segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Internação obrigatória para viciados

Operação contra mototaxistas clandestinos

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 14 são brasileiras, diz estudo de ONG mexicana. Goiânia está entre elas.

Policial não aceita multa e apreende bloco de guarda no ES

Um policial civil e um guarda municipal se desentenderam sobre uma multa de trânsito e o caso acabou na delegacia, em Vitória. Na noite de sexta-feira, o policial teria parado o carro em um local irregular, o que motivou a atitude do agente da cidade de multá-lo. Mas o dono do veículo teria se revoltado e apreendido o bloco de multas do guarda. As informações são do secretário municipal de Segurança Urbana, Alcenir Pantaleão Sobrinho, que ouviu o relato do inspetor do agente.

Sem o bloco, o que impossibilitaria seu trabalho, o guarda contatou o inspetor, que instruiu o agente a registrar um boletim de ocorrência do fato. Ao chegar no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da capital do Espírito Santo, o funcionário de Vitória encontrou com o policial, que chegara antes e registrava a sua versão do acontecido. O delegado de plantão, Márcio Lucas Malheiros de Oliveira, teria tentado mediar, mas não houve acordo e BO foi registrado.

O secretário Sobrinho afirmou que na segunda-feira analisará o boletim de ocorrência e ouvirá o agente. Se houver responsabilidade deste último, será solicitada a abertura de uma sindicância administrativa. Por outro lado, se for constatado que o abuso de autoridade foi do policial civil, será pedido que a Corregedoria da PC assuma o caso

TRÂNSITO População de Volta Redonda aprova atuação da Guarda Municipal em acidentes Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,51382,Popula

Publicado em 13/1/2012, às 20h05 Última atualização em 13/1/2012, às 20h05

Volta Redonda

A prefeitura divulgou hoje um estudo realizado com motoristas envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas para saber qual é avaliação sobre a ação da Guarda Municipal nestes casos, mais especificamente na confecção e andamento do Brat (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito). Foram ouvidas 753 pessoas atendidas pela corporação ao longo de 2011, e o grau de satisfação atingiu 95,5% somando aqueles que consideram o serviço bom (45,7%) e ótimo (49,8). Desde agosto de 2009 que a Guarda se tornou responsável pela confecção do Brat, após assinatura de um convênio com o comando da Polícia Militar. A medida já estava prevista pelas autoridades fluminenses de Segurança Pública, com objetivo de liberar mais policiais para trabalhar nas rondas ostensivas. Só que isso só começou a valer de verdade em todo o estado em dezembro do ano passado. Em Volta Redonda a iniciativa foi aplicada mais cedo, logo após a chegada do novo comandante da Guarda, Luiz Henrique Barbosa, que é major da Polícia Militar e atuou na Corregedoria do Detran-RJ. A pesquisa foi dividida em pelo menos três etapas principais, na avaliação do comandante da Guarda. Além de medir a satisfação da população que efetivamente precisou do serviço, o estudo buscou saber a agilidade da corporação no atendimento e o efeito da desburocratização pela entrega on-line do Brat. A grande maioria dos entrevistados (69,59%) afirmou que a viatura da GM chegou ao local do acidente 15 minutos após a comunicação do fato. Outros 15,98% das pessoas ouvidas disseram que este tempo foi de 30 minutos. Apenas 2,14% esperaram uma hora ou mais. Uma outra novidade com a entrada da Guarda Municipal no atendimento aos acidentes sem vítimas é a disponibilidade do Brat pela internet. O comando da corporação solicitou que os próprios guardas avisassem sobre a nova ferramenta e, com isso, 63,74% dos entrevistados disseram ter obtido o documento pelo portal da prefeitura na rede mundial. Outros 9,55% foram até a sede da Guarda Municipal para conseguir o boletim, enquanto 23,98% nem se deram ao trabalho de pegar a cópia a que tem direito. A média diária em Volta Redonda de acidentes de trânsito sem vítimas é de oito - cerca de 240 acidentes por mês. Esse número sobe para 250 ou dez acidentes/dia no mês de dezembro. De 2009 até o fim de dezembro a GM atendeu a 6.439 acidentes sem vítimas.

Comparativo mostra que serviço está em evolução

Uma pesquisa semelhante foi realizada em 2010, quase um ano depois da Guarda Municipal assumir o serviço. O comparativo mostra evolução do trabalho feito pela corporação nas ruas. Em 2010, 39,81% dos acidentados consideravam o atendimento ótimo e 51,94% como bom. Apenas 31,5% dos entrevistados tiraram a cópia do Brat pela internet. Na época, 49,51% dos motoristas envolvidos em acidentes sem vítimas disseram que a guarda chegou ao local em 15 minutos, 12,62% após meia hora e 5,34% em 60 minutos. Os números foram comemorados pelo comandante da Guarda. O trabalho do agente no local do acidente também é avaliado de maneira constante pelo comando da corporação. Uma das perguntas é sobre o motorista ter percebido alguma "anormalidade" no atendimento feito pelo guarda. Tanto na pesquisa de 2010 (95,63%) quanto na de 2012 (97,27%) a grande maioria dos entrevistados disseram não ao questionamento. Em 2010, 82,52% afirmaram que o guarda se identificou corretamente no momento de iniciar o boletim. Esse número saltou para 91,81% em 2012.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,51382,Populacao-de-Volta-Redonda-aprova-atuacao-da-Guarda-Municipal-em-acidentes.html#ixzz1jdkHYuON

Colinas do Tocantins terá guarda municipal

Colinas do Tocantins terá uma Guarda Municipal, tendo caráter preventivo e educativo, integrando desta forma um sistema articulado e cooperativo de segurança pública. Entre as competências da Guarda Municipal, está a fiscalização, organização e orientação do tráfego de veículos na cidade; proteger o patrimônio histórico cultural; a proteção dos bens, serviços e instalações do Município e também do Es tado, incluídos os da administração direta, indireta e fundacional.

A Lei nº 1.198 foi sancionada pelo prefeito José Santana Neto, a qual especifica a criação, a competência, a estrutura funcional e como será este serviço. A criação da Guarda está de acordo com o art. 6º, III, da Lei Federal nº 10.826, a qual dispõe que o Município que não tiver população superior a 500 mil habitantes, poderá criar uma Guarda Municipal, com uma corporação dotada exclus ivamente de armas não letais.

O efetivo será composto por 40 guardas municipais, sendo 30 homens e 10 mulheres. A corporação terá um comandante, sub-comandante e um inspetor chefe. A Guarda terá dois carros e duas motos. Os requisitos para ocupar o cargo de guarda municipal são: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter idade mínima de 18 anos; estar em gozo dos direitos políticos; estar quite com as obrigações militares; ser julg ado apto em exame de sanidade física e mental; ter bons antecedentes fornecido pela polícia Estadual e Federal; ter concluído o ensino médio e habilitar-se previamente em concurso público.

De acordo com o prefeito José Santana Neto, a guarda é o início da estratégia do Município de oficialmente proteger o patrimônio público e fiscalizar o trânsito no município. “A implantação está em fase de estudo, no qual estão sendo preparados o processo seletivo e o planejamento de formação”, explicou.

Ainda segundo Santana, será feito um processo seletivo para contratar, pelo período de seis meses uma primeira equipe, a qual iniciará os trabalhos. “Após a realização do concurso público, serão nomeados os efetivos para a Guarda Municipal”, completou.

Muda comandante de guarda municipal em Várzea Grande

Lourinei do Santos Silva assumirá, amanhã, o comando da Guarda Municipal de Várzea Grande. A posse está marcada para 10h, no gabinete do prefeito Sebastião do Reis. O novo chefe é servidor de carreira na guarda e atua, também, na Defesa Civil do município. Nos últimos 11 meses, a guarda era comandada por João José Mendanha. A mudanção tem como objetivo aumentar a segurança e ordem pública, informa assessoria.

QUEREMOS O RETORNO DA ROMU DA GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ

Meus Amigos, Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online: «QUEREMOS O RETORNO DA ROMU DA GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ» http://www.peticaopublica.com.br/?pi=romu Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras. Assina o abaixo-assinado aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=romu e divulga-o por teus contatos. Obrigado. ademilson garibaldi

MAIS UM TRAFICANTE NA CADEIA GUARDA MUNICIPAL DE FRANCO DA ROCHA

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!