domingo, 15 de dezembro de 2013

Guarda municipal à paisana salva jovem de estupro em BH


Agente escutou gritos de adolescente quando passava de carro pelo local.
O suspeito foi preso em flagrante.


Um homem foi preso, na tarde desta sexta-feira (13), depois de ser flagrado por um guarda municipal à paisana estuprando uma jovem de 16 anos no Bairro São Bento, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), o agente passava de carro pelo local no momento do crime, escutou os gritos da adolescente, e perseguiu o homem, que saiu correndo. 

Segundo a polícia, a jovem contou que ia para o trabalho da mãe quando percebeu que o homem a seguia. Perto de uma praça pouco movimentada, ele teria alcançado a jovem e realizado os abusos. O homem foi preso em flagrante.

Por volta das 15h40, a corporação informou que o suspeito e a vítima estavam no 22º Batalhão da Polícia Militar prestando depoimento.

Reunião marca novo modelo de fiscalização da Prefeitura de Macapá

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) reuniu-se nesta terça-feira, 10, no auditório da Guarda Municipal, com todos os segmentos da fiscalização municipal de Macapá. Estiveram presentes representantes e fiscais das secretarias municipais de Finanças (Semfi); de Manutenção Urbanística (Semur); de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Meio Ambiente (Semam); Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), e da Coordenadoria de Acessibilidade e Mobilidade Urbana (CMMAU).
Em pauta, o novo modelo de atuação da fiscalização, que será unificada e envolverá todas as ramificações da categoria. Sendo assim, o fiscal de tributos, de postura, de resíduos sólidos, por exemplo, sairá para campo com uma Ordem de Serviço Fiscal, que deverá ser expedida pela Semduh – secretaria executiva responsável em operacionalizar as estratégias de operações e campanhas integradas.
Além disso, o Comitê Gestor de Fiscalização Intersetorial, composto pelos diretores de fiscalização, secretários municipais, Procuradoria da Fazenda, Grupo Tático Operacional e a Coordenadoria de Acessibilidade, deve promover a integração dos órgãos sem perder suas atribuições específicas, cooperando com recursos humanos e equipamentos.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Paulo Mendes, a nova metodologia foi estudada para dar mais agilidade e eficiência no trabalho prestado. “O novo modelo articula, organiza e agenda as ações de fiscalização com a participação das diversas secretarias, respeitando suas especificidades técnicas, potencializando recursos e otimizando os resultados”.
Durante a reunião, foi anunciado que o próximo passo será a criação do Conselho Municipal de Fiscalização, que garantirá maior participação do munícipe quanto às questões ligadas ao reordenamento urbano. Segundo a titular da Semduh, Marta Barriga, as ações em conjunto já estão sendo planejadas para a próxima semana. Ela diz que as atividades seguirão também as recomendações do Ministério Público.
“A fiscalização municipal trabalha com planejamento. Inicialmente as vistorias serão feitas com caráter educativo. Caso não surta efeito, partiremos para um trabalho mais repressivo”, alertou a secretária.
Os trabalhos de fiscalização devem iniciar no centro da capital e, posteriormente, atender também outros bairros da cidade.
Ariane Lopes/Asscom Semduh
Contato: 9113-5147 / 8121-1501

Adolescente usa uma arma de brinquedo para tentar libertar comparsa em destacamento policial na Paraíba; Veja

Adolescente usa uma arma de brinquedo para tentar libertar comparsa em destacamento policial na Paraíba; Veja
Um adolescente de 15 anos foi detido após tentar libertar um comparsa de dentro do destacamento da Polícia Militar da cidade de Itapororoca (a 62 km de João Pessoa, na região do Litoral Norte), nessa segunda-feira (9).

Utilizando uma arma de brinquedo, o menor intimidou um guarda municipal simulando estar armado. O circuito de câmera flagrou toda a ação e as imagens foram divulgadas com exclusividade pelo programa Cidade Alerta Paraíba, TV Correio/ Record HD.

O capitão Alberto Andrade, comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Mamanguape, informou que um adolescente foi detido suspeito de espancar a própria mãe nesse domingo (8). O amigo dele não aceitou a condição e tentou liberta-lo.

- O menor apresentava sintomas de embriaguez quando simulou que estava armado para tentar libertar o amigo, que também é menor de idade. O adolescente foi até a sede da guarda municipal, que também funciona o destacamento da PM, e tentou intimar um guarda sob ameaças. Ele dizia que era pra soltar o amigo se não atirava – disse o capitão.

As imagens mostram o adolescente sacando uma suposta arma da cintura. Porém, de acordo com o policial militar, o objeto foi fabricado com um pedaço de madeira e fita isolante. “Como o guarda municipal não anda armado, o menor tentava aparentar que estava portando uma arma. O segurança se afastou e acionou a viatura da Polícia Militar, que na hora estava fazendo rondas na cidade”.

O adolescente foi detido e levado para a Delegacia de Itapororoca.Os dois menores foram liberados após assinatura de um termo na presença dos pais. 

Inspetor de canil é demitido suspeito de agressões e assédio moral


Uma guarda municipal que também atuava do canil foi exonerada.
Denúncias contra os dois surgiram ainda em 2011 em Santos, SP.

Do G1 Santos
Suspeito de agressões físicas e assédio moral contra funcionários, um inspetor do canil da Guarda Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, foi exonerado do cargo. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da cidade.

Além do inspetor, uma guarda municipal, que também trabalhava no canil, foi demitida do serviço público. Funcionários do equipamento também se disseram vítimas de assédio moral praticado por ela.
Vale lembrar que as denúncias contra os dois surgiram em 2011 e foram investigadas por uma comissão de vereadores. Após o relatório final, tanto o inspetor quanto a guarda acabaram sendo exonerados de seus postos.
Por meio de nota, a Prefeitura de Santos informa que a punição aplicada seguiu a tipificação prevista no Estatuto do Servidor Público, a partir das provas colhidas durante a fase de inquérito.

Câmara de guarda 'indiscreta' será investigada em SP

r
Reprodução / Câmeras de Araraquara
Andar por áreas movimentadas de Araraquara, no interior paulista, pode exigir muita discrição, principalmente, por parte de casais e mulheres. Isso porque, segundo denúncia apresentada na Câmara Municipal e encaminhada ao Ministério Público, guardas municipais estariam usando os câmeras de segurança do sistema de monitoramento para focar mulheres com decotes e casais em namoros apimentados.

Leia também
Ruas do Rio acumularam 70 t de lixo após as chuvas

Relator apresenta nova versão para marco da internet
Um vídeo para comprovar a denúncia foi exibido no Legislativo local e mostra momentos em que as câmeras deixam de cuidar da segurança da população e passam muitos minutos a focar mulheres e casais de namorados. Em um dos trechos, a câmera vigia um trecho movimentado do centro, mas basta passar uma mulher de short e o foco passa a ser ela.
Até quando entra em uma loja na Rua 9 de Julho a jovem é acompanhada pelas lentes que ficam aguardando até ela sair, para em seguida continuar a acompanhá-la com close no decote e em partes íntimas. Em outro ponto, os protagonistas foram dois adolescentes que namoravam no banco da praça. A câmera ficou por quase 30 minutos focando em close a troca de carinhos.
A denúncia chegou primeiro à vereadora Gabriela Palombo (PT), que contou ter recebido as filmagens neste mês de uma fonte ligada à guarda. O material também foi mandado para o Ministério Público, que já vinha investigando problemas no sistema de monitoramento. De 26 câmeras, só nove estariam funcionando. A prefeitura informou que condena esse tipo de conduta e que vai apurar o caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Guardas Municipais montam barraca e passarão a noite em frente a prefeitura de Campo Grande 

Clique na foto para ampliar
Guarda fizeram protesto em frente a Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (12)
Foto: A. Ramos/Capital News

Para pressionar o prefeito Alcides Bernal (PP) a convocar os 77 aprovados em concurso público da Guarda Municipal realizado em 2009, os candidatos ainda não nomeados estão acampados em frente a Prefeitura de Campo Grande e garantem que passarão a noite no local. Se não forem chamados para assumir os cargos até esta sexta-feira (13), ele perdem a chance de tornarem-se parte da corporação, uma vez que o concurso foi realizado em 2009 e vence no sábado, 14 de dezembro.
Eles esperam ter uma posição da prefeitura ainda no início da noite desta quinta-feira (12), mas, mesmo se tiverem notícia de que a convocação sairá no Diário Oficial de amanhã, não desmontarão o acampamento. “Saindo ou não a convocação ficaremos aqui, seja para termos certeza que a nomeação será feita, seja para mostrarmos a nossa indignação”, afirma um dos líderes do grupo, Herik Garcia, de 27 anos.
O concurso foi realizado para atender a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em 2007, entre a prefeitura e os ministérios públicos Estadual (MPE) e do Trabalho (MPT), que estabelece o aumento do efetivo da Guarda Municipal. Os 77 candidatos ainda não nomeados já passaram por curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Na semana passada, os guardas também protestaram em frente à prefeitura. Bernal prometeu resolver a situação nesta semana, mas até agora não disse se vai ou não fazer a convocação.
Na terça-feira (10), no início da noite, os remanescentes do concurso reuniram-se com o secretário municipal de Administração, Ricardo Ballock, e com o vereador Cazuza (PP) para reivindicar a convocação. O secretário teria dito que é necessário estudar a folha de pagamento e o orçamento da prefeitura para 2014 antes de dar uma resposta ao grupo e marcou outra reunião para quarta-feira (11), o que não aconteceu. “Eles estão enrolando a gente”, reclamou Garcia.
Hoje pela manhã, um grupo de candidatos ainda não nomeados protestaram em frente a Câmara Municipal. 
Clique na imagem para acessar a galeria

Candidatos não nomeados estão acampados em frente da Prefeitura de Campo Grande.
Foto: A. Ramos/Capital News


GCM de Ilha Solteira participa de maior apreensão de droga da cidade 142 Kg





Ilha Solteira - SP

 No dia 11-12-2013 por volta das 00:45 min. a Guarda municipal, foi solicitada pela Policia Militar para dar apoio em uma ocorrência de apreensão de Drogas, Segundo os policias envolvidos, um veiculo Honda Civic que transitava sentido Selvíria-MS / Ilha Solteira-SP ao perceber os policiais abriu em fuga sentido a cidade, seguindo por varias ruas do município sendo acompanhado pela guarnição da policia militar, e ao transitar em alta velocidade na Rua correntes sentido Alameda Piaui o veiculo chocou-se em um poste da Alameda, devido o impacto vários tabletes de maconha estavam caindo do porta mala do automóvel e o condutor seguiu a fuga a pé tomando rumo ignorado a Policia Militar, Guarda Municipal e Policia Civil fizeram busca por todas as imediações porem sem exito em localizar o condutor do honda civic. 
Segundo os Policiais as evidencias apresentadas no veiculo com placa de Praia Grande possivelmente pode ser produto de furto ou roubo, e devido os danos causado no automóvel em virtude do choque com o poste o mesmo teve que ser guinchado e deixado a Delegacia para pericia.
Todo material foi recolhido e conduzido a Delegacia de Policia sendo contabilizado 165 tabletes totalizando 145 Kg de maconha.
Segundo informações da policia civil apesar do cerco feito o condutor do veiculo conseguiu fugir porém as buscas continua afim de capturar o meliante.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!