Compartilhe
GCM de Osasco forma guardas de mais 3 cidades
 
Da Redação
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco promoveu, na sede do comando, no dia 25 de outubro, a formatura de agentes das Guardas Civis das cidades de Salto de Pirapora, Araçariguama e Vargem Grande Paulista. Eles passaram por curso e treinamento com, carga horária de 850 horas, durante 5 meses, na escola de formação da corporação.
 
A cerimônia foi abrilhantada pela banda da Polícia do Exército do Comando Sudeste, sob a regência do tenente Franco.  
 
O evento contou com a presença do prefeito de Salto de Pirapora, Santelmo Xavier Sobrinho; do secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, André Santiago, que na ocasião também representou o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, e do comandante da GCM de Osasco, Paulo Siqueira, dentre outras autoridades. 
 
Referência nacional, a divisão da Escola de Formação e Ensino da GCM de Osasco já formou e aprimorou guardas de 17 municípios do Estado de São Paulo no período de 2005 a 2013. Foram 72 cursos ministrados, totalizando 17.940 horas/aulas, certificando 4.626 alunos.
 
Para essas mais recentes turmas, o curso de formação envolveu as seguintes disciplinas: Correção de postura corporal; Defesa Pessoal; Armamento e tiros; Noções técnicas e jurídicas; Atuações e posturas municipais; e Policiamento preventivo e comunitário. Os alunos também participaram de diversas palestras e conferências.
 
Durante a cerimônia, o comandante da GCM de Osasco deixou um conselho aos formandos. “Vocês passaram pela formação de curso de guarda municipal, mas serão lapidados daqui para frente, dia a dia, no trabalho e no atendimento à população. Surgirão várias situações que forçarão vocês a tomarem decisões. Lembre-se de que as escolhas que vocês procurarem, as amizades que cultivarem, as leituras que fizerem, principalmente os valores que abraçarem, serão determinante para o seu sucesso”. “O trabalho bem executado nos traz alegria do dever cumprido. Jamais permitam que os menos favorecidos tenham seus direitos fundamentais violados”, completou o comandante.
 
Em seguida, o prefeito de Salto de Pirapora, Santelmo Xavier Sobrinho, fez uma saudação e parabenizou a GCM de Osasco por colaborar com a formação de guardas de outros municípios. “Nessa solenidade percebemos a seriedade e a competência que a GCM de Osasco, através de sua escola, demonstra para nós. Saímos daqui com a esperança de termos dias melhores, porque confiamos no trabalho dessa escola e nos alunos que aqui se formaram, por serem pessoas de bem, homens bons formados em uma escola de primeira”, afirmou o prefeito.
 
O secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, André Santiago destacou em seu discurso o papel da guarda. “O que temos que ter em mente é que nosso papel é servir a comunidade. O cidadão, que é o usuário final desse serviço, tem que ser bem servido. A Guarda Civil de qualquer município acaba sendo o eixo da segurança que está mais perto do cidadão, porque quando há um problema no bairro, o morador sempre aciona a prefeitura ou a Câmara Municipal”, disse. “Acompanhei o estagio de alguns de vocês nas ruas e tenho certeza que irão prestar um bom trabalho em suas cidades”, completou.
 
Também participaram do evento o vereador Maluco Beleza; o controlador do município de Araçariguama, Luiz Antônio; o comandante da GCM de Araçariguama, Ramos; o comandante da GCM de Salto e Pirapora, Clodoaldo; o delegado assistente da Seccional Osasco, Paulo Sérgio Maluf; o delegado Corregedor da Polícia Civil, Valdeci Magdanelo, e a presidente da 56ª Subseção da OAB de Osasco, Libânia Aparecida da Silva, dentre outras autoridades.