domingo, 30 de dezembro de 2012


Domingo, 30 de Dezembro de 2012 - 13h31

Segurança-SP: Guarda Municipal de Araraquara passará a utilizar armas não letais




RIBEIRÃO PRETO, SP, 30 de dezembro (Folhapress) - A Guarda Municipal de Araraquara (273 km de São Paulo) começará a utilizar armas não letais (pistolas de eletrochoque) a partir de 2013. 

O equipamento faz parte de um pacote de aquisições que a Secretaria Municipal da Segurança conseguiu a partir de um convênio firmado com o Ministério da Justiça, que liberou R$ 400 mil para o município. 

"É uma verba específica para melhorar a organização dos municípios estruturados com secretarias de Segurança", afirmou o secretário da pasta em Araraquara, Eli Schiavi. 

De acordo com ele, a verba não pode ser utilizada para a compra de veículos ou para a aquisição de armamento letal. 

"Investiremos no mobiliário do auditório onde temos cursos, em novos computadores para as coordenadorias da guarda municipal e em rádios comunicadores", disse. 

A secretaria também quer comprar três veículos comuns --autorizados pelo convênio. "Atualmente trabalhamos com veículos locados. A compra dos automóveis seria uma despesa a menos para o município", afirmou. 

A quantidade de armas não letais a ser adquirida ainda não foi definida. Segundo o secretário, a compra de cada equipamento depende da autorização do Exército e da realização de um curso de capacitação para a sua utilização. 

A Guarda Municipal de Araraquara conta atualmente com 90 profissionais. O prefeito reeleito Marcelo Barbieri (PMDB) estuda o aumento da corporação para a próxima administração.

8/12/2012 07h55 - Atualizado em 28/12/2012 07h55


Patrulha da Guarda Municipal encontrou a cocaína nesta sexta-feira (28).
Após descartar 88 porções de cocaína, bando fugiu utilizando um carro..

A Guarda Municipal de Socorro (SP) apreendeu 88 porções de cocaína na madrugada desta sexta-feira (28), no bairro do Saltinho. A droga foi abandonada por traficantes que se assustaram ao perceberam a aproximação dos guardas.
Segundo a Guarda, uma equipe estava fazendo o patrulhamento de rotina no bairro quando, por volta das 1h30, suspeitos abaixaram as janelas de um carro e atiraram os recipientes para fora e fugiram em seguida. Os guardas se aproximaram para investigar e encontraram o entorpecente. Ninguém foi preso e a ocorrência foi registrada na delegacia de plantão da cidade.
Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.

28/12/2012 - 15h18

Guarda Municipal de Santa Cruz recebe novas viaturas

Apresentação dos novos veículos foi realizada durante a manhã desta sexta-feira, 28
Foto: Divulgação
Clique para Ampliar

A Guarda Municipal (GM) da Prefeitura de Santa Cruz do Sul foi contemplada com mais duas viaturas 0 km, conquistadas através do Projeto de Mobilidade da categoria implantado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).A apresentação dos novos veículos foi realizada durante a manhã desta sexta-feira, 28, pelo coordenador da GM de Santa Cruz, Reginaldo Martins Britto de Campos. Ele explicou que se trata de duas caminhonetes cabine dupla, equipadas com giroflex e rádio comunicador. “São viaturas prontas para uso, que serão fundamentais em nossa atividade de ronda, patrulhamento e atendimento de ocorrências”, afirmou o servidor.Britto destacou que a frota da GM local foi cem por cento renovada. “Nosso veículo mais velho tem 7.000 km”, explica. Atualmente a Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul conta com nove viaturas novas: quatro carros Gran Siena, duas caminhonetes S10, duas motos XRE 300 cc e uma van Fiat Ducatto.


29/12/2012 05:26

Guarda Municipal fica com dr. Ferraz

Policial e professor mineiro fez carreira na cidade e terá como foco valorizar mais a categoriaAGÊNCIA BOM DIA 



A valorização dos guardas municipais, sem substituírem as outras forças de segurança, é a principal meta do novo comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, 54 anos, delegado que hoje é professor na Academia de Polícia, em São Paulo, e também do Centro Universitário Anchieta. 

“A instituição tem 63 anos e merece uma casa própria, não apenas administrativa mas de serviços de apoio que hoje faltam aos guardas. A questão salarial está razoavelmente bem, mas há vários pontos, de saúde e outros”, diz. 

Ele aponta o monitoramento em tempo real por toda a cidade como um objetivo para melhorar a ação das viaturas. E, sobre as bases regionais, diz que serão definidas a partir de um plano municipal de segurança que será elaborado com a comunidade, incluindo mecanismos de “feedback” sobre o atendimento prestado.

“Periclitante” / Especialista em direito ambiental, Ferraz afirma que a situação da cidade nesse tema desperta preocupações. “É uma situação periclitante. Uma cidade maravilhosa, com o metro quadrado valorizado por estar entre grandes centros, e tendo a Serra do Japi, que está até no hino da Guarda. Vamos trabalhar em conjunto com as outras secretarias no projeto para a serra, há diversos focos de pressão ali”, explica com destaque para a zona oeste, paralela à rodovia Dom Gabriel, mas lembrando das autorizações federais de lavra em outros pontos. 

O prefeito eleito, Pedro Bigardi (PCdoB), endossa que a questão da Secretaria de Segurança Pública vai ser estudada com calma. “Temos que levar o debate desse assunto tão importante para os demais prefeitos da Aglomeração Urbana”, afirma. 

Entre outros pontos, Ferraz destacou a necessidade de retomar a colaboração com os vigilantes noturnos,  de escalonar a ampliação do efetivo da Guarda  e de ampliar a preparação legislativa de todos. “Existem paradigmas a serem quebrados, mas temos uma boa base humana”, define.

Ele vai ocupar o lugar de Paulo Sérgio Giacomelli Stel, o Jacó, atual comandante da GM.
posse ao ar livreO prefeito Pedro Bigardi faz seu discurso de posse  na terça-feira, às 12h, no parlatório externo do Paço Municipal.   Tendas estão sendo armadas para o caso de chuva ou sol quente.  Uma atração encaminhada pelo atual governo é a Banda São João Batista, com o hino da cidade.  As bênçãos do bispo dom Vicente Costa e do pastor Maurício Araújo serão no evento interno.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!