Cadastre seu Email

domingo, 13 de dezembro de 2009

DOURADOS-MS-Guarda Municipal apreende menor com arma

A central da Guarda Municipal recebeu, por volta das 18h30 de ontem, denúncia de que três jovens suspeitos estariam andando pela Rua Joaquim Taveira, na Vila Mari, próximos a uma escola. As informações davam conta de que um deles estaria armado. Duas equipes de motociclistas foram deslocadas até o local da denúncia. Os suspeitos foram localizados em frente a uma residência. Um dos jovens ao perceber a aproximação dos policiais tentou dispensar a arma, uma guarruncha calibre 22 perto do portão. A equipe acabou localizando a arma e apreendeu o menor de 16 anos, morador no Jardim Pelicano por porte ilegal de arma de fogo. O adolescente foi encaminhado ao DEPAC para os procedimentos necessários. Já são 12 armas, de acordo com o boletim policial que apreendidas pela GM somente neste ano.

Guarda Municipal de Barão Geraldo presta serviços preventivos junto à população.

O Distrito de Barão Geraldo recebe muitos jovens estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que moram em Barão Geraldo durante o ano, porém eles deixam o Distrito nas férias. Assim, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Campinas recebe um número maior de ligações da população com denúncias.

A Guarda Municipal presta serviços preventivos junto à população, como divulgar simples informações que às vezes passam despercebidas pela população ,como por exemplo:

1- Sempre que entrar ou sair da residência dar uma volta antes para verificar se há algum suspeito ou movimento estranho perto das suas casas.

2- Nunca deixar as luzes da residência acesas ao sair. Se permanecer um tempo longo fora de casa, os ladrões desconfiam que não há ninguém na residência se as luzes ficam muito tempo acesas.

3- Para prevenir furtos a carros, o proprietário nunca deve ir direto ao automóvel, antes deve sempre ficar de olho em algum movimento que possa lhe parecer estranho.

A Guarda Municipal de Campinas conta com um número efetivo de 28 homens divididos em quatro regiões. Barão Geraldo possui apenas 1 viatura, que faz ronda 24 horas por dia. Segundo o Comandante Mauro Balthar (foto acima) esse é um dos maiores problemas da corporação, “Considero o número de efetivos de Barão Geraldo muito baixo para o tamanho da região a ser monitorada”.

Com uma viatura responsável pela ronda em Barão Geraldo algumas regiões do distrito realmente ficam com pouca segurança, visto que a prioridade é dada a regiões periféricas como o Parque das Pedras, local tido como o mais critico de Barão, “Por ser um local escuro e com muitas matas ao redor, orienta-se não passar por lá quando estiver noite, pois já ocorreram furtos e até estupros nessa região”, conclui Balthar.

Com uma média de apenas duas ocorrências por mês, o comandante reintera que está sendo feito um bom trabalho preventivo em Barão, porém acrescenta que este baixo índice de ocorrências se dá pelo motivo de a população não saber muitos dados da Guarda Municipal de Campinas, "muitas pessoas nem sabem que há uma base da guarda em Barão Geraldo” diz Balthar.

A corporação vem fazendo grandes trabalhos junto a comunidade, como o PROIN (projeto de integração) que realiza palestras e faz reuniões junto a sociedade, abordando assuntos sobre prevenção ao uso de drogas, desarmamento e cidadania.

Existem outros trabalhos como o Projeto Capoeira e o Canil, que obteve o 3° lugar em uma competição realizada na cidade de Vinhedo, onde participaram Guardas Municipais de todas as cidades paulistas. “Esses projetos levam á população cultura, cidadania, e também é bom para as pessoas saberem que a guarda está ali para protegê-los e ajudar no máximo do possível.”

Para o Comandante Balthar há casos isolados de violência em Barão Geraldo, visto que o distrito é considerado uma das regiões mais seguras de Campinas. Acredita que é preciso se obter uma maior relação com a população e aumentar o número de efetivos, mas já está sendo providenciado um concurso público que abrirá 100 vagas na corporação. Há também uma baixa divulgação dos trabalhos prestados junto a comunidade, "comunicação é essencial para que apopulação saiba onde e como nos encontrar, não apenas em casos de emergência, mas também para obter informações de nossos trabalhos junto a sociedade” conclui o Comandante.

Apesar dos esforços da Guarda Municipal, o número de ocorrências no distrito ainda é alto. Na semana passada, quatro bandidos invadiram uma residência em Barão Geraldo levando medo e prejuízos aos moradores.

Para maiores informações e solicitação de serviços da Guarda Municipal de Campinas, ligar para 1532.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!