quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


16/2/2013 às 08h36 (Atualizado em 16/2/2013 às 20h44)

Base da Guarda Municipal é atacada em São José (SC) e número de atentados no Estado chega a 105

Ao todo, 32 cidades já foram alvo de ataques em 17 dias durante onda de violência
Do R7
Cadu Rolim/FotoArena/Estadão ConteúdoSoldados da Força Nacional chegaram a Florianópolis na tarde desta sexta-feira
O número de atentados em Santa Catarina chega a 105, segundo balanço divulgado pela Polícia Militar do Estado neste sábado (16). Ao todo, 32 cidades já foram alvo de ataques em onda de violência que já dura 17 dias.
Às 22h50 desta sexta-feira (15), dois homens em uma moto azul dispararam cinco tiros contra uma base da Guarda Municipal de São José (SC) na avenida Beira Mar, no bairro Campinas. No momento do ataque, seis guardas estavam no interior da base e ninguém ficou ferido. Os criminosos não foram encontrados.
Chapecó
Por volta das 22h de sexta-feira, quatro jovens, possivelmente menores de idade, atearam fogo em um carro que estava estacionado na rua Independência, Jardim Itália, em Chapecó (SC). Após o atentado, os suspeitos fugiram em bicicletas e não foram localizados até o momento.
Itapoá
Um ônibus que estava estacionado na garagem da empresa foi incendiado na madrugada deste sábado (16), em Itapoá (SC). O atentado aconteceu às 4h50, na avenida 780, bairro Itapema do Norte.
Os criminosos lançaram um artefato que atingiu a parte traseira do veículo. O fogo foi controlado por policiais militares. Os autores do atentado estão foragidos.
Campos Novos
Um ônibus que era usado por trabalhadores rurais na região de Campos Novos (RS) foi incendiado por homens que passavam a pé pelo local. O ataque aconteceu às 4h deste sábado (16) na rua João Gonçalves de Araújo, no bairro Aparecida.
A Polícia Civil e uma perita do IGP estiveram no local, mas ainda sabem dizer quando foi o que foi utilizado para iniciar o fogo. Há a possibilidade de ter sido empregado gasolina.
As autoridades ligadas à área de segurança pública têm mantido sigilo sobre os detalhes das ações para dar fim à onda de atentados. Dezenas de ônibus e outros veículos já foram incendiados, bases da PM e delegacias foram atacadas e até casas de agentes de segurança do Estado também foram alvos dos bandidos.

O motivo dos atentados teria relação com maus-tratos a detentos, assim como aconteceu em novembro. Um vídeo gravado em um presídio de Joinville mostrou presos sendo torturados por agentes penitenciários. O policiamento foi reforçado em todas as regiões.
Assista ao vídeo:
  • Espalhe por aí:
  •      
  •    

18/02/2013 -- 11h06
Curitiba ganha Guarda Municipal de Proteção Animal
Redação Bonde com PMC
 

Curitiba passou a contar, desde o último sábado (16), com a Guarda Municipal de Proteção Animal, estrutura que passa a atuar na proteção de animais e no combate aos maus tratos. São agentes da Guarda Municipal treinados e que irão trabalhar em conjunto com fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente sempre que houver denúncias de agressão ou descaso com animais domésticos, criadouros clandestinos e ainda em ações de educação e conscientização da população sobre posse responsável.

O médico veterinário Alexander Welker Biondo, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, explicou que as verificações de maus tratos já aconteciam, mas o reforço da Guarda Municipal mostra que isso será fortalecido a partir de agora.

O diretor da Guarda Municipal, Claudio Frederico Carvalho, disse que nos casos de denúncia em que a pessoa se mostrar resistente, a Guarda buscará o amparo da Delegacia de Meio Ambiente, da Polícia Civil. "São casos que precisam de uma ação rápida", afirmou.

Everson Bressan/SMCS - <i>Estrutura, lançada pelo prefeito no último sábado, irá apurar denúncias de agressão</i>
Estrutura, lançada pelo prefeito no último sábado, irá apurar denúncias de agressão


Metas - Segundo Biondo, a Secretaria de Meio Ambiente tem três metas para este ano na área de proteção animal: o combate aos maus tratos, o incentivo às castrações de animais de rua e pertencentes a famílias carentes e o investimento em projetos educacionais, por meio de parcerias com escolas. "Vamos intensificar as fiscalizações para combater o comércio irregular de animais e fazer uma força-tarefa para colocar em dia a verificação das denúncias que recebemos e que hoje chegam perto de 200 casos", comentou.

Outro projeto que deve sair do papel em breve, afirmou Biondo, é o Hospital Veterinário Público, para facilitar o acesso à assistência veterinária, tanto de pessoas que não podem pagar por serviços particulares quanto para protetores que realizam trabalhos voluntários com animais de rua. "Não é necessário construir um hospital novo e contratar pessoal. Podemos fazer contratos com hospitais veterinários e clínicas, como já ocorre hoje no sistema de saúde. O animal que estiver precisando de atendimento será encaminhado para um destes serviços credenciados", esclareceu Biondo.

Denúncias de maus tratos a animais podem ser feitas pelo telefone 156, da Prefeitura, e 153, da Guarda Municipal. Pessoas interessadas em adotar um animal podem entrar em contato com a Rede de Proteção pelo telefone (41) 3350-8933.

18/02/2013 11h13 - Atualizado em 18/02/2013 12h40

Após batida de carro, guarda atira em duas pessoas em Natal, diz polícia

Guarda municipal Francisco Itamar Gomes foi preso em flagrante.
Um adolescente de 15 anos está internado em estado grave.

Fernanda ZauliDo G1 RN
Comente agora
Uma briga de trânsito acabou em tiroteio na noite deste domingo (17), no bairro Planalto, zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Civil, o guarda municipal Francisco Itamar Gomes, de 41 anos, foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio, após ter atirado em um homem e um adolescente durante uma briga causada por uma colisão entre dois veículos. O adolescente tem 15 anos e foi alvejado na cabeça. Ele está internado em estado grave no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho e corre risco de morte.
O guarda municipal foi levado para o Núcleo de Custódia e de lá será encaminhado para uma unidade carcerária. De acordo com o advogado Lincoln Alves, defensor do suspeito, o guarda é réu primário e agiu em legítima defesa. “Ele me disse que foi agredido pelo motorista do Gol e atirou nas pernas dele para tentar parar a confusão”, disse.
De acordo com o delegado Pedro Paulo Falcão, que atendeu à ocorrência, o guarda municipal estaria dirigindo embriagado e teria provocado uma pequena colisão com um veículo Gol de cor branca. Quando o motorista do Gol abordou o guarda municipal, na rua Miramangue, no bairro Planalto, iniciou-se uma discussão, segundo a polícia.
“A vítima disse que abordou o guarda municipal para cobrar os prejuízos da colisão que teria acontecido minutos antes em uma rua próxima da Miramangue. Foi então que eles começaram uma discussão e o guarda municipal sacou um revólver calibre 38 e efetuou os disparos”, disse o delegado Pedro paulo Falcão.
Os tiros atingiram o motorista do Gol branco e um adolescente de 15 anos de idade. “O motorista do Gol levou dois tiros na perna, foi socorrido para o Hospital Clóvis Sarinho e já foi liberado. Um adolescente de 15 anos que trabalhava em um bar próximo de onde aconteceu a confusão, e não tinha nada a ver com a briga, foi atingido com um tiro na cabeça”, informou o delegado. De acordo com a assessoria do Pronto-socorro Clóvis Sarinho, o estado de saúde do adolscente é considerado grave. “Ele foi submetido a uma cirurgia e respira com ajuda de aparelhos”, informou.

De acordo com a Polícia Civil, Franciso Itamar Gomes não quis relatar os fatos em depoimento. “Ele  fez uso do direito constitucional de se manter calado e não disse nada, mas foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo em via pública e tentativa de homicídio. Além disso, foi lavrado um auto de constatação porque ele estava visivelmente embriagado e se negou a fazer o teste do bafômetro”, informou o delegado.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn. Siga também o G1 RN no Twitter e por RSS.

19/2/2013 às 09h45, última atualização: 19/2/2013 às 09h47.

Guarda Municipal poderá fiscalizar animais em vias públicas

DM.COM.BR
PRISCILLA GUERRA
Os guardas municipais vão fiscalizar animais nas vias e locais públicos. A intenção, proposta pelo vereador Paulinho Graus(PDT) é que o efetivo da Guarda Municipal fiscalizem os donos de cães e gatos de estimação na coleta de fezes eliminadas por esses animais, bem como no uso de coleiras, focinheiras e guias adequadas ao tamanho e porte de cães, conforme determina a lei municipal 8.566/2007.

Taboão da Serra oficializa novo comando da Guarda Civil Municipal da cidade

Atualizado em: 19/02/2013 | Karen Santiago
ff_1
Karen SantiagoFernando Fernandes fala em levantar autoestima dos guardas municipais
A cidade de Taboão da Serra conheceu oficialmente, na manhã desta terça-feira (19), aniversário de 54 anos do município, o novo comando da Guarda Civil Municipal, Leonel Vieira e Ribamar. Eles foram nomeados, comandante e subcomandante da corporação, respectivamente em cerimônia no Cemur. Na ocasião diversos amigos da guarda,  entre eles empresários que pagaram à manutenção de viaturas e motos da corporação - a pedido do vice-prefeito Laércio Lopes - que estavam sem funcionar há um longo tempo, na usina da prefeitura foram homenageados e as mulheres contempladas receberam arranjos de flores.
A passagem do comando foi marcada por uma nova perceptiva de atuação da corporação no município, muitos elogios e, apoio do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) que disse que uma das missões do seu mandato era resgatar a auto estima dos 178 GCMs que deve receber 46 nos próximos meses. “Antes eles estavam desmotivados. Daqui pra frente quem manda é o mérito. Serão reconhecidos, homenageados aqueles que fizerem por merecer, acabou a panelinha”, afirmou.
Em seu discurso Fernandes lembrou que a guarda foi criada pelo prefeito Armando Andrade e prometeu a vinda do Corpo de Bombeiros para a cidade, por meio de uma emenda parlamentar de sua esposa e deputada, Analice Fernandes, ainda esse ano.
O comandante da corporação, Leonel agradeceu em sua fala a oportunidade dada a ele disse que tem intenção de superar as expectativas do prefeito, secretário e guardas e afirmou que, além de valorizar os GCMs irá estar junto com eles, garantindo a segurança dos munícipes. “Vou me empenhar para dar o melhor de mim e aos moradores que vivem em Taboão da Serra”, frisou.
O secretário de segurança Gerson Pereira salientou que a corporação atende 65 escolas municipais e ainda 16 unidades básicas de saúde (UBS), além de realizar flagrantes, 524 só no mês de janeiro, zela pela segurança da população e apóia as policiais militar e civil. Ele frisou que a corporação tem fechado o cerco no descarte indevido de entulho e que somente em janeiro a Guarda atendeu metade das ocorrências registradas em 2012. “A apreensão de veículos nesse delito também é recorde”, disse.

Pereira disse que a cidade se tornou membro da rede Infoseg, uma vez que já integra o banco de dados das secretarias de segurança pública, que incluiu termos circunstanciados, mandados de prisão, além de consultas de placas. E que a corporação vai receber mais 14 viaturas e quatro motocicletas, já licitadas. O comandante adiantou para o Jornal na Net que a ideia é criar uma ROMU (estilo Força Tática) na cidade, assim como já existe em Itapecerica.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!