quinta-feira, 22 de março de 2012

VOLTA REDONDA Menor é apreendido com réplica de revólver em escola no Conforto
Publicado em 21/3/2012, às 17h33

Volta Redonda

Um adolescente, de 13 anos, foi apreendido na tarde desta quarta-feira (21), por Guardas Municipais. Segundo informações, o menor estava com uma réplica de um revolver dentro do Colégio Presidente Roosevelt, no bairro Conforto.

A Guarda Municipal conduziu o adolescente para a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), porque segundo informações o jovem teria ameaçado uma funcionária da escola que viu o menino com a réplica e o entregou para a direção da escola.

Depois de tomar o depoimento dos envolvidos, a delegada Giselle do Espírito Santo irá encaminhar o caso para o juizado da infância e juventude. A réplica do revólver será apreendida.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,54510,Menor%20e%20apreendido%20com%20replica%20de%20revolver%20em%20escola%20no%20Conforto.html#ixzz1prky0xmy

Homem é preso após ameaçar guardas municipais com pistola

Assessoria de Comunicação do Ronda / BPCom

Homem ameaça guardas municipais com pistola e é preso por policiais do Ronda do Quarteirão nesta madrugada, no município de Cascavel.

O homem que ameaçou de morte dois guardas municipais foi preso durante um cerco realizado por policiais do ronda, que receberam a informação de que o acusado estaria fugindo em um veículo em direção à Fortaleza.

De acordo com o Ronda do Quarteirão, os guardas estavam trabalhando na praça central do município, quando o homem teria começado as ameaças sem motivos aparentes.

Os policiais apreenderam com ele uma pistola calibre 380 e o encaminharam à Delegacia Metropolitana de Maracanaú.

GCM de Santo André trabalha sem credencial

Há cinco meses, 136 guardas-civis municipais da 3ª Classe de Santo André, formados em outubro de 2011, trabalham sem a credencial registrada e emitida pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. A carteira é o que comprova o exercício da função pelo servidor público, além de identificá-lo perante à sociedade. Somente agora a corporação começou a convocar os guardas para apresentação da lista de documentos.

No fim de semana, um guarda-civil passou por situação delicada ao ser abordado durante a folga, em posse da arma funcional, pela Polícia Militar. Sem a credencial, só não foi encaminhado à delegacia pelo fato de estar com o documento que atesta o porte de arma. Questionado, o comando da corporação da GCM (Guarda Civil Municipal) informou não ter conhecimento do fato. Porém, afirmou que as credenciais "estão em fase de emissão".

Para o guarda-civil Carlos Alberto Pavan, licenciado para exercer a função de diretor no Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos), trata-se de situação irregular. "A credencial já deveria estar pronta e entregue pelo comando da corporação. O lapso de tempo é grande, desde o término do curso de formação (de 25 de abril a 18 de outubro de 2011)", afirmou.

A equipe do Diário confirmou com vários guardas, em trabalho pelos espaços públicos da cidade, sobre a falta do documento. Eles não serão identificados porque ainda estão em estágio probatório. Um ofício, assinado pelo inspetor do setor de identificação, bélicos e porte, João Castilione Filho, datado em 14 de março, solicita os documentos para a credencial (veja acima).

Apesar da demora em solicitar aos guardas-civis os documentos - que depois serão enviados à Polícia Civil -, o ofício informa que o não cumprimento do pedido implicará em transgressão disciplinar, conforme o artigo 18, do regulamento interno da GCM.

O diretor sindical ainda apontou que outros 80 guardas, da turma de 2009, estão com "a credencial vencida desde 13 de agosto de 2011" - algumas carteiras tinham validade entre dois e três anos. A Prefeitura não confirmou.

O Dird (Departamento de Identificação e Registros Diversos), órgão de apoio de execução da Delegacia Geral de Polícia, informou ontem, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que só emite o certificado de regularidade profissional a partir da chegada dos documentos pelo município. O que ainda não ocorreu por parte de Santo André. Após checagem, a credencial tem prazo de uma semana para ser confeccionada, segundo o departamento.

Guarda Municipal Comunitária De Santana De Parnaíba Frustra Assalto À Agência Bancária Na Fazendinha

A Guarda Municipal em contante patrulhamento na cidade, ouviu o estrondo e se dirigiu para o local, quando foram recebido à tiros de fuzil

Uma rápida ação da Guarda Municipal Comunitária (GMC) de Santana de Parnaíba colocou fim, na madrugada de terça-feira (20/03), a uma tentativa de assalto a caixas eletrônicos do banco Bradesco, localizado na Avenida Tenente Marques, 4.784, na região da Fazendinha.

De acordo com boletim de ocorrência fornecido pela GMC, por volta das 3h15 da manhã, os guardas Saulo e Gilmar Moreira faziam patrulhamento na região, quando ouviram um forte estrondo, seguido de duas explosões. Ao se dirigirem ao local, foram recebidos com tiros de fuzis e espingardas calibre 12.

Com a presença dos guardas no local, a quadrilha, composta por diversos indivíduos, entraram em dois carros, não identificados, e fugiram, sem conseguir concluir o roubo. Em seguida, a Polícia Militar chegou ao local e iniciou uma busca aos assaltantes, que, até o fechamento desta matéria (20/03), não tinham sido localizados.

O atentado, sem vítimas, deixou a fachada do banco e três caixas eletrônicos destruídos. Ainda de acordo com a GMC, não é possível saber se houve mais algum prejuízo, pois a instituição não havia apurado o prejuízo econômico.

Essa é a primeira vez que a cidade sofre esse tipo de ação. Nos últimos dois anos, tem sido bastante comum esse tipo de ataque a agências eletrônicas, com explosivos.

Guarda Municipal em frente a Agência Bancária em Santana de Parnaíba que sofreu a tentativa de assalto

Segundo informações apuradas pelo estadão.com.br, esse foi o 31º ataque a caixas eletrônicos na capital e região metropolitana, durante o período noturno, em 2012. Foram 12 casos no município de São Paulo e outros 19 nas cidades de Guarulhos (3), Cotia (3), Osasco (2), Santo André (2), Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Carapicuíba, Barueri, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Vargem Grande Paulista e Mauá. Em 2011, ocorreram, pelo menos, 145 casos na região metropolitana.

Para o comandante da GMC Luís Carlos da Rocha, esta reação da guarda demonstra o quanto a Prefeitura de Santana de Parnaíba está preocupada com a segurança da cidade e tem investimento pesado na área. “Nós temos viaturas da GMC fazendo patrulhamento na cidade inteira 24 horas por dia. Os guardas costumam chegar ao local em determinadas ocorrências muito rapidamente. Isso demonstra o quanto a segurança é prioridade para a municipalidade”, conclui.

Por: Regiane Castanon
Fotos: Guarda Municipal Comunitária

Cidade
Guarda Municipal participa de capacitação com a PMBA Publicada: 21/03/2012 18:29| Atualizada: 21/03/2012 18:27

Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) participa do processo de capacitação “Caravana do Conhecimento 2012”, organizado pela Polícia Militar da Bahia para alunos soldados e bombeiros em fase de formação. Com o tema Atuação das Guardas Municipais na Segurança Pública, os GMs já se apresentaram no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP- Ondina e Lauro de Freitas); na Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa – Pituaçu); na 36ª CIPM, em Dias d´Ávila; na 14ª CIPM, em Lobato; e nos 10º GBM e 22ª CIPM, ambos em Simões Filho.

Divididos em três grupos de palestrantes formados pelos GMs João Neto, Leonardo Araújo, Carlos Damasceno, Vagner Santos, Wilder Paz e Cristiano Leal, a iniciativa visa discutir questões pertinentes às atribuições, legislações, competências da GMS, assim como as atividades desenvolvidas pelas demais guardas pelo Brasil. A ideia principal é apresentar os fundamentos que normatizam e legalizam a atuação, com o intuito de desenvolver uma visão mais apurada e integrada das ações entre os órgãos.
“Esta parceria é muito proveitosa para a qualificação e troca de experiências entre todos nós”, afirma o gerente de Prevenção à Violência da Guarda Municipal, João Neto. “É uma iniciativa ímpar das corporações, na qual os benefícios serão transferidos à população de Salvador”, reiterou o subgerente Leonardo Araújo, ao reforçar a vivência diária entre GMs e PM nas ruas de Salvador.
Satisfeito com a concretização do projeto, anunciado desde sua primeira visita ao comandante-geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, no Quartel dos Aflitos, logo após o Carnaval 2012, o gestor da Guarda Municipal de Salvador, coronel Sérgio Raykil, acredita no fortalecimento de ambas as instituições “A união e colaboração dos órgãos esclarecem o âmbito de atuação de cada uma para um melhor desempenho de suas respectivas atividades”. Para o capitão PM Gilbervan Menezes, a troca de informações contribui para um melhor entendimento da atuação da GMS, através da prevenção à violência como força complementar à Polícia Militar. “Qualquer ajuda é bem-vinda para trabalhar a favor da população”, conclui.
Os guardas municipais de Salvador prosseguem ainda com as palestras nos dias 22 (Batalhão de Polícia Rodoviária de Valéria e 10ª CIPM de Candeias); 23 (12ª Batalhão de Polícia Militar, em Camaçari); e 26 (Batalhão da Polícia de Choque, em Lauro de Freitas).
21/03/2012 às 19h07min - Atualizada em 21/03/2012 às 19h07min
Homem sofre convulsão em Porto Alegre ao ser atingido por Taser


Um homem sofreu convulsões após ser atingido por uma arma de choque --da marca Taser-- no centro de Porto Alegre (RS).


Segundo informações da Guarda Municipal, na tarde da última sexta-feira (16) Everaldo Carvalho Alves, 32, estava com um grupo que tentava fazer fogo para um churrasco na praça da Alfândega.


Guardas municipais tentaram impedir a ação. Depois de um início de tumulto, Alves se aproximou de um dos guardas, que disparou a arma de choque.


Em seguida, o homem começou a sofrer convulsões. A Brigada Militar, órgão equivalente à Polícia Militar no RS, foi chamada para socorrer Alves.


Alves foi levado para atendimento ao Hospital de Pronto Socorro, onde passou por exames. Ele foi liberado cerca de uma hora depois.


Ainda não há informações sobre o que causou as convulsões. Testemunhas que estavam no local disseram aos policiais que o homem tinha problemas cardíacos e usava um marcapasso.


O comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Roben Martins, disse que essa foi a primeira vez que esse tipo de arma --considerado não letal-- foi utilizado desde sua aquisição, em outubro de 2011.


Ao todo, 120 guardas foram treinados para usar o equipamento. A Corregedoria da Guarda Municipal investiga o caso.


OUTRO CASO


O uso das armas de choque voltou a chamar atenção no domingo, quando um estudante brasileiro morreu após ser atingido por disparos da arma da Taser em Sydney, na Austrália.


Roberto Laudisio Curti, 21, foi atingido por policiais. Ele é suspeito de furtar um pacote de bolachas de uma loja de conveniência e depois fugir. Amigos disseram que ele foi morto por engano.



SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!