Munícipes buscam atendimento no posto da GMC do Parque Santana I, que começou a funcionar no último dia 01 de outubro – Foto Márcio Martinelli
Munícipes buscam atendimento no posto da GMC do Parque Santana I, que começou a funcionar no último dia 01 de outubro – Foto Márcio Martinelli
Por Maíra Hirose e Alessandra Oliveira – As localidades contempladas são o Parque Santana e imediações e o bairro Colinas da Anhanguera. Também receberá mais um posto 24 h da GMC a comunidade do Cidade São Pedro, que deve começar a funcionar em breve.
É inquestionável que a área de segurança sempre foi uma das prioridades da atual administração de Santana de Parnaíba. A prova são os investimentos constantes do Prefeito Silvinho Peccioli, que, visando ampliar, ainda mais, a atuação da Guarda Municipal Comunitária (GMC) na cidade, acaba de entregar mais dois novos postos da GMC, um no bairro Colinas da Anhanguera – localizado à Avenida Cândido Portinari – e, outro, no Parque Santana I – situado em frente à rotatória da Estrada dos Romeiros, próximo ao condomínio Tarumã. Ambos começaram a funcionar na última segunda-feira (01/10).
Em breve, o município irá ganhar mais um novo posto da GMC, que vai atender os moradores do Cidade São Pedro, situado na Avenida Jaguari, próximo ao empreendimento Jardim das Flores. Atualmente, o município possui uma base central e mais 12 postos fixos da GMC (incluídos os novos), localizados em pontos estratégicos da cidade, espalhados por vários bairros. São eles: na Fazendinha (dois postos), bairro 120, Alphaville (dois postos), Tamboré, Colinas da Anhangüera, Cururuquara, Cidade São Pedro, Jardim São Luiz, Aldeia da Serra e Parque Santana.
Posto 24 horas da Guarda Municipal Comunitária recém-entregue à comunidade do Parque Santana - Foto Zegue Sales
Posto 24 horas da Guarda Municipal Comunitária recém-entregue à comunidade do Parque Santana – Foto Zegue Sales
Os postos da GMC entregues no Colinas da Anhanguera e no Parque Santana I, bem como o terceiro, que irá funcionar no Cidade São Pedro, seguem um modelo padrão de construção, similar aos já existentes no município, contando apenas com algumas modificações, como blocos reforçados e janelas e paredes blindadas, para garantir maior segurança aos guardas que atuam no local.
Os três espaços, ainda, contam com área construída de 40 m2, cada um, distribuídos entre recepção para atendimento ao público, copa e vestiário com banheiro. E, para atender as pessoas portadoras de mobilidade reduzida, o local oferece acesso com rampa. É importante dizer que a construção dessas três unidades da GMC está sendo executada com recursos próprios.
Estrutura de atendimento - Assim como em todos os postos da GMC na cidade, estas novas unidades entregues no Colinas da Anhanguera e no Parque Santana I contam com três guardas e uma viatura. “Com a entrega destes dois novos postos, a atuação dos guardas municipais vai melhorar, ainda mais, garantindo uma maior segurança pública na cidade. A vantagem da criação desse tipo de serviço, localizado em pontos estratégicos da cidade, além de atender as ocorrências locais, atua nos bloqueios das entradas e saídas do município”, ressalta o comandante da GMC Luiz Carlos da Rocha.
De acordo com ele, ainda, a tendência é aumentar sempre o contingente, ampliando os bloqueios em todas as entradas e saídas de bairros da cidade. “Esses três novos postos da GMC (Colinas da Anhanguera, Parque Santana I e Cidade São Pedro) já foram construídos completamente blindados e este projeto, que visa garantir a segurança de nossos guardas, será estendido aos mais antigos, com a realização da formulação das construções, adequando às necessidades de nossos membros”, afirma o comandante.
O secretário de Segurança Urbana Adalberto Teodoro Alcântara Lima entrega os distintivos aos novos integrantes da GMC – Foto Zegue Sales
O secretário de Segurança Urbana Adalberto Teodoro Alcântara Lima entrega os distintivos aos novos integrantes da GMC – Foto Zegue Sales
GMC ganha 54 novos membros
Na última sexta-feira (28/09), a Guarda Municipal Comunitária (GMC) passou a contar com um contingente de 483 integrantes. Isso porque, na data, foram entregues os distintivos a 54 guardas, que acabaram de concluir o curso de formação da 16ª turma. A entrega do brasão aconteceu no próprio quartel da GMC e contou com a presença do secretário Municipal de Segurança Urbana Adalberto Teodoro Alcântara Lima e do comandante da GMC Luiz Carlos da Rocha.
Os 54 novos guardas irão atuar na corporação, em diversos setores, como segurança do patrimônio público e da população, auxílio no resgate de vítimas, controle do trânsito, entre outras atividades rotineiras de incumbência da Guarda Municipal Comunitária.
Durante a entrega dos distintivos, o comandante da GMC Luiz Carlos da Rocha informou que a solenidade de formatura acontecerá, em novembro, juntamente com a festa de aniversário da GMC e da cidade. “Hoje, os novos integrantes recebem o brasão – o escudo da guarda –, que significa proteção. Vocês já estão aptos para defender a nossa comunidade. Dos mais de mil inscritos no concurso, você foram os selecionados para entrar para a corporação. Agora, deverão colocar em prática o que aprenderam durante o curso de formação”, disse.
A GMC passou a contar com um contingente de 483 integrantes, com a entrada dos 54 novos guardas – Foto Zegue Sales
A GMC passou a contar com um contingente de 483 integrantes, com a entrada dos 54 novos guardas – Foto Zegue Sales
Ao longo de quase três meses, os novos agentes passaram por um treinamento intensivo, que compreendeu diversas disciplinas, como as aulas sobre primeiros socorros, técnicas operacionais de policiamento, prevenção e combate a incêndio, legislação de trânsito, entre outros assuntos relevantes para a formação da GMC.
O secretário de Segurança Urbana Adalberto Teodoro Alcântara Lima falou sobre o compromisso que os novos guardas acabaram de assumir, com a população da cidade, e os esforços para torná-la uma das melhores do Brasil. “Esperemos que os novos guardas venham somar ao nosso objetivo que é ser leal, não se acovardar, servindo sempre a nossa população”, disse. “A nossa guarda é jovem, mas já se destaca, diariamente, no país. Não é por acaso, que temos na corporação pessoas de outras cidades”, completou.
Este é o caso de um dos recém-integrantes, o GMC Eliakim de Oliveira Araujo, que foi o primeiro colocado no concurso. Ele é da cidade de Osasco e resolveu se inscrever para a GMC de Santana de Parnaíba, porque gostaria de atuar em uma guarda que presta um serviço de qualidade. “Eu já tinha conhecimento da guarda de Santana de Parnaíba, por isso, quis vir para cá. A guarda é reconhecida em âmbito nacional por atuar bem na prevenção do crime e pela disciplina”, disse. “Como GMC, pretendo apoiar a comunidade, mostrando o conhecimento que adquiri no curso de formação. Espero atuar na prevenção, intervindo junto à comunidade e orientá-la para que possa viver melhor”, completou.
Outra recém-integrante da guarda, que estava bastante animada para já começar a trabalhar, é a guarda municipal Bruna Quesada de Andrade, também de Osasco. “Eu decidi tentar o concurso de Santana de Parnaíba, pois já sabia da história do município e me identifiquei. Estou muito ansiosa para poder começar logo servir e atuar junto à população, prestando serviços comunitários”, afirmou.