terça-feira, 10 de novembro de 2009

GO-Goiânia- Promotor quer ação penal contra prefeito e comandante da Guarda Municipal

O promotor de Justiça Vilanir de Alencar Camapum Júnior protocolou representação ao procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon de Moura, noticiando possível crime praticado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, em razão do não cumprimento de termo de ajuste de conduta (TAC) que regulariza a situação dos guardas municipais. A intenção do promotor é que o prefeito seja denunciado criminalmente.Pelo mesmo fato, o promotor representou à coordenadora das Promotorias de Goiânia, Rúbian Corrêa Coutinho, para que ela encaminhe aos promotores da Central de Inquéritos as informações sobre o descumprimento do acordo em questão pelo comandante-geral da Guarda Municipal, Gercy Joaquim Camêlo, visando à adoção das medidas penais cabíveis.Nos documentos, Vilanir ressalta que há algum tempo o Ministério Público cobra das autoridades a adoção de medidas para garantir a segurança de trabalho dos guardas municipais. TACs já foram assinados, tiveram prazos prorrogados e ainda assim não foram cumpridos, relata o promotor.Segundo destaca, os guardas estão sujeitos a situações de perigo iminente, já que realizam abordagem de pessoas drogadas e armadas, fazem a segurança de lugares ermos e de locais onde é comum haver conflitos. Eles não possuem material de trabalho adequado, como uniformes nem armas, e grande parte não passou por curso de defesa pessoal ou de abordagem técnica de pessoas suspeitas.

A Guarda Municipal começou a fazer o monitoramento de segurança por meio de câmeras de vídeo na região

A Guarda Municipal começou a fazer o monitoramento de segurança por meio de câmeras de vídeo na região do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no Prado Velho. As equipes responsáveis pelo monitoramento receberam treinamento com técnicos da PUC e Comtex, fabricante dos equipamentos, e já começaram a fazer a segurança eletrônica da região. As câmeras foram instaladas em parceria com a Prefeitura e a universidade. “Esta iniciativa beneficiará milhares de pessoas da comunidade acadêmica, moradores do bairro e pessoas que circulam na região. É mais um reforço às ações que temos desenvolvido para minimizar os problemas da segurança pública que afligem o cidadão”, afirmou o prefeito Beto Richa, ao assinar o convênio com a Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUC-PR.Serão usadas oito câmeras para monitorar a entrada e saída dos alunos da instituição e auxiliar na fiscalização e manutenção de equipamentos municipais, como estações-tubo e pontos de ônibus nas ruas Imaculada Conceição, Guabirotuba e Iapó. Todas as câmeras terão uma capa blindada, para evitar vandalismo e furto. Os equipamentos para filmar, transmitir e gravar imagens foram cedidos à PUC-PR pela Comtex. Três equipamentos entraram em funcionamento na última sexta-feira em pontos de ônibus nas ruas Imaculada Conceição e Iapó. As restantes começam a funcionar na próxima semana.O monitoramento das imagens é feito a partir de um Módulo da Guarda Municipal na Praça Plínio Tourinho, por um grupo de 12 guardas municipais, 24 horas por dia, sempre com apoio de uma equipe com viatura. “É muito importante esse engajamento da iniciativa privada nas questões da segurança pública em reforço às ações que o Município tem feito”, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.Menos ocorrências —Levantamentos da Secretaria Municipal da Defesa Social mostram que o número de ocorrências diminuiu sensivelmente nas áreas monitoradas por câmeras de segurança implantadas pela Prefeitura desde março de 2008, quando foi reforçado e ampliado o Centro de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec). A soma das ocorrências de 2009 é 17% menor do que em 2008.

Guardas restringem atuação em Caxias do Sul

A partir das 13h desta terça-feira, os guardas municipais de Caxias do Sul vão atuar somente nos 34 postos fixos de trabalho, como prefeitura, Câmara de Vereadores, praças, parques, escolas e unidades básicas de saúde. A paralisação é um protesto pelo acúmulo de funções não previstas em legislação, segundo o Conselho da Guarda Municipal. Os guardas pedem ainda aumento de salário, equiparando-o com outros cargos como técnicos e fiscais da prefeitura.Nesta segunda-feira, as reivindicações dos guardas foram entregues ao titular da Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada. O mesmo documento foi disponibilizado ao Pioneiro. Os servidores exigem uma resposta por escrito da administração e, dependendo da resposta, vão seguir com a paralisação até os pedidos serem atendidos. Leia a matéria completa na edição do Pioneiro desta terça-feira

Guarda Municipal realiza campanha de doação de medula óssea

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realiza, na terça e na quarta-feira, sua primeira campanha de doação de medula óssea. com o objetivo de aumentar significativamente o número de pessoas registradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) na cidade. Podem se candidatar como possíveis doadores pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 55 anos e boas condições de saúde. Os interessados devem comparecer ao posto de coleta na GM-Rio (Av. Pedro II, 111, em São Cristóvão), das 8h às 17h. Os doadores retiram uma pequena amostra de sangue (frasco de 4ml) para testes de compatibilidade genética. O material será utilizado pelo Hemorio para identificar os possíveis doadores de acordo com as características dos pacientes que necessitam de um transplante.

Major Rollemberg assume guarda municipal de Socorro

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, empossou na manhã desta segunda-feira, 9, o major da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), Carlos Rollemberg, como comandante da guarda municipal. A cerimônia de posse aconteceu no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, situado na sede do município, e contou com a presença de diversas autoridades e convidados. De acordo com Fábio Henrique, a decisão para a escolha do comandante levou em consideração o trabalho competente desempenhado por ele há mais de uma década na polícia sergipana. "Nós buscamos um profissional com experiência pública para trabalhar a guarda municipal numa concepção de policia comunitária, que terá, entre suas atribuições, salvaguardar o patrimônio público e tratar diretamente com a população sobre as necessidades das comunidades", ressaltou. Emocionado, o major Carlos Rolemberg agradeceu a confiança depositada pelo prefeito Fábio Henrique e destacou a responsabilidade de honrar o compromisso em assumir o comando da guarda. Rollemberg informou, ainda, que pretende iniciar o ano de 2010 com a guarda municipal nas ruas de Socorro, atuando em defesa do patrimônio público e também ajudando nas ações de segurança junto ao 5° Batalhão da Polícia Militar (5º BPM/SE). HistóricoCarlos Rolemberg é formado em Direito com especialização em segurança pública e cidadania. Ele iniciou sua carreira militar em 1993, como soldado da PM/SE, e em 1995 foi para academia da PM de Alagoas. Em 1996 foi declarado Aspirante. Chegou a tenente na Companhia de Policiamento de Trânsito. Tornou-se capitão no 1º Batalhão na Companhia de Rádio Patrulha, e foi chefe de operações do Policiamento da Capital e do Interior, e Comandante do Batalhão de Choque do Estado.

Guarda Municipal cerca área em que foi encontrada suposta bomba caseira

Por precaução, a Guarda Municipal cercou a área na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio, onde foi encontrado um artefato que os guardas suspeitam ser uma bomba caseira. A avaliação será feita pelo esquadrão antibomba da Polícia Civil que, por volta das 12h, ainda não tinha chegado ao local. Segundo a assessoria de imprensa da Guarda Municipal, a pequena área cercada fica na areia, perto do calçadão, na altura da Avenida Princesa Isabel. O material foi encontrado por volta das 10h30 deste domingo (8) por guardas que fazem parte do grupamento especial de praias, que patrulha a orla carioca.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!