domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tasers deverão chegar a Maringá nos próximos dias

As 200 armas não-letais (tasers) que serão usadas por agentes da Guarda Municipal deverão chegar a Maringá em um prazo de até 15 dias. A estimativa do diretor de Defesa Social de Maringá, Paulo Mantovani, foi informada aos membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) nesta sexta-feira (10) durante reunião realizada na prefeitura, onde estiveram presentes autoridades envolvidas na área de segurança e o vice-prefeito Carlos Roberto Pupin.

Mantovani relatou que o atraso na aquisição dos equipamentos teve como motivo o levantamento da documentação necessária, o que incluiu a autorização do Exército brasileiro e da Polícia Federal. Ele informou ainda que as armas estariam embarcando dos EUA para o Brasil nesta sexta-feira e antes de serem encaminhadas para a Guarda, seriam vistoriadas pela Receita Federal e Exército. Na sequência serão treinados os agentes e policiais que usarão as tasers.

Também durante o encontro foi discutida a instalação das câmeras de monitoramento para auxiliar o trabalho de segurança em Maringá. O secretário de Relações Interinstitucionais de Maringá, Luiz Lázaro Sorvos, explicou que os pontos onde serão instalados os equipamentos "estão sendo reformulados", após questionamentos do Conselho de Segurança de Maringá (Conseg), por estarem diferentes da proposta inicial. "Os pontos apresentados eram locais onde há muitas ocorrências de trânsito e não os locais onde há maior incidência de furtos, roubos e assaltos", destacou o presidente do Conseg, Antonio Tadeu Rodrigues.

Outro assunto discutido foi o reforço no policiamento em Iguatemi, onde, inclusive, foi registrado um assalto a caixa eletrônico na madrugada desta sexta-feira. Os moradores do distrito estão solicitando maior policiamento. O delegado-chefeda 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Osnildo Lemes, explicou que foi remanejado um investigador para Iguatemi e que já estão sendo apurados os registros de violência. Os assaltos no final do expediente escolar de estabelecimentos situados no Novo Centro e os roubos de pedestres naquela região também foram um assunto discutido pelos membros do GGIM.

No final do encontro o presidente do Conseg apresentou um vídeo sobre o projeto Visão de Liberdade, que ganhou um prêmio nacional da Fundação Banco do Brasil. Desde 2004, graças ao projeto os presos produziram mais de 22 mil materiais didáticos adaptados como livros em braile, livros falados e materiais em alto relevo. Estes materiais são distribuídos para mais de 150 entidades que desenvolvem trabalhos junto a deficientes visuais e para a Biblioteca Nacional de Lisboa. O Visão de Liberdade é uma parceria entre o Conseg, PEM e o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Belém - Operação Héracles conta com efetivos da CTBel e da GBel

A Operação Héracles (Hércules, na mitologia romana) do sistema de segurança pública do Estado contou, ontem (9),

também com a participação de agentes da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) e da Guarda Municipal de Belém (GBel), além de efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil, de forma integrada, em quatro pontos da cidade. A “Heracles” visa, sobretudo, combater a criminalidade e as infrações de trânsito cometidas por pessoas em veículos automotores, principalmente condutor não habilitado, embriaguez ao volante, prevenção a roubo dentro dos ônibus e de vans e kombis que fazem o transporte irregular de passageiros. Este tipo de transporte ao ser flagrado fazendo esse serviço não regulamentado pela CTBel são recolhidas ao parque de retenção do órgão, pois há uma sentença judicial determinando apreensão sob pena de multa diária de R$ 10.000,00. Ao final da operação, foram feitas 644 abordagens a motociclistas, 23 a carros de passeio, 19 ciclistas, 26 pessoas e 20 kombis/vans, sendo recolhidos ao parque de retenção da CTBel 92 motos, três táxis, um micro-ônibus, 3 Kombis/Vans e uma moto roubada.

Novos veículos vão reforçar fiscalização do trânsito em Corumbá

Três carros e duas motos, todos zero quilômetros, vão auxiliar a Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá (Agetrat) na fiscalização das vias públicas e no trabalho de prevenção e educação para o trânsito. Os veículos, adquiridos com recursos próprios do Município, foram incorporados nesta quinta-feira (09) à frota da Agetrat, que passa a contar com sete automóveis e sete motocicletas.

"Cinco carros são destinados à realização das ações de fiscalização das Leis de Trânsito, assim como todas as motocicletas. Outros dois veículos são operacionais", explicou o diretor-presidente da Agetrat, Gerson de Moraes. O aumento da frota, continuou Gerson, representa uma qualificação na execução dos serviços. "Principalmente durante o período do Carnaval, a fiscalização será mais intensa".

Uma das novas motocicletas é equipada com bafômetro, aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. "E além da atuação do GTran (Grupamento de Trânsito) da Guarda Municipal, a Polícia Militar também deve intensificar o trabalho durante todas as noites da festa", lembrou o diretor-presidente da Agetrat.

Entre os automóveis, um deles é equipado com giroflex, rádio operador para comunicação interna e sistema de auto falantes. O veículo será fundamental para o esquema de segurança montado para o Carnaval 2012 de Corumbá, que deve ser divulgado ainda nesta semana pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte e a Guarda Municipal.

Guarda Municipal JOSE DE FREITAS PIAUI ganha central de monitoramento

A Guarda Municipal de José de Freitas ganhou mais um aliado contra o crime. Já está funcionando na sede do órgão, uma central de monitoramento eletrônico, inicialmente operando com duas câmeras com um alcance de 200 metros que irão cobrir toda movimentação do entorno da sede, parte da praça central e nas proximidades do Banco do Brasil.
O monitor com imagens captadas pelas câmeras será visualizado 24 horas por um guarda escalado para ficar atento às imagens. Segundo o comandante da corporação, GM Cunha, o objetivo da central de monitoramento eletrônico é ajudar na prevenção e na solução de crimes. As câmeras de monitoramento eletrônico deverão ser instaladas em outros pontos da cidade, considerados de grande movimentação, como é o caso do terminal rodoviário.
O comandante da corporação, GM João Carlos Cunha, informou que os equipamentos eletrônicos foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de José de Freitas e já serão utilizados no Zé Pereira, especialmente no auxílio as forças de segurança, para fazer o monitoramento dos foliões durante o evento.

11/02/2012 às 13:39h Barragem do Bezerro terá um Posto de Saúde e local de apoio para a Guarda Municipal

A Prefeitura de José de Freitas PI(reformou o prédio onde funcionará um Posto de Saúde e um posto de apoio para a Guarda Municipal na Barragem do Bezerro. O prédio estava abandonado há anos, agora deverá dar mais segurança e um melhor atendimento hospitalar para os turistas que frequentam o balneário.
Na manhã deste sábado (11/02), o prefeito Ricardo Camarço foi vistoriar o andamento das obras. A estrutura deverá está pronta até amanhã, domingo (12/02), dia de maior concentração de visitantes na Barragem do Bezerro.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!