sexta-feira, 6 de julho de 2012

São josé dos Pinhais



Bicicletas ajudam a garantir segurança

Já está em operação no Parque de São José dos Pinhais a ciclopatrulha da Guarda Municipal, que fará o patrulhamento utilizando bicicletas como meio de locomoção. Um meio ecologicamente recomendável e que ainda possibilita uma maior interatividade com os usuários do Parque.


De acordo com o diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Cel. Altair Mariot, o objetivo das secretarias municipais de Segurança e Meio Ambiente é realizar um trabalho mais humanizado, mais próximo das pessoas. “Começamos com uma dupla de guardas que percorrerão todos os espaços do parque, inclusive onde não é possível o acesso com carro ou motocicleta”, explica Mariot.





Secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, secretária municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira, diretora geral da secretaria de Segurança, Célia Milano e Cel. Altair Mariot, diretor da Gurda Municipal, acompanham o início do patrulhamento da ciclopatrulha no Parque São José dos Pinhais.

Para a primeira dupla de guardas municipais que estreiam nesta modalidade de patrulhamento, Ricardo Lex Poli e Andreo de Souza, além de ficarem mais perto das pessoas, o que estreita os laços do poder público com a população, também será importante o incentivo à prática de exercício físico. “Sabemos que todo o tipo de exercício físico é importante, mas a bicicleta também é utilizada efetivamente como deslocamento para o trabalho de muitas pessoas, além do exercício, inclusive para o nosso agora”, ressalta Anderson.











Em entrevista, Coronel Silas revela novidades da GCM



Na manhã desta quarta-feira, dia 4 de julho, o Tenente Coronel da Reserva, Silas Santana, atual secretário de segurança pública de Taboão da Serra concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense sobre diversas novidades e assuntos polêmicos que envolveram a Guarda Civil Municipal nos últimos meses.


Entre os temas abordados estão o número de homicídios na cidade que cresceu nos últimos meses, os investimentos em tecnologia para as viaturas, coletes a prova de bala com a validade vencida, recrutamento de novos policiais e recursos do governo federal para a estruturação da Guarda Civil Metropolitana no município.



A seguir, a entrevista:



O Taboanense: Atualmente muitas pessoas conseguem acessar a rádio frequência da polícia, interferindo no trabalho de vocês. Uma solução para o problema seria a implantação do sistema de rádio digital, que impossibilita interferência de sinais cruzados e que dá acesso a toda a região. Existe alguma previsão para que a cidade de Taboão da Serra receba esse recurso tecnológico?



Coronel Silas: a implantação da rádio digital está em fase de concretização. Pois a parte de licitação já foi feita e a empresa já foi homologada na questão de equipamentos e materiais. Mas, esse procedimento precisa da autorização da Anatel, pois é a responsável pelo funcionamento dos canais para a Guarda Municipal. Segundo a empresa, o Luiz, que é o proprietário, diz que essa autorização gira em torno de uns 45 dias, mais ou menos. Saindo essa autorização, em aproximadamente dois meses estaremos com todos nossos rádios digitalizados, inclusive com os Tablets em nossas viaturas.



Foto: Eduardo Toledo



Coronel Silas Santana, secretário municipal de segurança pública



De onde exatamente vem o investimento para a implantação desse sistema?



O investimento é verba federal. É um investimento que foi liberado em novembro do ano passado no valor de R$1.432.000,00 do Ministério da Justiça.



Esse investimento foi feito apenas para a Guarda Civil Municipal ou também para a Polícia Militar?



Apenas para a Guarda Civil Municipal.



Coronel Silas, como você descreve o atual sinal de transmissão analógico da polícia na cidade?



No nosso sistema analógico de hoje, a maior parte da cidade não consegue pegar o sinal. Cerca de um ou dois quilômetros daqui, o rádio já não consegue funcionar com a nossa Central. Por isso que vamos implantar o novo sistema digital, com a implantação de três antenas nos pontos mais altos da cidade, a recepção e a rapidez da comunicação vai ser espetacular.



Em relação ao contingente de viaturas que a GCM possui, hoje, qual o número de veículos que estão nas ruas e se há previsão de compra de novos veículos?



No momento, temos 19 viaturas na cidade. Referente ao problema das novas aquisições, nós acabamos de enviar para Brasília um novo projeto para a captação de recursos para a inspetoria de trânsito e meio ambiente. Na criação desse projeto, estamos pedindo cinco viaturas grandes (caminhonetes com cabine dupla), oito viaturas de pequeno porte e duas motos, para fazer frente a essa demanda para cuidar especificamente do meio-ambiente e trânsito de Taboão da Serra.



Já existe previsão para a chegada dessas novas viaturas?

Não existe uma previsão, pois depende da liberação do Ministério da Justiça. Mas, o importante é que o projeto já foi encaminhado e, agora, vai para a análise deles.



Como está sendo a seleção de novos profissionais que vão compor o plantel da GCM?



No último dia 29 de junho, foi homologado o concurso de mais 59 GCMs, que foram aprovados. Além disso, temos 10 guardas que estão se formando, nesta semana, em avaliação feita em Osasco. Inclusive, nós vamos dar posse para eles no próximo dia 17 de julho no Cemur e a solenidade será feita às 9 horas da manhã. Já a contratação dos 59 GCMs aprovados, ainda depende da iniciativa do prefeito para convocá-los para tomar posse, pois isso incide em gasto público.



Existe uma denúncia que alguns guardas estariam usando coletes à prova de balas com a validade vencida. Caso essa informação seja verdadeira, quais são as providencias a serem tomadas na compra de novos equipamentos de segurança?



Infelizmente nós temos guardas que estão com os coletes vencidos e, um caso curioso, de um guarda que se negou a entregar esse colete para a gente. Nós fomos até a sua casa para retirar o equipamento, mas ele não quis entregar para a gente. A gente até suspeita que essa pessoa tenha dilacerado o colete e criado essa situação desconfortável para a Guarda Civil, já que temos esse compromisso de fazer as trocas de armamento e colete. O problema é que essa troca de equipamentos depende da autorização do exército. Nós fazemos o pedido e só podemos adquirir com a autorização do exército. Acabamos de fazer uma solicitação, há alguns meses, de 120 coletes, porém o exército só nos autorizou 105, devido a casos de incineração do material. Só para você ter uma ideia, nós deveremos receber os 120 coletes nesta sexta-feira, mas só temos autorização de disponibilizar 105 para as tropas. Nós também solicitamos 35 novas pistolas, mas também estamos aguardando autorização.



O número de homicídios em Taboão da Serra aumentou bastante nos últimos cinco meses. Existe alguma justificativa para a crescente de crimes na cidade?



O aumento no número de homicídios não é competência do município e sim do Estado. Mas, isso não é exclusividade de Taboão da Serra. Você pode pegar o mapa da Secretaria de Segurança Pública e perceber que toda região da Grande São Paulo, entre elas Guarulhos e Osasco, o índice de crimes está aumentando, principalmente no furto de veículos. Eu acredito que no crime organizado deve estar havendo alguma disputa entre eles e quando ocorre isso a sociedade não é tão atingida. O maior número de homicídios e crimes é entre os próprios bandidos. Então são as pessoas mais envolvidas no crime que estão morrendo.



Você disse que a maioria dos crimes é entre os próprios membros do crime organizado. Mas, como poderíamos entender alguns casos de ataques a policiais, como o que aconteceu recentemente no São Judas, quando foi arremessada uma granada na residência de um GCM de Embu. O policial acredita ter sido vítima do PCC, sendo assim, existe alguma hipótese dos bandidos querer entrar em confronto com as autoridades de segurança, também?



Tenho a impressão que isso não acontece no Taboão. O caso da granada aconteceu na casa do GCM Inspetor Cruz, que é da Guarda Municipal do Embu. Ele mora no Taboão, mas não é da nossa guarda. É um bom inspetor e uma pessoa que a gente conhece, mas pode ter sido um fato isolado. Mas, a polícia deve fazer uma investigação em cima disso, pois as pessoas têm sempre o costume de colocar todos os ataques em cima do PCC. Essa competência não cabe a nós e sim à polícia civil.



Em relação a nova sede da Guarda Civil Municipal, você aprovou a nova localização? Atende todas as suas necessidades?



A sede está bem localizada, sim, e o prédio é bastante confortável, porém seria necessário um pátio para treinamento de guardas, viaturas e direção defensiva, mas Taboão da Serra não dispõe de um espaço disponível para isso. Mas, a base acaba se virando bem. Quando temos alguns treinamentos, procuramos outros espaços maiores, como o Parque das Hortênsias, por exemplo.





TJ nega foro privilegiado a Barbosa Neto no caso da Guarda Municipal em Londrina

O Tribunal de Justiça não concedeu foro privilegiado para o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), nas ações de improbidade administrativa. O desembargador Leonel Cunha emitiu uma recomendação para que os casos continuem sendo julgados nas instâncias iniciais.






Notícias Relacionadas

25/06/2012 09:49:00Prefeito consegue foro privilegiado em ação sobre a Guarda Municipal

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Marcos José Vieira, não aceitou julgar o caso das supostas irregularidades encontradas no curso de treinamento da Guarda Municipal de Londrina. Ele alegou estar baseado em uma orienteção do Superior Tribunal de Justiça e enviou o caso ao Tribunal de Justiça.



O Ministério Público havia recorrido, afirmando que o envio das ações de improbidade ao TJ iria gerar sobrecarga de trabalho e demora nos julgamentos. O tribunal acatou os argumentos e recomendou o retorno do caso às mãos do juiz Marcos José Vieira.



odiario.com





Barbosa Neto é um dos denunciados por improbidade por

supostas irregularidades no treinamento

da Guarda Municipal

O promotor Renato de Lima Castro comemorou a decisão, mas ainda aguarda qual será o posicionamento da 1ª Vara da Fazenda Pública. "Eu recebi otimamente a notícia, mas não dá para saber o que vai acontecer. É orientação, não é uma determinação, é uma referência. O juiz não tem que cumprir, ele não está vinculado, é apenas uma referência", explicou.



Caso Marcos José Vieira se negue novamente a julgar o caso, o Ministério Público vai recorrer mais uma vez, segundo Renato de Lima Castro. Apenas nas ações criminais, os prefeitos teriam direito ao foro privilegiado, sendo julgados por instâncias superiores, mas a decisão do juiz Marcos José Vieira inverte a regra, beneficiando Barbosa Neto.



Guarda Municipal



A denúncia oferecida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público acusa o prefeito, ex-secretários e o proprietário da empresa Delmondes & Dias de serem os responsáveis por uma licitação fraudulenta.



A empresa foi contratada para realizar o curso de treinamento, mas só assumiu o serviço depois do início das aulas, ministradas pela Polícia Militar. A Delmondes & Dias teria inclusive recebido por aulas de tiros que nunca foram executadas.



Policiais militares e guardas municipais vão responder por agressão


FOTO: REPRODUÇÃO



Imagens de circuito interno de prédio flagram excesso de PMs e GMs



BARRA MANSA



O inquérito policial instaurado na 90ª DP que apurou o envolvimento de policiais militares e guardas municipais em uma agressão contra um fisioterapeuta foi concluído e será encaminhado ao Fórum de Barra Mansa nos próximos dias.



O caso aconteceu na tarde do dia 19 de junho, na garagem de um edifício que fica em frente a um posto de gasolina nas proximidades da Rodoviária de Barra Mansa, na Avenida Joaquim Leite, no Centro.



Na ocasião em que o fato aconteceu, o fisioterapeuta chegou à delegacia e denunciou a agressão cometida pelos PMs e guardas. Porém, minutos depois os policiais e os guardas municipais também chegaram ao local para registrar ocorrência de desacato e resistência contra o fisioterapeuta.



O fisioterapeuta teria chegado ao local com um corte no rosto. Ele foi encaminhado para atendimento médico. Devido as circunstâncias, a autoridade policial de plantão instaurou um inquérito para apurar as versões contadas pelos envolvidos.



A polícia civil teve acesso às imagens de monitoramento de câmeras do prédio. As imagens puderam auxiliar na investigação e forneceu conteúdo suficiente para que os suspeitos fossem indiciados.



O inquérito concluiu que o fisioterapeuta também cometeu desacato. De acordo com informações, o homem estaria aguardando na avenida para subir para a garagem do prédio, porém havia um ônibus no local e ele ficou parado atrás do veículo.



Os guardas teriam pedido para que ele retirasse o carro, pois era proibida a parada. O homem não obedeceu alegando que iria entrar para o prédio. A polícia apareceu e o homem teria arrancado com o veículo e entrado para o prédio assim que o ônibus abriu espaço.



A agressão aconteceu no momento em que os policiais e guardas subiram ao local para falar com o fisioterapeuta. O motorista do veículo arrancou com o carro e conseguiu fugir indo para a delegacia.



Os policiais militares e os guardas vão responder o processo em liberdade, pois o crime foi de “menor potencial ofensivo”.



Postado em 03/07/2012 11:09:50





SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!