segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Segundo o diretor da Guarda Municipal (GM), Marco Túlio Gianvechio, Uberaba é a primeira cidade do Estado a receber as ondas da arma não letal, Taser. Segundo Gianvechio, essa arma tem o poder de imobilizar uma pessoa, atingindo o seu sistema nervoso sensorial e travando a musculatura por cinco segundos. "Cinco segundos é o tempo suficiente para algemarmos o cidadão, se necessário, e realizar os demais procedimentos durantes as abordagens mais difíceis. A Taser emite ondas 't' que faz a pessoa cair assim que recebe o choque". Conforme Gianvechio, o uso desta arma é benéfico, pois ela não é letal e preserva tanto a integridade do guarda municipal como a do cidadão que está sendo abordado. "Hoje temos com a GM, 100 tasers, ou seja, todos os guardas tem uma. Elas são usadas, geralmente, em casos de ameaças à GM, ou em jogos de futebol, por exemplo". A utilização da Taser na cidade ocorreu, após uma parceria realizada entre a Guarda Municipal (GM), Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) e Ministério da Justiça. Rio de Janeiro - No último dia 19 de julho, no Rio de Janeiro, um ex policial, W. C., estava preste a se matar quando policiais foram acionados para tentar evitar a tragédia. O ex-militar estava inconformado com o término de seu casamento. Os policiais, então, entraram em ação e antes dele atirar, contra si mesmo, utilizaram a arma não letal, taser, o que imobilizou, rapidamente, o ex-pm, impedindo que ele se matasse.

Assaltantes invadem clínica e são surpreendidos por guarda municipal

Uma tentativa de assalto na manhã desta segunda-feira (22) em uma clínica no bairro Santa Terezinha, em Sorocaba, terminou com um assaltante baleado por um guarda municipal e um menor preso. Segundo informações da polícia, o guarda municipal à paisana Elias Martins da Silva, estava em frente à clínica para fazer exames, junto com proprietário do estabelecimento, quando foram abordados por 2 homens que anunciaram o assalto. Um deles, que estava armado ficou na porta vigiando e o menor entrou na clínica para roubar. O guarda municipal disparou um tiro contra um deles que foi ferido na perna e em seguida fugiu em um Gol. O menor fugiu pela porta dos fundos em uma moto em direção à linha do trem, ele foi capturado pela polícia e preso. De acordo com a PM, o menor já tinha passagem por furto e tráfico de drogas. O outro assaltante continua foragido.

Guarda Municipal de Corumbá é a primeira a utilizar cães

Corumbá é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a utilizar cães no patrulhamento realizado pela Guarda Municipal e, para isso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Finanças e Administração, instituiu o Canil da instituição. O local tem como finalidade principal oferecer o suporte necessário à execução do policiamento preventivo e repressivo com o emprego de cães, mediante planejamento próprio, atuando isoladamente ou em apoio a outras forças. O decreto n°. 946, de 5 de agosto de 2011, assinado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e pelo secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, estabelece os princípios e doutrinas para organização e funcionamento do estabelecimento. A Prefeitura já possui o prédio para o funcionamento do canil. Com a publicação do decreto, a Guarda Municipal vai iniciar a construção de locais apropriados para treinamento e habitação dos cães, além de outras medidas para garantir o bem-estar e também o acompanhamento veterinário dos animais. De acordo com o comandante da Guarda, tenente-coronel Ubiratan Bueno, guardas já foram capacitados para utilizar os cachorros durante as operações de policiamento preventivo e proteção do patrimônio público. “Vamos trabalhar em eventos locais e, futuramente, atuaremos em conjunto com as forças policias, como por exemplo, para encontrar entorpecentes com o uso dos cães”, comentou Ubiratan. Antes mesmo de o decreto ser assinado por Ruiter, seis guardas municipais participaram, em maio deste ano, de um curso ministrado pela Força Nacional de Segurança. O guarda Alessandro Alencar Pereira de Souza participou também do Estágio de Adestramento e Emprego de Cães de Guerra, uma capacitação oferecida pela 14ª Companhia de Polícia do Exército, em Campo Grande. Corumbá é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a implantar e utilizar efetivamente cães na proteção de locais e prédios públicos do Município. Os guardas municipais já realizaram o policiamento durante as partidas válidas pelo Campeonato Estadual de Futebol – Série A e Sub-18, ambos no estádio Arthur Marinho, e também em eventos locais, como o Arraial do Banho de São João. A Guarda Municipal de Campo Grande e de outras cidades do Estado também já iniciaram o treinamento dos servidores, mas ainda não possuem canil nem legislação específica para iniciar as operações utilizando cães. Canil Entre os artigos do decreto está o que prevê como deve ser o espaço utilizado para habitação dos cães. O local deve ter largura mínima de 1,8 metro; 6 metros de comprimento; 2 metros de altura; parte coberta com 2 metros e descoberta com 4 metros. Neste espaço deve haver bebedouro com água encanada e esgoto canalizado; tablado de madeira; porta de madeira com visores e tranca de segurança; piso em cimento rústico e instalações elétricas.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!