Com nova frota, Curitiba investe em veículos elétricos

Prefeitura da capital paranaense investe em projeto para utilizar veículos sustentáveis

A prefeitura de Curitiba contará com cinco veículos do modelo Zoe, três Kangoo e dois Twizy. Foto: Jaelson Lucas/SMCS / Divulgação
A prefeitura de Curitiba contará com cinco veículos do modelo Zoe, três Kangoo e dois Twizy.
Foto: Jaelson Lucas/SMCS / Divulgação
A prefeitura de Curitiba lançou na última quarta-feira (12) o projeto Curitiba Eco-elétrico. Em parceria com a Itaipu Binacional, a Aliança Renault-Nissan e com o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria do Automóvel de Portugal, a iniciativa incorpora à frota da capital paranaense dez carros e três micro-ônibus movidos a eletricidade. O projeto visa implantar um programa de mobilidade urbana sustentável no município e cumprir a meta de redução de emissão de gases tóxicos, assinada pelo prefeito Gustavo Fruet durante o C 40, em Johanesburgo.
Com tecnologia mais limpa e econômica do que os tradicionais movidos a combustão, os veículos são cedidos para Curitiba em comodato, e sua utilização pela cidade fará parte de um projeto piloto para o aperfeiçoamento e expansão do sistema. Com os novos transportes, a capital será a cidade brasileira com a maior frota de veículos elétricos em uso no serviço público, segundo informações da prefeitura.
Com foco no usuário final, os micro-ônibus e os carros serão destinados à Guarda Municipal, à Secretaria Municipal de Trânsito e ao Instituto Curitiba de Turismo na primeira fase. Serão cinco do modelo Zoe, três Kangoo e dois Twizy, que aproveitarão os jogos da Copa do Mundo para irem às ruas. A Guarda Municipal utilizará os carros para ronda e patrulhamentos nos parques, zoológico e praças; a Setran em programas de educação e como suporte e o Instituto Curitiba de Turismo usará os veículos para transitar em locais estratégicos.
O projeto terá quatro fases e seu desenvolvimento terminará em 2020. Na primeira parte, serão implantados de dez a 12 eletropostos para abastecimento dos veículos, com dois sistemas com cargas de 30 minutos a oito horas. A autonomia varia de acordo com o modelo do veículo utilizado e a carga da bateria. Com 100% da bateria, o Renault Zoe tem autonomia de 210 km, o Renault Kangoo Z.E. de 125 km e o Renault Twizy de 100 km. A segunda fase do projeto contará com postos de abastecimento multifuncionais, com serviços como recarga e wi-fi institucional. As etapas entre 2018 e 2020 estabelecem estudos de integração aos diferentes serviços de transporte público.
Com uso escasso pelas prefeituras, o País conta com aproximadamente 1000 veículos elétricos, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos. Além de Curitiba, as prefeituras de Campinas, Sorocaba e Búzios também contam com modelos sustentáveis. 
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Curitiba adota carros elétricos para frota pública
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