Cadastre seu Email

terça-feira, 1 de outubro de 2013

9/09/2013 - 17:04
Aracaju ganha reforço de 147 guardas municipais
Guarda municipal de Aracaju agora conta com 542 profissionais
 Espaço Emes foi palco de uma formatura emocionante para os novos guardas municipais (Fotos: Ascom/GMA)
A carreira de 147 guardas municipais (GMs) começou a tomar um novo rumo, já que estão devidamente habilitados para executar as atribuições específicas da categoria. Para marcar essa mudança, os recém-ingressos participaram da solenidade de formatura realizada no Espaço Emes onde reuniu o prefeito João Alves Filho, autoridades, instrutores e familiares para entrega dos certificados de conclusão do Curso de Formação, Capacitação e Atualização da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e imposição das insíguineas de guarda municipal da 3ª classe - GM1.

Com os recém-ingressos, a GMA, que antes tinha um efetivo de 395 GMs, passa a contar com um quadro de 542 profissionais. A disponibilidade dos membros formados proporcionará um significativo reforço na segurança municipal e acarretará no aumento da área de abrangência de atuação do órgão, pois será possível empregar o novo efetivo em escolas, unidades de saúde, mercados, terminais de integração, creches, praças e unidades administrativas da Prefeitura de Aracaju (PMA).

"Os desafios são enormes, mas nós da direção da GMA, em sintonia com a política de segurança cidadã defendida pela secretária da Defesa Social e da Cidadania, GeorlizeTeles, temos a certeza que alcançaremos resultados importantes e satisfatórios. A Direção confia no trabalho, na competência e nas habilidades deste novo grupo", declarou o diretor geral da GMA coronel Enilson Aragão. De acordo com o coronel, os novos GMs alcançarão uma nova etapa no processo de formação, já que, a partir da próxima terça, ingressarão efetivamente na escala de serviço. "Será o ponta pé inicial para a profissionalização, para vivência e para o firmamento da instituição, que está sendo visualizada de forma impactante pela sociedade", completou.

A GM Valéria Oliveira, porta-voz da turma, fez questão de frisar que a GMA faz parte do processo de municipalização da segurança pública, tornando-se parceira de outras forças da área com o objetivo de, juntas, ajudar a melhorar a satisfação dos aracajuanos. "Esperamos que as autoridades reconheçam sempre a nossa importância e não deixem que a autoestima caia, pois temos orgulho de carregar no peito o fato se sermos guardiões. Em contrapartida, podem contar conosco, como nosso empenho, dedicação e trabalho".

Dado o caráter pioneiro e a oportunidade, a turma fez questão de escolher um nome que os identificasse ao longo da história da GMA. Neste sentido, o grupo homenageou Fábio das Virgens Araújo que foi aprovado no concurso e convocado, porém, em virtude de óbito, não chegou a tomar posse. Para marcar essa iniciativa, a turma fez questão de entregar uma réplica da placa aos familiares do homenageado. Além da homenagem, os três primeiros colocados no curso receberam premiação.

Formação

Os GMs que se formaram foram excedentes do último concurso e aguardaram mais de um ano para a nomeação. Diante do objetivo de reduzir os índices de criminalidade na capital, o prefeito incorporou o grupo em 15 de maio deste ano e promoveu, através de convênio com Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), o curso que habilitou o novo efetivo dentro da matriz curricular imposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. A capacitação ocorreu entre os meses de maio e setembro deste ano, na Academia da Polícia Civil de Sergipe (Acadepol).

A formação de 576 horas foi elaborada com objetivo de constituir um marco de referência para as ações formativas a serem empreendidas por todas as Guardas Municipais. A finalidade é contribuir para o fortalecimento e institucionalização do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP. Este curso contou com uma novidade em relação aos anteriores: a equipe docente foi formada por profissionais da própria GMA, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo da iniciativa foi possibilitar aos guardas uma visão diversificada e plural com todas as áreas do conhecimento.

As disciplinas proporcionaram aos guardas um currículo amplo, com conteúdos que valorizam capacidade crítica e criativa do profissional. Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa Social, organização da sociedade, conhecimentos jurídicos, técnicas e procedimentos operacionais, comunicação e tecnologias foram algumas das áreas contempladas na grade da formação. Todos os recém ingressos cumpriram ainda o estágio supervisionado para aprimorar as habilidades essenciais ao exercício da profissão. O efetivo foi distribuído em postos de serviços rigorosamente avaliados e identificados como estratégicos para consolidar todas as técnicas necessárias à rotina de trabalho do guarda.
Fonte: AAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!