Flagra mostra suposto mau uso de arma de choque em parque de Goiânia
Rapaz sem camisa é atingido por spray e, posteriormente, por choque
magens registradas por uma cinegrafista amadora mostram uma suposta situação de mau uso da arma de choque taser por parte de dois guardas municipais de Goiânia, no parque Lago das Rosas, no Setor Oeste. O flagrante aconteceu no domingo (25), por volta das 16h.
Segundo o registro [veja vídeo ao lado], os guardas abordam o rapaz que está sem camisa e conversam com ele. O jovem mostra o que parece ser uma carteira de documentos e diz que não é bandido. O clima fica tenso e no momento em que ele volta para pegar algo na mochila é atingido por um spray. Um dos guardas tenta imobilizá-lo e depois dispara a arma paralisante. O rapaz cai.
A mulher que filmou a ação não quis se identificar, mas disse que ficou assustada com a ação dos guardas municipais. “As queimaduras podem não ter sido nada, mas, principalmente a moral para ele, ali no meio de um parque, sentado, todo mundo ver ele ser agredido”.
O rapaz que aparece no vídeo sendo abordado pelos guardas municipais é o chapeiro Hernand Alves Guedes, de 31 anos. Segundo ele, é seu costume ir ao parque da capital e ele assume que estava no local para fumar maconha: “Eles são guardas e estão lá para orientar. Estou muito assustado. Na hora eu estava errado, porque estava portando um cigarro de maconha, mas não era motivo para essa agressão toda”.
A Guarda Municipal de Goiânia admite que pode ter havido excesso na ação de dois guardas e que vai investigar o caso. “Esses guardas vão responder a um processo administrativo para apurar e, se for o caso, aplicar as penas cabíveis pelo excesso ali empreendido”, afirma o comandante da Guarda, João França Neto.