quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Polícia Civil e GM de Volta Redonda, RJ, anunciam parceria

Entrega de intimações passará a ser feita também por guardas municipais.
Serviço começará na próxima terça-feira (10).

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde
Comente agora
 A Polícia Civil e a Guarda Municipal de Volta Redonda, RJ, anunciaram nesta quarta-feira (4) uma parceria para agilizar a entrega de intimações no município. O trabalho sempre foi realizado pela polícia, mas, a partir da próxima terça-feira (10) será feito também por guardas.

De acordo com o delegado, a cidade possui um grande número de casos registrados e alguns levam até três meses para ter a intimação entregue. "A Polícia Civil tem um efetivo que em algumas situações acabam não atendendo a necessidade, por conta disso, a Guarda Municipal vai nos ajudar a cumprir as intimações, ou seja, duas vezes por semana vão a diversos bairros em Volta Redonda para avisar testemunhas, vítimas e autores de delitos de que eles têm que ser ouvidos na unidade", disse Antonio Furtado.

Ainda segudo o delegado, os suspeitos de crimes mais graves como assaltos e homicídios continuarão sendo intimados pela polícia.
DIG e Guarda Municipal tiram traficante de circulação
Seis pessoas foram detidas, dois responderão por posse de droga e um deles foi autuado por tráfico.
Por: Aristeu – (Jaburu)
 
 

Redação Canal Rio Claro – Aristeu Gomes Pepes Filho – (Jaburu) – Em ação conjunta entre Policia Civil e Guarda Civil Municipal foi desencadeada na data de ontem, sem data prevista para o termino, operação com vistas a ação de traficantes e ladrões que agem em vários bairros de Rio Claro.
A operação teve inicio na data de ontem pela Rua M-18, no Cervezão, onde Policiais Civis e Guardas Municipais detiveram seis indivíduos, sendo que três foram ouvidos e liberados, dois responderão por porte de droga e um deles foi preso em flagrante por crime de tráfico.
Com o apoio do cão farejador "Thor" da GCM foram localizados 130 (cento e trinta) eppendorffs de cocaína + 8 (oito) de cocaina + 8 (oito) trouxas de maconha e 01 (uma) pedra de crack, que estavam escondidas em locais de difícil acesso. Foram também apreendidos R$ 50,00 em dinheiro e diversos aparelhos celulares que serão objetos de investigações.
Além de investigadores da DIG que foram comandados pelos delegados Dr. Francisco Hoppe, (Seccional de Policia), Dr. Adriana Nevoeiro e Dr. Alexandre H. Della Coletta, trabalharam também os GCMs, Cmt. Vladimir , Henrique Jr., Pedro Oliveira, Baungartner, Aguiar, Ferraz, Djalma, Catia, Almeida e o cão Thor.
A operação não tem data para terminar.

Cidade vive dia de fúria após guarda balear jovem

Cidade vive dia de fúria após guarda balear jovem

Confrontos com a polícia, carros destruídos, o comércio fechado e prédios públicos invadidos foram alguns dos problemas registrados na tarde desta segunda-feira, 9, em Barrinha (SP). A revolta começou após um jovem morrer ao ser baleado na cabeça durante uma blitz da Guarda Municipal na área central da cidade. Durante a ação, até a prefeitura foi invadida e reforço policial foi enviado por Ribeirão Preto (SP).
A vítima Tiago Antônio da Silva, de 26 anos, teria sido parado por três guardas municipais porque estaria portando drogas. A Polícia Militar foi chamada e teria ocorrido uma discussão com os guardas, no centro da cidade. Segundo familiares do rapaz, em determinado momento, enquanto ele conversava com os PMs, um dos guardas empurrou o policial para o lado e desferiu dois tiros contra a cabeça da vítima.
Em seguida os guardas teriam desaparecido e até à noite não haviam se apresentado na delegacia. De acordo com o comando da Polícia Militar, os guardas não têm autorização para usar arma em serviço e nem poderiam estar trabalhando no combate ao tráfico de drogas. Ao fazerem isso já estariam cometendo o crime de usurpação da função pública.
A morte do rapaz desencadeou a revolta que teve ônibus do município quebrados, um carro da guarda destruído, uma motocicleta incendiada no meio da rua, a prefeitura, a biblioteca e outros órgãos invadidos e depredados, além de várias outras ocorrências. Em um dos casos, um consultório odontológico foi incendiado e o dentista, que havia se escondido com medo, foi retirado desacordado pelos bombeiros após inalar grande quantidade de fumaça.
Reforço
Policiais tiveram de ser deslocados de cidades da região, cerca de 30 deles de Ribeirão Preto. Eles cercaram o pronto-socorro porque muitas pessoas ainda se concentravam até a noite na frente do local ameaçando invadir. A segurança vai permanecer reforçada pelo até menos esta terça-feira, 10, para evitar maiores problemas.
O corpo do rapaz foi mandado para o IML (Instituto Médico Legal) de Jaboticabal e não há ainda uma definição sobre o enterro. O secretário de Governo do Município, Tadeu Giolo, diz que estarão sendo analisados os estragos e os responsáveis podem ser responsabilizados. Teriam participado da ação em torno de 80 pessoas.

Projeto 'Anjos da Guarda' inscreve para cursos profissionalizantes

08/09/2013 16h12 - Atualizado em 08/09/2013 16h18


Ação da Guarda Municipal atende cerca de 680 crianças e adolescentes.
Inscrição é feita com dois quilos de alimento não perecível.

Do G1 PA

O projeto "Anjos da Guarda" abre inscrições para cursos profissionalizantes a partir da próxima segunda-feira (9), em Belém. A iniciativa atende quase 700 crianças e adolescentes carentes que viviam em situação de risco. Mais de 180 pessoas já foram capacitadas pelo projeto, da Guarda Municipal (GMB). As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro.
O grupo atendido pelo projeto desenvolve, atualmente, diversas atividades socioeducativas dentro da GMB. Os guardas municipais que ministram os cursos são técnicos nas áreas de eletricidade, montagem e manutenção de micro computador e monitoramento de câmera elétrica.
Um cursinho preparatório de redação para o Enem é uma novidade no projeto. A finalidade é atender estudantes carentes que não dispõem de recurso financeiro para frequentar um curso preparatório particular.
Para o subcomandante da GMB, Edson Wander, é de fundamental importância para um órgão que trabalha a segurança pública ter esta visão social, e implantar medidas que busquem dar uma solução para famílias carentes a fim de que aja um aumento na renda familiar.
Documentos exigidos
- Comprovante de Residência;
- Carteira de Identidade (XEROX);
- Dois quilos de alimento não perecível, que serão doados a famílias carentes atendidas pelo projeto “Anjos da Guarda”.
Serviço:
Inscrições abertas para os cursos profissionalizantes do projeto "Anjos da Guarda" a partir da próxima segunda-feira (9) até o dia 19 deste mês. Interessados em participar das oficinas devem se dirigir ao Comando da Guarda Municipal de Belém (Av. Pedro Álvares Cabral, nº 1.400) para efetuar sua inscrição
.

Guardas municipais pedem saída de secretário de Segurança em Maceió

Guardas municipais pedem saída de secretário de Segurança em Maceió

Servidores são contra a terceirização da categoria.
Eles também pedem a saída do secretário de Segurança Comunitária.

Natália SouzaDo G1 AL

Guardas municipais também pedem realização de concurso público e são contra a terceirização da categoria. (Foto: Natália Souza/G1)Guardas municipais querem a saída do secretário
coronel Edmilson. (Foto: Natália Souza/G1)
Cerca de 100 servidores da Guarda Municipal de Maceió fizeram um protesto, no início da tarde desta quinta-feira (5), em frente à sede da prefeitura, localizada na Rua Almeida Guimarães, no bairro da Pajuçara. Eles são contra a proposta de terceirização da categoria pelo município e exigem a realização de concurso público, além da saída do secretário da Guarda Municipal, o coronel José Edmilson Cavalcante.
Com faixas, carro de som e camisas com frases contra o secretário da Guarda Municipal, os servidores pediam para que o prefeito Rui Palmeira dialogasse com a categoria e apresentasse uma solução para o impasse formado diante das reivindicações.
De acordo com o presidente da Associação dos Inspetores e Subinspetores, Alexandre Magno, o secretário é inoperante. "Em uma reunião no mês passado, o coronel Edmilson disse que iria fundamentar a inviabilidade da Guarda Municipal. Ao invés de ele resolver os problemas da categoria, quer terceirizá-la. Um absurdo", afirmou.
"Nossa principal reivindicação é a saida do secretário, pois temos inspetores do quadro  competentes para comandar a Guarda, não precisamos de um militar fazendo isso", destacou.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Sidney Lopes, afirmou que é fundamental a realização do concurso público. "São cerca de 800 guardas, mas precisaríamos de 2 mil somente em Maceió. Além disso, somos a favor do armamento da guarda, em outras capitais isso já acontece.
Os guardas também se queixam da falta de fardamento e do fim de grupamentos que davam apoio a moradores de ruas da cidade. "Extinguiram os grupamentos, hoje só cuidamos dos abrigos. Não somos respeitados ou reconhecidos, porque nao temos farda, ficamos a paisana", completou Magno.
Após negociação, os servidores aceitaram desocupar a rua da prefeiritura. Uma equipe do gabinete militra disse que vai recebê-los para uma reunião
.

Vídeo mostra criminosos atirando contra guardas em Mogi Guaçu, SP

Vídeo mostra criminosos atirando contra guardas em Mogi Guaçu, SP

Segundo a Guarda Municipal, grupo usou fuzil, pistola e revólver na ação.
Caso ocorreu na quinta-feira no Jardim Itacolomi II e ninguém ficou ferido.



Imagens divulgadas nesta sexta-feira (6) mostram criminosos atirando contra guardas municipais no Jardim Itacolomi II, em Mogi Guaçu (SP). O grupo armado faz uma curva com o carro e desce do veículo para aguardar a viatura, que é recebida com disparos. Ninguém se feriu.

O caso oocorreu nesta quinta-feira (5) e, segundo a Guarda Municipal, os criminosos estavam armados com fuzis e armamento de curta distância, como pistolas e revólveres. Eles fugiram em um veículo modelo Focus preto, que foi abandonado em Mogi Mirim (SP). Não há informação se foram presos.

A Guarda foi acionada com a denúncia de um veículo suspeito. Mais de dez disparos acertaram a lataria e o vidro traseiro da viatura
.

Guarda Civil Municipal de Jundiaí encontra caminhão roubado


Veículo foi levado na manhã de sábado (31).
Guardas chegaram ao local após receber denúncia anônima.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Guarda Civil Municipal de Jundiaí (SP) recuperou na noite de sábado (31) um caminhão que havia sido roubado pela manhã. Segundo a GCM, o veículo estava abandonado na rua Francisco Anholon, no bairro Jundiaí-Mirim.
O caminhão estava com as portas abertas e com o painel danificado. O veículo foi devolvido ao dono. Ainda conforme a GCM, o caminhão foi encontrado após uma denúncia anônima. Ninguém foi preso.
Guarda Civil Municipal de Jundiaí encontra caminhão roubado (Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal)Guarda Civil Municipal de Jundiaí encontra caminhão roubado (Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal)

 

Denúncia de agressão de guardas municipais é investigada em Londrina

Rapaz alega que foi agredido por guardas ao sair do trabalho, em Londrina.
Envolvidos foram afastados; investigação e inquérito policial foram abertos.


A Secretaria Municipal de Defesa Social deLondrina, no norte do Paraná, investiga uma denúncia de que guardas municipais teriam agredido um rapaz de 20 anos. Durante sessão na Câmara Municipal nesta quinta-feira (29), os vereadores cobraram explicações sobre o caso do Secretário Municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, que compareceu ao local.
O jovem foi até uma delegacia da cidade, na terça-feira (27), e abriu um Boletim de Ocorrência, relatando o caso. Ele contou que estava em um ponto de ônibus quando os guardas pararam o carro e desceram já o agredindo. Segundo a polícia, o denunciante apresentava algumas lesões na boca e alegava dores na cabeça. Um inquérito policial foi aberto. Além disso, a Corregedoria da Guarda Municipal já abriu uma investigação e os três guardas foram afastados.

O secretário informou que as investigações já começaram. Estão sendo ouvidos os guardas municipais, a vítima e as testemunhas. “Tem que abrir uma investigação, isso vai transformar em sindicância e se transformar em outro processo, que possa resultar em uma exoneração. Isso leva aproximadamente 90 dias”, explicou. Atualmente, 50 casos de abusos cometidos por guardas estão sendo investigados pela Guarda Municipal.
Segundo o rapaz, ele saia do trabalho quando foi abordado pelos guardas. Ele conta ainda que foi colocado na viatura e circulou com os guardas por 40 minutos. Em uma farmácia, segundo o jovem, eles compraram curativos e fizeram a limpeza do sangue na roupa do rapaz. Além disso, a suposta vítima diz que sofreu diversas ameaças durante o percurso.
Guimarães avaliou que é preciso mais agilidade para punir esse tipo de comportamento. Para isso, deve ser apresentada uma proposta para que a Câmara faça mudanças na lei, mudando algumas questões burocráticas no caso de investigações. “Tudo o que se demora para punir, na verdade acaba perdendo o efeito educativo. Não tem só o efeito punitivo, mas o efeito educativo. E tem algumas ações que precisam ser punidas com rapidez para servir de exemplo para os demais”, disse o secretário.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!