Cadastre seu Email

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Guarda Municipal e Secretaria de Saúde recebem veículos em Montes Claros

04/09/2012 - 17h10m

Foi realizada na tarde da última segunda-feira (03) a entrega de seis veículos (dois carros e quatro motocicletas) para a Guarda Municipal de Montes Claros e de outros oito para a Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia de entrega foi realizada no pátio da Prefeitura.

O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Orlando Walter, explicou que os veículos foram adquiridos através de um convênio com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, no valor de R$ 178 mil, com contrapartida de R$ 19 mil da Prefeitura.

- O convênio inclui, além dos veículos, o sistema de comunicação entre as viaturas, rádio comunicadores portáteis e outros equipamentos para a Guarda. Também foi adquirida uma repetidora de rádio, já instalada no alto do Ginásio Poliesportivo, que vai garantir que o sistema de comunicação da Guarda Municipal funcione em todo o município, até na área rural, revelou.

A Guarda Municipal de Montes Claros conta hoje com um efetivo de 80 pessoas, que atuam na defesa do patrimônio público municipal e realizam segurança preventiva em eventos promovidos na cidade. Com os veículos que chegaram hoje, a Guarda passa a contar com cinco automóveis e quatro motocicletas de 250 cilindradas.

SAÚDE – A frota da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros também foi reforçada nesta segunda-feira. Foram entregues dois carros de passeio e duas pick-ups, que serão utilizadas pela secretaria no município. Os veículos foram adquiridos através de recursos do programa Saúde em Casa, do Governo Estadual, sem contrapartida do município.

- De 2011 para cá, a Secretaria já adquiriu 21 novos veículos, e mais dois irão chegar até o final do ano. Com a chegada destes veículos, a Saúde do município ganha em dinamismo, destacou.
Segurança

Publicado em 05 de Setembro de 2012, às 02h00min | Autor: Eduardo Farias, da redação

Guarda Municipal de Ponta Grossa precisa quadruplicar efetivo

Ponta Grossa precisa de um guarda municipal para cada mil habitantes. Com uma população de quase 320 mil, deficit é de 240 homens e o quadro atual precisa ser aumentado em 4 vezes

Tamanho da letra
Compartilhe
Imprimir
RSS
Comunicar erro
Credito:Clebert GustavoCredito:Clebert Gustavo
Ponta Grossa tem hoje 32 câmeras de vigilância e tem mais 72 aparelhos em processo de aquisição para o ano que vem, o que irá exigir mais guardas
Na continuidade da série PG em Debate, o Jornal da Manhã trata hoje dos desafios que o próximo prefeito de Ponta Grossa terá que enfrentar na área da segurança pública. Nesse setor, a principal ação a ser tomada é a contratação de maior efetivo para a Guarda Municipal. Hoje, de um total de 145 guardas, somente cerca de 80 estão em atividade, em virtude de afastamentos. Porém, o ideal seria que houvesse em operação um guarda para cada mil habitantes. Como Ponta Grossa tem 317 mil habitantes, o efetivo da Guarda deve chegar próximo a esse número, o que leva o próximo governante a ter que quadruplicar o quadro atual, contratando mais cerda de 240 guardas.
Para o atual coordenador da Guarda Municipal, Edimir de Paula, que está à frente do trabalho na área da segurança pública há sete anos, o aumento do efetivo é o principal entrave a ser solucionado. Ele ressalta que o atual governo buscou contratar mais pessoal, mas que os baixos salários e as condições de trabalho são um empecilho para a permanência dos guardas em serviço. Edimir conta que do último concurso público realizado pela Prefeitura, foram chamados 90 pessoas para preencher 30 vagas e que destes apenas 24 ainda estão em serviço.
“É uma situação complicada porque existe a necessidade de contratar mais guardas, mas os salários baixos, o regime atual que não favorece e mesmo o turno fixo de trabalho, com jornadas fixas das 23 horas às 7 horas, acabam fazendo com que não permaneçam”, explica Edimir, emendando que a Prefeitura gasta para formar os guardas, que depois vão embora quando encontram um emprego melhor.
Conforme o coordenador da Guarda, a administração atual não teve condições de implantar um novo plano de cargos e salários porque demanda um alto investimento, e que o próximo prefeito terá que atuar para conseguir superar essa carência.
Com mais homens, o trabalho da Guarda, que hoje se concentra nos prédios públicos e no auxílio às demais forças policiais do Estado e da União, poderia ser ampliado. Edimir conta que o Município carece de um grupamento ecológico, de um grupamento de ronda escolar e de um grupamento rural. Outro local que carece de mais guardas é a Central de Monitoramento das câmeras de vigilância, que faz parte do Gabinete de Gestão Integrada do Município, que engloba a ação conjunta entre a Guarda Municipal e os órgãos estaduais e federais.
Ponta Grossa tem hoje 32 câmeras de vigilância e tem mais 72 aparelhos em processo de aquisição, mas devem ficar para o ano que vem. O projeto total é para 202 câmeras em todo o Município, o que representa a necessidade de pelo menos 40 guardas para fazer o acompanhamento do monitoramento. A assessoria do candidato Krystofer Bannach (PCB) não enviou as propostas.
Peixoto cria a Guarda Civil Municipal

Peixoto recepciona guardas municipais, que agora vão compor a Guarda Civil Municipal de Taubaté
O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, criou a Guarda Civil Municipal. A medida foi oficializada por meio do decreto 12.826, de 3 de setembro último e, segundo o secretário de Segurança Pública de Taubaté, Tenente Orlando Lima, regulamenta dispositivo da Lei Complementar 001/90.

De acordo com o secretário, com a criação da Guarda Civil a administração municipal irá agora elaborar projeto de convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. “Hoje nós contamos com um efetivo de 300 guardas que passarão por treinamento que deverá ser ministrado pela Polícia Militar”, informou Lima.

Pelo decreto assinado por Peixoto, a Guarda Civil Municipal terá quatro atribuições básicas, entre os quais o “policiamento preventivo em geral dentro dos limites da competência municipal”.

Essa vigilância será direcionada para vias e logradouros públicos, próprios municipais e, inclusive, para preservação da fauna e da flora, visando também o “bem-estar social” e a “ordem pública”.

O decreto ainda prevê que a Guarda Civil atuará em colaboração com órgãos estaduais e federais, no atendimento da população “em eventos danosos” e em auxílio às operações da Defesa Civil.

“Estamos consolidando um projeto importante para a nossa cidade”, afirmou Peixoto. Segundo o prefeito, a criação da Guarda Civil Municipal “vai ser um importante instrumento para melhorar a segurança pública em Taubaté”.

Membros da Guarda Municipal de CG tomam posse nesta quarta

Membros da Guarda Municipal de CG tomam posse nesta quarta
Membros da Guarda Municipal de Campina Grande tomam posse nesta quarta

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, acompanhado de autoridades militares, dará posse nesta quarta-feira, 05 de setembro, aos 62 integrantes da Guarda Municipal. A solenidade acontecerá às 9h, na Vila do Artesão, reunindo também familiares e convidados dos empossados. O efetivo participará na próxima sexta-feira do Desfile Cívico de 07 de Setembro. No sábado iniciará suas atividades, que consistem no trabalho de prevenção nas vias e logradouros públicos, socorros à população e colaboração com as autoridades que atuam no município.

Segundo o coordenador da Guarda Municipal, tenente Eric Silva, o efetivo atuará todos os dias da semana, 24 horas, cumprindo o previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município. A sede da Guarda Municipal está localizada na avenida Getúlio Vargas, no prédio onde funcionou a antiga Escola de Radioamadores. Todos os 62 integrantes da Guarda Municipal (sendo 41 homens e 21 mulheres) participaram de um curso de formação realizado em parceria com a Polícia Militar da Paraíba.

Entre as competências da guarda municipal constam: vigiar e proteger os bens, serviços e instalações municipais; garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do município; apoiar os agentes municipais no exercício do poder de polícia administrativa; atuar na defesa e proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural do município; participar das ações de defesa civil, em situações emergenciais e nos casos de calamidade pública; promover ações civis de segurança preventiva dos cidadãos; colaborar na segurança pública, na forma da lei e promover ações de segurança à Câmara Municipal de Campina Grande.

A partir do próximo sábado os contatos com a Guarda Municipal poderão ser realizados por meio do número 3341-7051.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!