sábado, 19 de janeiro de 2013


Pantaleão assume comando da Guarda Municipal

Ataíde Pantaleão disse que irá cumprir as diretrizes traçadas pelo prefeito Beto Preto

TNOnlineDa Redação
  
Credito: Josias Profeta Prefeito Beto Preto empossa Ataíde Pantaleão no comando da Guarda Municipal (Josias Profeta)
O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT) acaba de nomear, interinamente, o agente Ataíde Pantaleão para o comando da Guarda Municipal de Apucarana. “Nós almejamos um trabalho mais humanizado da GM, com uma maior aproximação da comunidade e, neste primeiro momento, confiamos esta missão ao Pantaleão que já havia sido o primeiro comandante da corporação”, justificou Beto Preto.

Segundo ele, um decreto já está tramitando na Câmara Municipal e, a partir de agora a Guarda Municipal estará sob a égide do gabinete do prefeito, deixando de estar ligada à estrutura administrativa do Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento (Idepplan).

Ao mesmo tempo, Beto Preto reiterou seu compromisso de abrir concurso para ampliar o efetivo da GM. Atualmente, a guarda mantém apenas 31 agentes. “O objetivo é mudar o foco da Guarda Municipal, priorizando a segurança nas escolas, prevenindo contra as drogas e manter a segurança dos próprios públicos”, anunciou o prefeito.

Beto acrescentou ainda que determinou um monitoramento mais efetivo no terminal urbano, principalmente nas quartas-feiras e sábados, quando é realizada no local a feirinha dos produtores rurais.

Ao receber o comando da GM, Ataíde Pantaleão disse que irá cumprir as diretrizes traçadas pelo prefeito Beto Preto, em relação às escolas, praças e prédios públicos.

8/01/2013 -- 17h01
Dois são presos após troca de tiros com Guarda Municipal
Rodrigo Batista - Redação Bonde
 

Dois homens foram presos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, após uma troca de tiros com guardas municipais da cidade. O confronto ocorreu na madrugada de sexta-feira (18), no bairro Borda do Campo. Dois outros suspeitos fugiram após a troca de tiros e ainda são procurados.

No início da madrugada, uma viatura da Guarda Municipal, que fazia patrulhamento na região da Borda do Campo, avistou uma caminhonete carregada com pneus. Dois outros veículos acompanhavam o carregamento de pneus em uma espécie de escolta, segundo o guarda municipal Jacomel, que esteve na ação.

Depois de passarem pelos três veículos, os guardas na viatura da GM de São José dos Pinhais decidiram retornar e acompanhar o comboio. "Quando perceberam a viatura, eles empreenderam fuga e começamos um acompanhamento tático". A perseguição seguiu até uma área de invasão do bairro, quando um dos veículos que fazia a escolta da carga colidiu.

Após a colisão, dois suspeitos que estavam na caminhonete desceram do veículo e iniciaram atiraram contra os guardas municipais. "Os dois conseguiram fugir, mas prendemos os dois que estavam nos carros de acompanhamento da carga", disse Jacomel. Foram presos Diego da Silva e Renato Vaz que, segundo Jacomel, já tinham passagem pela polícia por tráfico de drogas.

Os dois suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais, junto com a carga da caminhonete, que foi abandonada pelos suspeitos que fugiram após o tiroteio. No veículo, havia 70 pneus, segundo o guarda municipal. Durante a noite, os guardas pediram reforço no local para localizar os homens que fugiram, mas ninguém foi encontrado.
Publicado em: 19/01/2013 08:23:44
Guarda municipal de Estância faz treinamento para atuar em praias

Visando oferecer um serviço decente e de qualidade voltado para os banhistas que freqüentam as praias de Estância, a Prefeitura Municipal, através da Guarda Municipal esteve realizado na tarde desta quinta-feira, 17, mais um treinamento de técnicas básicas, visando atuar na parte de prevenção de acidentes por afogamentos.
Esse treinamento teve como local, a maré do povoado Miranguinha, na qual uma parte dos membros da GME esteve desenvolvendo uma série de atividades táticas.
Alguns membros da Guarda Municipal irão formar um agrupamento de salva vidas para atuarem, principalmente durante os festejos carnavalescos que acontecem nas praias estancianas.
As praias do Abaís e Saco, contarão com esse serviço da GME, que terá uma parceria com o Corpo de Bombeiros e também com os agentes da SMTT.
 

18/01/2013 -- 12h03
Defesa Social vai convocar mais 100 guardas municipais
Viviani Costa - Redação Bonde
 

O coronel Rubens Guimarães assumiu oficialmente a Secretaria Municipal de Defesa Social na manhã desta sexta-feira (18) e já anunciou que pretende convocar mais 100 guardas municipais aprovados no último concurso. Outros 100 profissionais já seriam convocados a pedido do prefeito Alexandre Kireeff. Com isso, o efetivo que hoje é de 191 guardas pode chegar a quase 400. 

A intenção é realizar um treinamento completo com aulas de tiro. "Não é questão de ser contra ou a favor à guarda armada. Nós temos que promover o curso de treinamento. Temos armas e munições para isso. Não significa que nós vamos armar a guarda, mas eles precisam estar preparados para o uso do equipamento", destacou o secretário.

Rubens Guimarães contou que ainda não conversou com os representantes da empresa Delmondes e Dias, responsável pelo primeiro curso de formação da guarda, sobre as aulas de tiro que não foram ministradas. A prefeitura pagou o valor integral do contrato, mas a empresa alega que, na época, o município não disponibilizou armas e condições necessárias para a realização do curso completo. 

O coronel assume a pasta em meio ao descontentamento dos guardas municipais que deixaram de fazer a segurança nas ruas para vigiar prédios públicos de Londrina. Guimarães reforçou que a mudança é amparada pela legislação e deve permanecer. Ele pretende ainda aproximar os guardas da comunidade.

O novo secretário tem 61 anos e nasceu em Centenário do Sul (91 km ao norte de Londrina). Ele é formado em direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e já comandou a 2ª Companhia de Polícia Rodoviária e o 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina.

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL Edital SEPLAG/SEDS Nº 03/2012, de 30 de agosto de 2012

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL Edital SEPLAG/SEDS Nº 03/2012, de 30 de agosto de 2012
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!