terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dois pinguins são resgatados no Rio


Banhistas alertaram guardas para pinguim na Praia do Recreio.
Mais cedo, outro pinguim foi achado na Praça XV, no Centro.

Do G1 Rio

Pinguim foi achado na Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio, nesta segunda-feira (30) (Foto: Divulgação/ Guarda Municipal)Pinguim foi achado na Praia do Recreio, na Zona
Oeste do Rio, nesta segunda-feira (30)
(Foto: Divulgação/ Guarda Municipal)
Dois pinguins foram resgatados nesta segunda-feira (30) no Rio de Janeiro. De acordo com a Guarda Municipal, cinco pinguins já foram encontrados pelos agentes do Grupamento de Defesa Ambiental na última semana na orla da cidade.
Por volta das 11h, banhistas alertaram aos guardas sobre um pinguim no mar do Recreio, na Zona Oeste.
A ave não apresentava ferimentos e foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, na Zona Oeste.
Mais cedo, os guardas encontraram um outro pinguim na Praça XV, no Centro. Na última semana, foram encontrados pinguins nas praias de Copacabana, Leblon, na Zona Sul, e na Barra, na Zona Oeste.
9/09/2013 - 17:04
Aracaju ganha reforço de 147 guardas municipais
Guarda municipal de Aracaju agora conta com 542 profissionais
 Espaço Emes foi palco de uma formatura emocionante para os novos guardas municipais (Fotos: Ascom/GMA)
A carreira de 147 guardas municipais (GMs) começou a tomar um novo rumo, já que estão devidamente habilitados para executar as atribuições específicas da categoria. Para marcar essa mudança, os recém-ingressos participaram da solenidade de formatura realizada no Espaço Emes onde reuniu o prefeito João Alves Filho, autoridades, instrutores e familiares para entrega dos certificados de conclusão do Curso de Formação, Capacitação e Atualização da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e imposição das insíguineas de guarda municipal da 3ª classe - GM1.

Com os recém-ingressos, a GMA, que antes tinha um efetivo de 395 GMs, passa a contar com um quadro de 542 profissionais. A disponibilidade dos membros formados proporcionará um significativo reforço na segurança municipal e acarretará no aumento da área de abrangência de atuação do órgão, pois será possível empregar o novo efetivo em escolas, unidades de saúde, mercados, terminais de integração, creches, praças e unidades administrativas da Prefeitura de Aracaju (PMA).

"Os desafios são enormes, mas nós da direção da GMA, em sintonia com a política de segurança cidadã defendida pela secretária da Defesa Social e da Cidadania, GeorlizeTeles, temos a certeza que alcançaremos resultados importantes e satisfatórios. A Direção confia no trabalho, na competência e nas habilidades deste novo grupo", declarou o diretor geral da GMA coronel Enilson Aragão. De acordo com o coronel, os novos GMs alcançarão uma nova etapa no processo de formação, já que, a partir da próxima terça, ingressarão efetivamente na escala de serviço. "Será o ponta pé inicial para a profissionalização, para vivência e para o firmamento da instituição, que está sendo visualizada de forma impactante pela sociedade", completou.

A GM Valéria Oliveira, porta-voz da turma, fez questão de frisar que a GMA faz parte do processo de municipalização da segurança pública, tornando-se parceira de outras forças da área com o objetivo de, juntas, ajudar a melhorar a satisfação dos aracajuanos. "Esperamos que as autoridades reconheçam sempre a nossa importância e não deixem que a autoestima caia, pois temos orgulho de carregar no peito o fato se sermos guardiões. Em contrapartida, podem contar conosco, como nosso empenho, dedicação e trabalho".

Dado o caráter pioneiro e a oportunidade, a turma fez questão de escolher um nome que os identificasse ao longo da história da GMA. Neste sentido, o grupo homenageou Fábio das Virgens Araújo que foi aprovado no concurso e convocado, porém, em virtude de óbito, não chegou a tomar posse. Para marcar essa iniciativa, a turma fez questão de entregar uma réplica da placa aos familiares do homenageado. Além da homenagem, os três primeiros colocados no curso receberam premiação.

Formação

Os GMs que se formaram foram excedentes do último concurso e aguardaram mais de um ano para a nomeação. Diante do objetivo de reduzir os índices de criminalidade na capital, o prefeito incorporou o grupo em 15 de maio deste ano e promoveu, através de convênio com Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), o curso que habilitou o novo efetivo dentro da matriz curricular imposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. A capacitação ocorreu entre os meses de maio e setembro deste ano, na Academia da Polícia Civil de Sergipe (Acadepol).

A formação de 576 horas foi elaborada com objetivo de constituir um marco de referência para as ações formativas a serem empreendidas por todas as Guardas Municipais. A finalidade é contribuir para o fortalecimento e institucionalização do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP. Este curso contou com uma novidade em relação aos anteriores: a equipe docente foi formada por profissionais da própria GMA, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo da iniciativa foi possibilitar aos guardas uma visão diversificada e plural com todas as áreas do conhecimento.

As disciplinas proporcionaram aos guardas um currículo amplo, com conteúdos que valorizam capacidade crítica e criativa do profissional. Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa Social, organização da sociedade, conhecimentos jurídicos, técnicas e procedimentos operacionais, comunicação e tecnologias foram algumas das áreas contempladas na grade da formação. Todos os recém ingressos cumpriram ainda o estágio supervisionado para aprimorar as habilidades essenciais ao exercício da profissão. O efetivo foi distribuído em postos de serviços rigorosamente avaliados e identificados como estratégicos para consolidar todas as técnicas necessárias à rotina de trabalho do guarda.
Fonte: AAN

Guardas prendem dupla com drogas perto de escola em Sorocaba


Apreensão foi nesta sexta-feira (27), no Parque das Laranjeiras.
Mais de 240 porções foram encontradas em terreno perto dos suspeitos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Comente agora
A Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu dois homens com drogas perto de uma escola no Parque das Laranjeiras nesta sexta-feira (27), em Sorocaba (SP).
A apreensão foi feita na rua José Bello, atrás da Escola Municipal Paulo Fernando de Nóbrega Tortello. De acordo com a GCM, guardas suspeitaram que os dois homens, de 24 e 19 anos, estariam vendendo drogas a motoristas que passavam pelo local.
Enquanto aguardavam a chegada de apoio, os guardas perceberam que os suspeitos iam até um terreno baldio nas proximidades e pegavam algo entre os entulhos para entregar às pessoas.
A dupla foi encaminhada à delegacia, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.Com os suspeitos, os agentes encontraram três porções de cocaína e R$107 em dinheiro, além de uma nota falsa de R$ 50. Em busca pelo terreno, a equipe da GCM encontrou um saco plástico com outras 245 porções de cocaína.
Guarda Municipal apreende dupla com drogas perto de escola em Sorocaba (Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal)Dupla estava com drogas perto de escola do bairro Parque das Laranjeiras (Foto: Guarda Civil Municipal)
tópicos:

Jovem é preso suspeito de tráfico de drogas em Tatuí


Prisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), no bairro Rosa Garcia II.
Rapaz foi abordado pela Guarda Municipal durante patrulhamento.


Um jovem de 20 anos foi preso em flagrante, na tarde desta quinta-feira (26), por tráfico de entorpecentes no bairro Rosa Garcia II, em Tatuí (SP). De acordo com a Guarda Municipal,  o suspeito foi abordado durante patrulhamento de uma equipe pelo bairro.
Durante revista, foram encontrados 100 gramas de cocaína, 11 gramas de crack e 160 gramas de maconha que estavam escondidas no bolso. As drogas foram apreendidas e o suspeito encaminhados para a delegacia da cidade. Ele prestou depoimento e em seguida foi levado para uma cadeia da região. Ele deverá responder por tráfico de drogas
.

Polícia ainda não tem pistas de GM
e cantora desaparecidos há 12 dias


Carro do guarda foi achado queimado em São Pedro com ossada humana.
Familiares registraram o desaparecimento do casal no dia 16 de setembro.

Do G1 Piracicaba e Região

O desaparecimento do guarda municipal Eliel Silveira Levy, de 37 anos, e da esposa Tânia Regina Levy, de 36 anos, completou 12 dias neste sábado (28). O veículo do casal, que mora em São Pedro (SP), foi encontrado incendiado com um corpo carbonizadodentro do porta-malas em uma estrada vicinal da cidade. A Polícia Civil investiga o caso. O delegado Marcel Willian Oliveira aguarda o resultado de DNA para identificar a ossada que estava no veículo.
O guarda municipal, que trabalha emPiracicaba (SP), e a mulher, que é cantora gospel, têm casa no bairro Novo Horizonte, em São Pedro. O irmão do GM comunicou o desaparecimento do casal no dia 16 de setembro. O carro incendiado, um Gol que pertence ao guarda, foi achado no mesmo dia no bairro Santo Antônio. A Polícia Civil informou que o caso está sob investigação. Nenhuma informação específica sobre o desaparecimento pode ser passada para não prejudicar a apuração, segundo o delegado.
Desde que a Polícia Militar achou o veículo queimado, a família está sem notícias do casal. O outro carro usado por eles, um Hyundai Elantra, também não foi localizado.Dentro do carro incendiado a polícia apreendeu um carregador de pistola, um distintivo e partes de instrumentos musicais. Com relação aos ossos humanos carbonizados, o delegado relatou que o resultado do exame ainda não saiu.
O comandante da Guarda Municipal de Piracicaba, Silas Romualdo, disse que Eliel entrou em período de férias no último dia 16. Ele informou ainda que o agente trabalha no setor administrativo e atua na banda da corporaçã
o

Motociclista colide em 2 carros na PB e teste indica que ele estava bêbado


Homem afirmou que é guarda municipal e que não possui habilitação.
Teste do bafômetro constatou 0.81 decigramas de álcool por litro de sangue.

Do G1 PB
4 comentários
Motociclista colidiu em dois veículos que estavam parados na avenida (Foto: Walter Paparazzo/G1)Motociclista colidiu em dois veículos que estavam parados na avenida (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um motociclista embriagado causou um acidente na tarde deste sábado (28) quando colidiu sua moto em dois veículos que estavam parados na Avenida Sérgio Guerra, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Ainda no local, o homem, que segundo ele próprio trabalha na Guarda Municipal de João Pessoa, fez o teste do bafômetro, e foi constatado que havia consumido uma grande quantidade de bebidas alcoólicas.
No testo foi constatado a quantidade de 0.81 decigramas de álcool por litro de sangue (Foto: Walter Paparazzo/G1)No teste foi constatado a quantidade de 0.81
decigramas de álcool por litro de sangue
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Após fazer o teste, o homem caminhou até um muro vizinho e urinou na frente de todas as pessoas que haviam parado para ver o que havia acontecido. Preferindo sem ser identificado, ele assumiu que bebeu e que não possui carteira de habilitação.
O cabo de Souza, do Batalhão da Polícia de Trânsito (Bptran), explicou que ao chegar no local o rapaz estava visivelmente embriagado. “Todos os condutores fizeram o teste, mas ele atingiu um nível muito alto de álcool no sangue, enquanto os outros não teve problemas”, contou.
“Ele estava na moto e bateu na traseira da caminhonete, que estava parada por causa do semáforo. Em seguida a motocicleta ainda atingiu o carro que também estava parado ao lado. O motorista detido será encaminhado para a 9ª Delegacia Distrital, no bairro de Mangabeira”, finalizou.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência comunicou que o homem se recusou a ser atendido, mesmo com escoriações nos membros inferiores.
Aracaju ganha reforço de 147 guardas municipais
Guarda municipal de Aracaju agora conta com 542 profissionais
 Espaço Emes foi palco de uma formatura emocionante para os novos guardas municipais (Fotos: Ascom/GMA)
A carreira de 147 guardas municipais (GMs) começou a tomar um novo rumo, já que estão devidamente habilitados para executar as atribuições específicas da categoria. Para marcar essa mudança, os recém-ingressos participaram da solenidade de formatura realizada no Espaço Emes onde reuniu o prefeito João Alves Filho, autoridades, instrutores e familiares para entrega dos certificados de conclusão do Curso de Formação, Capacitação e Atualização da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e imposição das insíguineas de guarda municipal da 3ª classe - GM1.

Com os recém-ingressos, a GMA, que antes tinha um efetivo de 395 GMs, passa a contar com um quadro de 542 profissionais. A disponibilidade dos membros formados proporcionará um significativo reforço na segurança municipal e acarretará no aumento da área de abrangência de atuação do órgão, pois será possível empregar o novo efetivo em escolas, unidades de saúde, mercados, terminais de integração, creches, praças e unidades administrativas da Prefeitura de Aracaju (PMA).

"Os desafios são enormes, mas nós da direção da GMA, em sintonia com a política de segurança cidadã defendida pela secretária da Defesa Social e da Cidadania, GeorlizeTeles, temos a certeza que alcançaremos resultados importantes e satisfatórios. A Direção confia no trabalho, na competência e nas habilidades deste novo grupo", declarou o diretor geral da GMA coronel Enilson Aragão. De acordo com o coronel, os novos GMs alcançarão uma nova etapa no processo de formação, já que, a partir da próxima terça, ingressarão efetivamente na escala de serviço. "Será o ponta pé inicial para a profissionalização, para vivência e para o firmamento da instituição, que está sendo visualizada de forma impactante pela sociedade", completou.

A GM Valéria Oliveira, porta-voz da turma, fez questão de frisar que a GMA faz parte do processo de municipalização da segurança pública, tornando-se parceira de outras forças da área com o objetivo de, juntas, ajudar a melhorar a satisfação dos aracajuanos. "Esperamos que as autoridades reconheçam sempre a nossa importância e não deixem que a autoestima caia, pois temos orgulho de carregar no peito o fato se sermos guardiões. Em contrapartida, podem contar conosco, como nosso empenho, dedicação e trabalho".

Dado o caráter pioneiro e a oportunidade, a turma fez questão de escolher um nome que os identificasse ao longo da história da GMA. Neste sentido, o grupo homenageou Fábio das Virgens Araújo que foi aprovado no concurso e convocado, porém, em virtude de óbito, não chegou a tomar posse. Para marcar essa iniciativa, a turma fez questão de entregar uma réplica da placa aos familiares do homenageado. Além da homenagem, os três primeiros colocados no curso receberam premiação.

Formação

Os GMs que se formaram foram excedentes do último concurso e aguardaram mais de um ano para a nomeação. Diante do objetivo de reduzir os índices de criminalidade na capital, o prefeito incorporou o grupo em 15 de maio deste ano e promoveu, através de convênio com Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), o curso que habilitou o novo efetivo dentro da matriz curricular imposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. A capacitação ocorreu entre os meses de maio e setembro deste ano, na Academia da Polícia Civil de Sergipe (Acadepol).

A formação de 576 horas foi elaborada com objetivo de constituir um marco de referência para as ações formativas a serem empreendidas por todas as Guardas Municipais. A finalidade é contribuir para o fortalecimento e institucionalização do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP. Este curso contou com uma novidade em relação aos anteriores: a equipe docente foi formada por profissionais da própria GMA, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo da iniciativa foi possibilitar aos guardas uma visão diversificada e plural com todas as áreas do conhecimento.

As disciplinas proporcionaram aos guardas um currículo amplo, com conteúdos que valorizam capacidade crítica e criativa do profissional. Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa Social, organização da sociedade, conhecimentos jurídicos, técnicas e procedimentos operacionais, comunicação e tecnologias foram algumas das áreas contempladas na grade da formação. Todos os recém ingressos cumpriram ainda o estágio supervisionado para aprimorar as habilidades essenciais ao exercício da profissão. O efetivo foi distribuído em postos de serviços rigorosamente avaliados e identificados como estratégicos para consolidar todas as técnicas necessárias à rotina de trabalho do guarda.
Fonte: AAN

Suspeitos batem em carro da Guarda com veículo roubado em Vitória


Segundo agentes, houve perseguição após batida e veículo foi abandonado.
Criminosos conseguiram fugir e ainda não foram localizados.

Daniela CarlaDo G1 ES, com informações da TV Gazeta

3 comentários
Um carro roubado no início de agosto deste ano foi apreendido por agentes da Guarda Municipal de Vitória, neste domingo (29), na entrada do Bairro da Penha. A apreensão ocorreu após o veículo onde estavam os suspeitos bater na lateral da viatura. Os criminosos conseguiram fugir a pé e ainda não foram localizados pela polícia.
O agente Wanderley Neres contou que estava sendo realizada uma patrulha no bairro Itararé quando o veículo saiu de uma rua paralela e colidiu. Após isso, o carro roubado fugiu em direção ao Bairro da Penha.
Após uma verificação junto ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). “Descobrimos que o veículo havia sido roubado há algum tempo e a placa era de outro veículo de Cariacica. Dentro do carro havia um cheiro muito forte de entorpecentes”, falou.“Fomos atrás e eles entraram em uma rua por trás do Horto de Maruípe, achando que já tínhamos perdido eles de vista. Eles então entraram em uma rua sem saída, e quando chegamos atrás, abandonaram o carro e foram para o morro. Fizemos buscas, mas não localizamos os suspeitos”, disse.
Carro foi roubado em agosto desse ano, em Cariacica (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Carro foi roubado em agosto desse ano, em Cariacica (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Prefeitura prevê R$ 16 milhões para a guarda municipal de Joinville

01 de outubro de 20130
Como a lei da Guarda Municipal ainda não foi criada, a proposta de orçamento para o ano que vem da Prefeitura de Joinville não informa quantos profissionais serão contratados em 2014. Só aparece a previsão de despesa de R$ 16 milhões com a guarda a partir de 2014. A proposta foi enviada ontem.

Audiência será realizada para discutir uso de armas por guardas municipais


Encontro acontecerá nesta quarta-feira (2) às 9h na Câmara de Caruaru.
Objetivo é implementar, além de armas, equipamentos não letais.

Do G1 Caruaru

tópicos:
Guardas municipais vão utilizar armas não letais (Foto: Divulgação)Audiência deve discutir uso de armas pela Guarda
Municipal (Foto: Divulgação)
A Câmara de Vereadores de Caruaru, realiza nesta quarta-feira (2) uma audiência pública para discutir a liberação do porte de armas de fogo e o uso de equipanentos não letais por agentes da guarda municipal da cidade. O encontro deve começar às 9h na sede da Câmara Legislativa, que fica na Rua Quinze de Novembro, nº 501, no centro.

A audiência é aberta ao público e qualquer pessoa pode participar.
A audiência foi convocada pelo vereador Gilberto de Dora (PSB). De acordo com o vereador, foram convidados para participar da reunião CDL, ACIC, Sindloja, OAB, Polícias Civil e Militar, Ministério Público, juízes,  promotores, Sismuc e secretários municipais.

Segundo o vereador, os guardas municipais precisam de mais equipamentos para proteger o patrimônio público. "A intenção é que tenhamos uma discussão ampla. Queremos consultar a sociedade sobre a possibilidade de armar a guarda municipal. Depois dessa audiência deveremos encaminhar um relatório para o poder executivo decidir o que será feito com base no resultado dessa discussão", afirma.
A audiência terá ainda a presença de um guarda municipal de São Paulo que já viajou por outros estados do Brasil com palestras sobre o armamento dos agentes e a utilização de equipamentos não letais.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!