fechamento mais cedo do comércio.
Ainda de acordo com o órgão, a polícia visitou todos os estabelecimentos supostamente assaltados e nada foi roubado. A Polícia Civil registrou nesta terça-feira apenas pequenos furtos. De acordo com o chefe da Guarda Municipal, Alecrim, todos os equipamentos da guarda estão à disposição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado.
"Todo o efetivo está na rua, fazendo o reforço da segurança nas repartições públicas, com rondas nas praças, nas casas populares e todos os equipamentos da guarda foram disponibilizados para a CIPE Cerrado, como três viaturas, uma moto e o sistema de rádio transmissor, para garantir a segurança da população”, informou Alecrim em comunicado.
Os boatos também acontecem em outros municípios. A informação de que todos os presos da cadeia de São Desidério fugiram também é falsa, explica prefeitura. O delegado chefe da 11ª Coorpin (Coordenação de Polícia do Interior), José Resende de Morais Neto, desmentiu a tentativa de fuga em São Desidério.
Para fazer denúncias ou solicitar mais informações, o morador pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelos telefones 153 ou (75) 3628-3862. Os contatos da CIPE Cerrado são (75) 3628-6315 ou 3628-6316. A Polícia Civil atende pelos telefones 197, (75) 3628-9541 ou 3628-9543. E a Polícia Militar atende pelos telefones 190 ou (75) 3628-3471.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!