sexta-feira, 13 de julho de 2012

Atualizado em quarta-feira, 11 de julho de 2012 - 12h39

GMs terão cadeia exclusiva em Campinas

Atualmente, GMs condenados vão para presídios comuns
GMs em ação de contenção do crime em Campinas / Thomaz Marostegan / Metro Campinas GMs em ação de contenção do crime em Campinas Thomaz Marostegan / Metro Campinas
O prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), sancionou ontem lei que autoriza em Campinas a construção de uma cadeia especial para guardas municipais. O presídio exclusivo seria utilizado por todos os guardas municipais da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Segundo o autor do projeto de lei, o vereador Rafael Zimbaldi (PP), os guardas que são presos são encaminhados para os presídios comuns. Zimbaldi disse que três GMs estão presos em penitenciárias da RMC.

“Os policiais militares e civis têm direito a prisão em presídio especial. Quando há manifestações dentro nas cadeias, esses GMs presos são utilizados como reféns. A construção de uma cadeia especial foi pedia pela própria categoria”, explicou o vereador.

Em Campinas, foram exonerados desde a criação da Guarda Municipal quatro GMs, sendo que dois deles foram recontratados por meio de medida juciail. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, as demissões ocorreram por “condutas indevidas” – que podem ser avaliadas como, por exemplo, embriaguez durante o expediente.

Há várias sindicâncias, mas a secretaria não tinha um levantamento sobre o número dos processos administrativos. A construção do presídio, porém, deve ser mantida por meio de um convênio com o governo do Estado. Segundo Zimbaldi, o prédio deve ser utilizado por GMs em prisão temporária ou provisória. Neste caso, podem ser incluídos os que podem ser presos por dívida de pensão alimentícia.

O presídio terá de ter corpo administrativo, manutenção, ambulatório médico, alimentação e infraestrutura necessária para manter o local, e sua segurança será feita por GMs. 

Anúncios Google
DEBATE ELEITORAL 12/07/2012 - 11h42

Inácio Arruda defende que guardas municipais andem armados

Segundo o candidato do PCdoB à Prefeitura de Fortaleza, isso poderia acontecer em bairro com maiores índices de violência
 O candidato do PCdoB à Prefeitura de Fortaleza, Inácio Arruda, defendeu que a Guarda Municipal utilize armamentos nos bairros em que haja maiores problemas de segurança. “Em muitos municípios, a Guarda Municipal já é armada”, comparou. As declarações foram feiras durante debate na TV DN, transmitido pela internet na manhã de hoje.

Inácio disse que, se eleito, pretende criar uma unidade pacificadora, formada pela Guarda Municipal em parceria com as polícias Civil e Militar. O órgão faria a identificação dos bairros mais vulneráveis, onde haveria ações específicas de segurança. “(A Guarda Municipal) pode ser armada para poder participar, em alguns casos, nessa unidade pacificadora”, explicou.

O candidato disse ainda que é preciso ter uma Guarda Municipal “à altura da cidade que vai sediar a Copa do Mundo (de futebol, em 2014)”.
DEBATE ELEITORAL 12/07/2012 - 11h24

Roberto Cláudio promete criar um novo conceito para a Guarda Municipal

O candidato do PSB afirma que os guardas municipais serão importantes para a construção "de uma cidade mais prazerosa para se viver"

O candidato do PSB à Prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio, defendeu um novo conceito para a Guarda Municipal de Fortaleza, que garanta a construção "de uma cidade mais prazerosa para se viver.

Segundo ele, uma das formas de tornar a cidade mais segura, além dos investimentos em saúde, educação e mobilidade urbana, é qualificar e aumentar a guarda municipal.

"Hoje temos pouco mais de 1,4 mil guardas na ruas. Você vê policial, viatura, mas não vê guarda municipal. Precisamos integrá-los com a Polícia Militar, para que as ações policiais sejam efetivamente estabelecidas", disse, durante debate na Internet promovido pela TV DN.

Ele garantiu que irá trasnformar os guardas em agentes de cidadania, que se integrem às comunidades dos diferentes bairros
da Redação do O POVO Online

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Índio pataxó é enquadrado pela Guarda Civil Municipal em Campos dos Goytacazes.


Divulgação: Crédito da Foto - Phillipe Moacy - Folha da Manhã
Fique sabendo - Campos dos Goytacazes já foi terra de índio. Segundo informações do blogueiro Alexandre Bastos, na tarde desta segunda-feira (09), no Calçadão (Largo da Imprensa), um índio pataxó viveu momentos de tensão e recebeu o apoio da população. 
De acordo com o blogueiro, o índio tinha autorização para expor e comercializar produtos no local, foi enquadrado pela Guarda Municipal após solicitação do Departamento de Postura da Prefeitura.
Ele contava com autorização de Orávio de Campos, secretário de Cultura e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (Coppam). No entanto, os fiscais da Prefeitura alegaram que a secretaria e o Coopam não são responsáveis por emitir esse tipo de autorização.
População defende — Em defesa do índio, dezenas de populares gritavam “Êêê. Solta logo o índio, se não soltar o pau vai comer”.
Sucesso — Quem passava pelo local queria fotografar e filmar o índio. “Que legal. Eu só consigo ver esses índios nos filmes de faroeste”, disse um senhor que passava pelo local.
Por volta das 16h30 o índio foi buscar a autorização para permanecer no local e voltar normalmente amanhã (10).
Fonte: Blog do Bastos.
   

Guardas Municipais começam estágio prático do curso

FOTO: DIVULGAÇÃO
sta semana eles finalizaram a parte teórica e iniciaram o estágio prático pelas ruas do município acompanhado com inspetores da corporação

ITATIAIA
Desde fevereiro, sete Guardas Municipais (GM) da cidade estavam fazendo um curso de treinamento em Volta Redonda junto a sua GM. Esta semana eles finalizaram a parte teórica e iniciaram o estágio prático pelas ruas do município acompanhado com inspetores da corporação.
Com coletes diferenciados dos demais da GM de Volta Redonda, a guarda de Itatiaia está aprendendo nessa parte do curso, a tomar as decisões, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e também a ter vivencia de situações reais.
Não é a primeira vez que a guarda de Volta Redonda treina a GM de outras cidades, a GM -VR é considerada uma guarda escola, já tendo treinado guardas municipais de Pinheiral, , Barra do Piraí, , Valença, Porto Real, Itatiaia, Miguel Pereira e Piraí essas duas ultimas cidades foram duas vezes os treinamentos. O curso de treinamento dos guardas municipais de Itatiaia está previsto para encerrar no próximo mês, no dia 10.
Juntamente com os profissionais de Itatiaia, estão também treinando quatro GMs da cidade.

Postado em 12/07/2012 17:22:47

Câmeras vão fazer o monitoramento das praças do Centro de Fortaleza

Diário do Nordeste Online | 13h48m | 09.07.2012

Um sistema com 24 câmeras fará o monitoramento de diversos pontos do Centro de Fortaleza a partir de terça-feira (10). O objetivo é garantir a proteção dos patrimônios históricos da Capital cearense localizados naquela região, segundo o diretor-geral da Guarda Municipal, Arimá Rocha.
Rocha afirmou que o Governo do Estado também terá acesso a essas câmeras para dar segurança também ao fortalezense. "Aquelas praças do Centro são muito movimentadas e o videomonitoramento está direcionado com objetivo de garantir a segurança de quem passa por ali, além de proteger o patrimônio histórico ", explica. Patrimônio público
As câmeras estão instaladas nas praças do Ferreira, Coração de Jesus, dos Leões, José de Alencar, Lagoinha, do Carmo, Passeio Público, do Mercado Central, da Estação, do BNB, da Bandeira, Cidade da Criança, Palácio do Bispo e calçadões da Guilherme Rocha e da Liberato Barroso. Os guardas municipais que cobrem a região estarão em contato direto com os reponsáveis por fazer o videomonitoramento.
Com um investimento de R$ 800 mil, o projeto foi pensado pelo Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que é responsável por desenvolver ações que combatam a criminalidade no Brasil.


11/07/2012 -- 08h15
Homem rouba bolsa de mulher e vai preso em Londrina
 Um homem de 28 anos foi preso na noite desta terça-feira (10) por guardas municipais depois de ter roubado a bolsa de uma mulher na rua Prefeito Hugo Cabral, próximo ao Calçadão de Londrina.

O acusado estava com sua bicicleta e abordou a vítima dando-lhe voz de assalto, usando uma faca para ameaçar. A mulher entregou a bolsa e acionou uma equipe da Guarda Municipal que passava pelo local.

Com as informações repassadas pela vítima, os guardas localizaram o suspeito no no Bosque, nas proximidades da Catedral.

Ao avistar os guardas, Diones Rosa tentou empreender fuga, mas acabou preso e encaminhado para a delegacia com a bolsa, a faca e bicicleta usada no roubo.

Segundo a polícia, o acusado já possui diversas passagens pelo mesmo crime.

Segurança

Final da Copa do Brasil mobiliza 1.490 agentes de segurança - 09/07/2012 19:33

Oitocentos policiais militares (mais 200 de prontidão nos quartéis), apoiados por guardas municipais, policiais civis e seguranças particulares, trabalharão para garantir a segurança dos torcedores e a tranqüilidade em Curitiba nesta quarta-feira, quando acontece a partida final da Copa do Brasil, entre Coritiba e Palmeiras. No total, 1.490 agentes participarão do esquema de segurança, definido em reunião na tarde desta segunda-feira (9) no quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A partida está marcada para as 21h50, no Estádio Major Antônio Couto Pereira.

“Teremos 400 policiais no estádio e mais 400 distribuídos pela cidade, em locais próximos a terminais, estações tubos e locais com aglomeração de torcedores, além de outros 200 que estarão de prontidão nos quarteis para caso haja alguma emergência”, disse o tenente-coronel João Alves da Rosa Neto, subcomandante do 1º Comando Regional da PM.

Também atuarão 30 guardas municipais, 10 policiais civis, com o apoio de uma estrutura formada por 50 conjuntos hipomóveis. Além disso, 400 seguranças particulares do clube trabalharão no dia da partida.

Participaram da reunião representantes das torcidas organizadas de ambos os clubes, do Ministério Público, da Prefeitura, da Federação Paranaense de Futebol, Guarda Municipal, Fiscalização Municipal e outros órgãos direta ou indiretamente envolvidos.

Foram discutidos aspectos como entrada e saída das torcidas, acesso dos moradores, comemorações, escolta de torcidas, uso e venda de bebidas alcóolicas e policiamento pós-jogo.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!