terça-feira, 30 de março de 2010

MT-Lucas do Rio Verde: Guarda Municipal realiza blitz nas ruas da cidade

A guarda municipal de trânsito de Lucas do Rio Verde vem realizando várias blitz em inúmeros pontos da cidade, o objetivo é fiscalizar veículos que estejam com a documentação atrasada, e a repreensão de jovens menores de idade que estejam conduzindo veículos.

Segundo o guarda Alex, que é responsável da guarda municipal de trânsito, as blitz estão acontecendo em pontos estratégicos da cidade e sem horário programado. O guarda também lembra que a maioria da apreensão de veículos está sendo por parte da documentação irregular.

PR-Futuros guardas municipais de Pinhais iniciam curso de formação

Os futuros guardas municipais de Pinhais iniciaram nesta segunda feira (27) o curso de formação profissional, e após o período de treinamento estarão aptos para reforçar a segurança pública do município. Após terem sidos aprovados nas provas de conhecimento e aptidão física, teste de avaliação psicológica, investigação de conduta e nos exames médicos, os candidatos vão passar pelo período de formação e capacitação. O prefeito Luizão Goulart deu inicio às aulas e enfatizou a importância que a Guarda Municipal terá para o município. “Sabemos que a melhoria na segurança pública é uma dos principais anseios da população e tenho a certeza que vamos contar com uma Guarda Municipal bem preparada para contribuir com a redução da criminalidade em nossa cidade”, destacou. O curso de formação teve início com a palestra do secretário municipal especial Antidrogas de Curitiba, o delegado da Polícia Federal, Fernando Francischini, sobre os aspectos da Lei de Tóxicos 11.343. Os candidatos também participaram de um debate sobre Comunicação Social e o relacionamento com a mídia, com os jornalistas Thiago Bonagura (assessor de Imprensa da prefeitura) e Fernando Saraiva (sala de Imprensa da Polícia Militar). “Além das palestras, o processo de capacitação ainda terá orientação, reconhecimento do município e treinamento prático, que será ministrado por profissionais das policias Militar, Civil e Federal do Paraná”, explicou o diretor do departamento de Segurança Pública e Patrimonial do município, Arildo de Oliveira. A princípio a Guarda Municipal de Pinhais contará com um efetivo de 80 guardas, sendo 40 do sexo feminino e 40 do masculino. Ela terá um papel importante para a prevenção da violência no município, pois terá contato diário com a comunidade. Com o trabalho da Guarda, Pinhais vai oferecer o serviço de vigilância no patrimônio público municipal, parques, jardins, praças, escolas e demais locais, além do policiamento preventivo e comunitário com o auxilio no trabalho das Polícias Militar e Civil no combate a criminalidade.

SP-Sozinho, guarda prende dupla que atacava em ponto de ônibus

Um patrulheiro da Gama (Guarda Municipal de Americana) prendeu, sozinho, domingo, dois homens acusados de atacar pessoas em pontos de ônibus na Avenida Carmine Feola, perto do estádio Décio Vitta, em Americana. Uma das vítimas ainda tentou ajudar o guarda a dominar os ladrões, porém, desistiu ao receber ameaças. Os acusados - Samuel Carlos dos Santos, de 27 anos, e um adolescente de 16 - que estavam dominados, foram finalmente rendidos por outros guardas que chegaram avisados, por telefone celular, pelo colega.

A dupla assaltou às 17h30 um caseiro de 55 anos e a mulher dele, de 51, que estavam no ponto de ônibus e pegou R$ 62 em dinheiro. Um dos ladrões estava com uma faca. Eles teriam feito ameaças também a outras pessoas que estavam na mesma avenida. O guarda municipal que seguia para o trabalho em uma moto e estava fardado foi avisado pelo motorista de um Gol sobre a ação dos criminosos. O guarda, então, achou as vítimas que indicaram a direção que os ladrões seguiram.

Os dois acusados foram alcançados na Rua Fioravante Chinelatto, na Vila Amorim, e receberam voz de prisão. O patrulheiro da Gama estava armado e ordenou que os dois deitassem no chão. Ao mesmo tempo avisou a Gama que precisa de apoio para fazer as prisões. Enquanto o "reforço" não chegava, o guarda aproximou-se dos homens que reagiram entrando em luta corporal. Tentaram tomar a arma do guarda.

O caseiro aproximou-se para prestar uma ajuda e foi ameaçado pelo adolescente. Em poucos minutos pelo menos três viaturas da Gama chegaram e os acusados foram presos e algemados. A faca usada nas ameaças foi apreendida. O dinheiro foi achado escondido na cueca do adolescente. Estava embrulhado por uma camiseta.

Santos foi autuado em flagrante por roubo e resistência. O adolescente foi colocado a disposição da Vara da Infância e Juventude.

No Parque Gramado, um comerciante de 22 anos entrou em luta corporal com um homem que tentou assaltá-lo. O ladrão fugiu. A 100 metros, na Rua Segundo Mori, policiais militares prenderam Diego Mozart Reischz, 27, acusado de ser o ladro. Ele foi identificado, também, como autor do roubo de R$ 30 de uma padaria no Jardim Europa, em Santa Bárbara d'Oeste.

MT-Guarda Municipal garante a segurança nas finais no mini-estádio do CPA I

Controlar tumultos de forma pacífica através do diálogo. Esse é o trabalho da Guarda Municipal (GM) de Cuiabá, que atuou durante as finais dos campeonatos de futebol, Peladão, Copa Batom e Bengalão, no mini-estádio do CPAI, durante o dia de ontem (28-03).

De acordo com o comandante Marlan, a GM possui o efetivo de 30 homens, que ficaram responsáveis pela segurança dentro de campo. “Tudo saiu nos devidos conformes. Teve momentos em que os ânimos se exaltaram entre as comissões técnicas e jogadores, mas tudo saiu a contento. A torcida também colaborou e está de parabéns”, disse.

O prefeito Wilson Santos, durante a entrega de premiações, fez questão de elogiar o trabalho da GM. “É uma guarda cidadã que não usa armas letais e age de forma pacificadora na base do diálogo. Gostaria de parabenizar o excelente trabalho desses homens comandados pelo coronel Marlan”, enfatizou Santos.

A Guarda Municipal foi implantada em 22 deste com o objetivo de fazer a segurança nas escolas municipais. Inicialmente, os trabalhos se dão nas 38 unidades de ensino localizadas na Regional Sul de Cuiabá.

SE-Prefeitura seleciona instrutores para cursos da Guarda Municipal

A Prefeitura de Aracaju pretende formar um corpo interno de instrutores para cursos de formação e aperfeiçoamento de pessoal da Guarda Municipal. Para isso, foram abertas inscrições para integrantes da corporação que tenham cursos de graduação de Ensino Superior devidamente comprovados e tenham interesse em repassar conhecimentos aos colegas durante as capacitações a serem realizadas.

Vamos dar prioridade àqueles profissionais que tenham experiência docente e desejem fazer parte do quadro de instrutores de futuros cursos promovidos no âmbito desta Guarda. Os interessados devem procurar a Diretoria Geral e entregar seus currículos até o dia 5 de abril, explica a tenente da Polícia Militar Jucimary Moura, coordenadora operacional da GM.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Guarda Municipal de Aracaju, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), ou pelo telefone (79) 3179-7073

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!