domingo, 19 de fevereiro de 2012

Panisset equipara salários de guardas

Panisset equipara salários de guardas

A prefeita Aparecida Panisset (PDT) garantiu a esperada isonomia para os guardas municipais gonçalenses. A chefe do executivo municipal assinou documento que autoriza a equiparação do salário base de todos os cargos do efetivo, que já começa a vigorar no mês de março. A assinatura aconteceu durante cerimônia de formatura de 46 novos guardas que passarão a fazer parte do efetivo da cidade para ajudar no ordenamento urbano.

De acordo com Panisset, este é um momento histórico para o município, que consegue consertar uma distorção que havia nos vencimentos da categoria. “Estou muito emocionada com essa cerimônia tão bonita, e é com muita satisfação que assino essa equiparação salarial de todos os guardas. A função da guarda municipal é ter responsabilidade e compromisso com a cidade”, afirmou a prefeita.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Gonçalo, Adolpho Konder, não escondeu a satisfação em fazer parte deste momento tão importante para o município.

“É motivo de orgulho a formação desses novos guardas. Trata-se de um grupo capacitado para melhorar a organização do trânsito da cidade. Vale lembrar que São Gonçalo já realizou três concursos públicos e um deles está sendo comemorado na noite de hoje, que é o da Guarda Municipal”, disse Adolpho Konder.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, coronel PM Marcus Jardim, com os 46 guardas aprovados, o efetivo da guarda, que hoje conta com 325 profissionais, terá até o final de junho uma nova formatura de mais 52 guardas que já foram aprovados em concurso.

“Todos foram tratados da mesma forma, sem distinção de sexo, para servir ao município. Hoje estamos oxigenando um serviço, que é a Guarda Municipal, beneficiando a orientação e a fiscalização do trânsito no município, além de viabilizar melhorias na ronda escolar”, afirmou.


Foram compradas pela prefeitura 200 pistolas teasers que serão utilizadas por guardas municipais

Foram compradas pela prefeitura 200 pistolas teasers que serão utilizadas por guardas municipais

As 200 armas não-letais (teasers) que serão usadas por agentes da Guarda Municipal deverão chegar à Maringá em 15 dias. A estimativa do diretor de Defesa Social de Maringá, Paulo Mantovani, foi informada aos membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) na sexta-feira durante reunião realizada na prefeitura, onde estiveram presentes autoridades envolvidas na área de segurança e o vice-prefeito Carlos Roberto Pupin.

Mantovani relatou que o atraso na aquisição dos equipamentos teve como motivo o levantamento da documentação necessária, o que incluiu a autorização do Exército brasileiro e da Polícia Federal. Ele informou ainda que as armas estariam embarcando dos EUA para o Brasil nesta sexta-feira e antes de serem encaminhadas para a Guarda, seriam vistoriadas pela Receita Federal e Exército. Na sequência serão treinados os agentes e policiais que usarão as teasers.

Também durante o encontro foi discutida a instalação das câmeras de monitoramento para auxiliar o trabalho de segurança em Maringá. O secretário de Relações Interinstitucionais de Maringá, Luiz Lázaro Sorvos, explicou que os pontos onde serão instalados os equipamentos “estão sendo reformulados”, após questionamentos do Conselho de Segurança de Maringá (Conseg), por estarem diferentes da proposta inicial. “Os pontos apresentados eram locais onde há muitas ocorrências de trânsito e não os locais onde há maior incidência de furtos, roubos e assaltos”, destacou o presidente do Conseg, Antonio Tadeu Rodrigues.

Outro assunto discutido foi o reforço no policiamento em Iguatemi, onde, inclusive, foi registrado um assalto a caixa eletrônico na madrugada desta sexta-feira. Os moradores do distrito estão solicitando maior policiamento. O delegado-chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Osnildo Lemes, explicou que foi remanejado um investigador para Iguatemi e que já estão sendo apurados os registros de violência. Os assaltos no final do expediente escolar de estabelecimentos situados no Novo Centro e os roubos de pedestres naquela região também foram um assunto discutido pelos membros do GGIM.

No final do encontro o presidente do Conseg apresentou um vídeo sobre o projeto Visão de Liberdade, que ganhou um prêmio nacional da Fundação Banco do Brasil. Desde 2004, graças ao projeto os presos produziram mais de 22 mil materiais didáticos adaptados como livros em braile, livros falados e materiais em alto relevo. Estes materiais são distribuídos para mais de 150 entidades que desenvolvem trabalhos junto a deficientes visuais e para a Biblioteca Nacional de Lisboa. O Visão de Liberdade é uma parceria entre o Conseg, PEM e o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Prefeitura inicia processo de recrutamento e seleção de guardas municipais

Prefeitura inicia processo de recrutamento e seleção de guardas municipais

Em processo de implantação no município de Colinas do Tocantins, a Guarda Municipal caminha para se tornar uma realidade na cidade. Nesta terça-feira começam as inscrições para a contração de guardas municipais. São oferecidas oito vagas.
Nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, a Prefeitura de Colinas do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento tornou público o Edital nº 001/2012, que regulamenta o processo de recrutamento e seleção de oito guardas municipais temporários, sendo seis homens e duas mulheres.

As inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira, 14 de fevereiro e serão feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura de Colinas do Tocantins, no endereço www.colinas.to.gov.br até as 14 horas do dia 29 de fevereiro. Os selecionados serão contratados como prestadores de serviço, recebendo mensalmente, após a contratação, o valor de R$-1.200,00. A taxa de inscrição é de 30 reais, podendo ser solicitada a isenção, nos casos previstos no Edital, até o dia 22 de fevereiro.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira será composta por três fases, sendo a primeira uma prova objetiva de múltipla escolha sendo de caráter classificatório e eliminatório. A segunda fase será avaliação física e a terceira, avaliação psicológica, essas duas fases terão caráter eliminatório apenas.

A segunda etapa será o curso de formação da Guarda Municipal, que possui caráter eliminatório e duração de até dois meses, sendo realizado em regime de tempo integral e de dedicação exclusiva. Nesse período, o Aluno-Guarda receberá uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo, de natureza indenizatória, que não incidirá quaisquer descontos, com exceção dos dias de falta ao curso.

Para participar do processo seletivo o candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, ter idade mínima de 18 anos, estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações militares e ter concluído o ensino médio.

Provas
Em 18 de março será aplicada a prova objetiva que será composta por 40 questões, sendo dez de português, cinco de conhecimentos específicos e básicos, dez de legislação especial, cinco de Direito Administrativo e Direito Constitucional e dez de Direito Penal e Direito Processual Penal. Para continuar no certame é necessário tem que atingir a nota igual ou superior a cinco na prova escrita. Os candidatos classificados após a oitava posição formarão o cadastro de reserva
O processo seletivo é para contratação temporária.


Seop leva para delegacia 223 pessoas por urinar nas ruas durante o desfile de blocos pré-carnavalescos

Seop leva para delegacia 223 pessoas por urinar nas ruas durante o desfile de blocos pré-carnavalescos

Mais de 220 pessoas foram conduzidas para a delegacia durante a operação de combate à desordem pública realizada neste fim de semana por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública, com apoio de guardas municipais, durante os desfiles dos blocos pré-carnavalescos no Rio de Janeiro.

Segundo a secretaria, 223 pessoas que urinavam nas ruas, sendo 28 mulheres, foram levadas para delegacias. Durante a fiscalização, um homem foi detido e encaminhado para a mesma delegacia por arremessar uma bomba de fabricação caseira em uma lata de lixo na praça General Osório, em Ipanema, zona sul.

Na manhã de domingo (12) no bloco Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, zona sul, 52 pessoas que urinavam nas ruas foram encaminhadas para a 15ª DP (Gávea). Na ação, 54 veículos foram multados e 19 rebocados por estacionamento irregular. Agentes do Controle Urbano apreenderam ainda com ambulantes não autorizados oito carroças em péssimo estado de conservação que foram inutilizados. Os fiscais também evitaram a presença de 50 outras carroças irregulares na dispersão do bloco.

Durante a manhã de sábado (11), a fiscalização também autuou 28 pessoas no desfile do bloco pré-carnavalesco Imaginou? Agora Amassa!, no Leblon, zona sul, e encaminhou para a delegacia por estarem urinando nas ruas.

Desde o dia 20 de janeiro, início dos desfiles dos blocos pré-carnavalescos, a Seop já encaminhou para a delegacia 403 pessoas, sendo 42 mulheres, por urinarem nas ruas.


Município de Mauá da Serra cria Guarda Municipal

Município de Mauá da Serra cria Guarda Municipal

Município é o 4º da região a adotar policiamento municipal na prevenção à criminalidade. Corporação terá 10 homens

A Prefeitura de Mauá da Serra acaba de criar a Guarda Municipal visando auxiliar a Polícia Militar no processo de segurança pública do município. Um concurso público com dez vagas abertas já foi realizado, tendo classificado 35 candidatos. No entanto, a contratação está sendo feita aos poucos para adaptação do contingente, que nesta semana tinha cinco guardas em fase de treinamento, contando com uma viatura. O município é o quarto da região a adotar o policiamento municipal, já implantado em Apucarana, Arapongas, Cruzmaltina e Mauá de Serra.


A Prefeitura também está fazendo a compra de equipamentos necessários à corporação, como algemas e tonfa, e preparando a sede da guarda.


O prefeito Hermes Wicthoff (PMDB) justifica que, nos últimos anos, a população de Mauá da Serra tem sofrido muito com assaltos ao comércio, às residências e propriedades rurais, além de arrombamentos e furtos.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!