domingo, 9 de novembro de 2014

Cabo de Santo Agostinho tenta agilizar porte de arma para guarda municipal

Publicado em 20/10/2014, às 16h20 | Atualizado em 20/10/2014, às 16h23
Do NE10
A cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, tenta agilizar a liberação do porte de arma para a guarda municipal após a sanção da Lei 13.022/2014, no dia 8 de agosto, pela presidente Dilma.

Na última quarta-feira (16), o secretário de Defesa Civil do Cabo, José Leandro, esteve reunido na sede da Polícia Federal, no Recife, com a delegada Madeleine Campos. Foi discutido o andamento do laudo psicológico que credenciará os guardas ao teste prático de tiro.

Com a nova regra, além da segurança patrimonial, os guardas terão poder de polícia. Eles poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil. Os profissionais deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados.

Guardas municipais são detidos por se passarem por policiais civis na BA

Dupla foi capturada no último sábado com armas de fogo em Baixa Grande.
Conforme denúncia, suspeitos também conduziam viaturas padronizadas.

Do G1 BA
Dois guardas municipais suspeitos de agir como policiais civis foram detidos com dois revólveres calibre 38 no município de Baixa Grande, a cerca de 150 km de Salvador, no último sábado (18). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20) pela Polícia Civil (PC).
A dupla, capturada por uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) após denúncias anônimas, prestava serviços na Delegacia Territorial (DT) da cidade e, de acordo com a polícia, agia portando armas e conduzindo viaturas padronizadas da PC.
Conforme a polícia, ao contrário dos guardas civis de Salvador, que desde o início do ano já possuem autorização para trabalharem armados, os guardas de cidades do interior do estado ainda são impedidos de atuar com armas de fogo.

Um inquérito foi instaurado para apurar as denúncias. De acordo com a corregedora chefe da Polícia Civil, Heloísa Campos, caso fique comprovado que os guardas municipais se passavam por policiais civis, eles poderão ser indiciados por usurpação de função pública.
Os dois suspeitos foram levados para a 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba) e autuados em flagrante por porte ilegal de arma, mas, em seguida, foram liberados após o pagamento da fiança arbitrada no valor de R$ 500.
O titular da delegacia de Baixa Grande, delegado Almir Bispo da Silva Góes, foi ouvido na manhã desta segunda, na Correpol, e um procedimento administrativo foi instaurado para averiguar se ele sabia da situação.
De acordo com a Polícia Civil, caso fique comprovado que o delegado estava ciente da atuação irregular dos guardas, ele poderá responder a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), por atribuir autoridade policial a uma pessoa que não tem direito.
A reportagem tentou contato com o delegado Almir Bispo, mas até a publicação desta matéria não obteve êxito.
tópicos:

Com nova lei Guarda de São Roque começa a realizar comandos no trânsito da cidade




da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque
A Guarda Civil Municipal de São Roque, pretende aumentar ainda mais a atuação de combate ao crime na cidade, depois que uma lei federal foi sancionada pela presidente, dando poder de polícia à guarda. A nova legislação determina que os oficiais protejam tanto o patrimônio público, quanto a segurança das pessoas e a ordem em diversas áreas do município. A lei ainda insere os guardas municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública e permite que atuem na fiscalização do trânsito. Esse trabalho já começou a ser realizado em São Roque, após reunião entre o comando e o prefeito Daniel de Oliveira Costa.
Com o suporte da base móvel, os guardas realizam comandos em diversos pontos da cidade. Nos primeiros dias, os trabalhos ocorreram em São João Novo, com verificação de documentos e procedência de veículos e motos. “Esse suporte, em especial nas áreas próximas a divisas, inibe meliantes que muitas vezes se utilizam de carros e motos roubadas, para praticarem delitos, bem como faz com que motoristas zelem mais pela segurança, mantendo extintores em dia, bem como toda a parte estrutural do meio de locomoção. Muitos acidentes ocorrem pela falta de manutenção de um veículo ou motocicleta, e isso coloca vidas em risco. Buscamos orientar e mostrar a necessidade do bom comportamento de todos”, destacou o prefeito Daniel de Oliveira Costa.
De acordo com comandante da Corporação, Lourival Rosa, a lei vem contribuir para melhorar o desempenho do efetivo. “Com a nova regulamentação, aumentará o entrosamento com o trabalho das Polícias Militar e Civil. Em São Roque, a CGM sempre apoiou a PM na medida do possível, um trabalho conjunto, muito unido e excelente. Isso sempre ajudou a otimizar a prevenção da criminalidade, que é um dos segmentos mais importantes para a guarda”, conta.
A Guarda recentemente recebeu reforço na frota, armamento, fardamento, rádio, e reajuste salarial, além da volta a antiga sede na Estação. Um levantamento aponta que nos últimos 6 meses  o número de autuações e prisões pela GCM de São Roque mais do que dobraram após a corporação contar com estes investimentos. A corporação recebeu dois veículos Gol, duas Pálio Weekend, duas Duster, duas bases móveis e quatro motos. Recentemente, o prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, sancionou três importantes leis para a Guarda. O primeiro instituiu a ouvidoria e corregedoria, o segundo, estabeleceu o regimento interno da Guarda Municipal, e o terceiro, criou o regime disciplinar, instituindo entre outras coisas, o plano de carreira.

Homem é multado e incendeia viatura da Guarda Municipal

Antes, ele chegou a efetuar disparos contra os agentes; confusão ocorreu em Jacarepaguá, na noite desta quarta-feira

LUARLINDO ERNESTO
Rio - Inconformado por ter seu carro multado por guardas municipais, por volta das 23h desta quarta-feira, um homem ainda não identificado, de revólver em punho, resolveu tomar satisfação com os agentes da prefeitura do Rio. Ele saiu do prédio onde estava, na Rua Jaime Poggi, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, e disparou duas vezes contra eles. A arma falhou e os guardas se abrigaram na tentativa de se proteger contra novos tiros.
Homem atirou contra guardas e ainda ateou fogo contra viatura da Guarda Municipal em Jacarepaguá
Foto:  WhatsApp O DIA
Nesse tempo, o homem ateou fogo na viatura da Guarda Municipal. Outros guardas que estavam próximo ao local, reprimindo o estacionamento irregular, foram alertados por pedestres e correram até o veículo. Um dos guardas, identificado como Rinaldo, tentou retirar documentos e pertences do interior do carro em chamas, e acabou se ferindo. 
O incendiário fugiu do local e a polícia está tentado idenficá-lo. Procurada, a Guarda Municipal confirmou o ataque à viatura na Rua Jaime Poggi. O órgão afirmou que não havia guardas no interior do veículo. O caso foi registrado como dano ao patrimônio na 32ª DP (Taquara).  

Guarda Municipal finaliza curso de capacitação

19/10/2014
Ao todo, a turma é composta por 40 alunos, sendo policiais militares, policiais civis e bombeiros do 8º Batalhão
A Guarda Municipal de Uberaba finalizou o 2º módulo do curso de capacitação fundamentado no programa “Crack, é possível Vencer”. De acordo com informações da Prefeitura de Uberaba, durante as últimas quatro semanas, 32 guardas municipais participaram de aulas com disciplinas teóricas, como aulas sobre direitos humanos e como é feito o trabalho de uma polícia comunitária.
Ainda segundo a administração municipal, no final do curso, encerrado na última sexta-feira (17), foi realizado um trabalho operacional utilizando as táticas e técnicas de abordagem e emprego de armamento não letal nas operações. Ao todo, a turma é composta por 40 alunos, sendo policiais militares, policiais civis e bombeiros do 8º Batalhão.
O chefe de Policiamento da Guarda Municipal, Mário Nelson Emerenciano, aponta que os guardas da GM já esperavam por esse tipo de treinamento há algum tempo e esse é apenas um de uma série prevista de treinamentos e ações que o governo municipal oferecerá na guarnição. “Com certeza, estaremos, a partir de agora, com a guarda ainda mais preparada e atuante para auxiliar na proteção do cidadão de Uberaba, cumprindo o seu dever legal de sempre oferecer proteção à população”, concluiu Mário Nelson. (DC)

Em Niterói, PM e Guarda Municipal se unem

Espaço da linha+-ATamanho da fonte+-Imprima esta matéria
Em Niterói, PM e Guarda Municipal se unem
Matérias relacionadas
A Polícia Militar e Prefeitura de Niterói inauguraram, no último fim de semana, um projeto piloto para aumentar o policiamento em Icaraí, na Zona Sul. Desde a última sexta-feira, as cabines da PM, antes inutilizadas, vão voltar a funcionar 24 horas com contingente da Guarda Municipal. Para resolver o problema da falta de mobilidade dos agentes baseados nessa unidade, uma viatura estará disponível com um comunicação direta.
“Como essa parceria, vamos estar mais presentes na rua. Primeiro é um piloto, mas a intenção é estender. A reativação das cabinas significa ter novamente a referência para a população. Como quem fica baseado acaba não podendo deixar o local, teremos uma viatura disponível, com link direto, ou seja, sem precisar passar pela sala de operações. Isso vai dar mais agilidade em caso de necessidade”, explica o coronel Gilson Chagas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
As cabines caíram em desuso sob o argumento de aumentar o contingente circulando pelas ruas, mas, ao mesmo tempo, o equipamento inutilizado alimentava sensação de ausência do estado. Foi uma das opção do coronel Chagas, segundo ele, para melhorar o policiamento.
“É uma questão de preferência. Com uma dupla de policiais, eu tenho uma viatura na rua, rodando, com maior poder de ação. Uma cabine pede a mesma quantidade de agentes, mas eles ficam estáticos. Para mim, policiamento é dinâmico. Antes, eram apenas uma referência para a população. A ação dos policiais era extremamente limitada”, conclui.
Em Maricá, o Posto Policial localizado na Avenida Beira Mar com a Rua 83, no bairro Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, não encontra-se em funcionamento. Uma boa ideia seria fazer a mesma parceria em Maricá, com contigente da Guarda Municipal patrulhando e marcando presença na região litorânea e com conexão direta com a Polícia Militar, principalmente nos fins de semana e feriados.

Assalto em peixaria de MT termina em tiroteio entre guardas e ladrões

Três homens armados tomaram joias, celulares e pertences de clientes.
Quarenta estavam na peixaria que foi assaltada em Várzea Grande.

Do G1 MT
Guardas apreenderam um adolescente suspeito de participar de assalto em Várzea Grande (MT). (Foto: Reprodução/ TVCA)Guardas apreenderam um adolescente suspeito de
participar de assalto. (Foto: Reprodução/ TVCA)
Um assalto em uma peixaria terminou em tiroteio e a apreensão de um adolescente, na noite desta terça-feira (28), na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. De acordo com a Guarda Municipal, três assaltantes armados invadiram o estabelecimento e fizeram um arrastão nos clientes do local. Dois suspeitos conseguiram fugir após o tiroteio.
O caso foi registrado no Bairro Água Limpa, região central de Várzea Grande. Guardas municipais passavam pelo bairro e foram chamados por um motociclista que presenciou o assalto. Aproximadamente 40 clientes estavam na peixaria e tiveram joias, celulares e pertences tomados pelos suspeitos. Algumas das vítimas relataram que os suspeitos agiram com violência e estariam sob efeito de drogas. Um dos clientes disse que um assaltante o ameaçou colocando o cano da arma colocado dentro da boca.
"Três homens armados renderam os clientes e fizeram um arrastão. Na fuga eles roubaram um carro de um cliente. Quando os suspeitos viram a Guarda Municipal acabaram batendo em um outro carro e em um muro. Eles sacaram as armas e atiraram contra os guardas. Nós revidamos e dois deles conseguiram fugir", relatou o guarda municipal Márcio Profeta da Cruz. O guarda não soube dizer se algum dos assaltantes ficou ferido nos disparos.
Adolescente foi apreendido com um revólver após assalto. (Foto: Reprodução/ TVCA)Adolescente foi apreendido com um revólver após
assalto. (Foto: Reprodução/ TVCA)
Os clientes e funcionários da peixaria foram para os fundos do restaurante durante o tiroteio e se abaixaram para se proteger. Um adolescente de 17 anos tentou fugir através do telhado e foi detido pelos guardas municipais. A princípio ninguém se feriu durante o tiroteio.
Com o adolescente os guardas apreenderam um revólver e equipamentos eletrônicos que foram devolvidos às vítimas.
Até a manhã desta quarta-feira (29) os outros dois assaltantes continuavam foragidos.
tópicos:
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!