domingo, 28 de fevereiro de 2016

Déficit na Guarda de Sumaré deixa veículos subutilizados, diz sindicato

Falta de funcionários deixa carros alugados parados, segundo a entidade.
Prefeitura defende que denúncia feita por entidade 'não tem fundamento'.

Do G1 Campinas e Região
O déficit de servidores na Guarda de Sumaré (SP) deixa carros subutilizados, de acordo com o sindicato da categoria. A entidade afirma que metade dos veículos permanece diariamente sem uso por falta de funcionários, enquanto a Secretaria Municipal de Segurança rebate a denúncia e defende que, por questões estratégica e administrativa, mantém carros reserva.

O sindicato que representa os trabalhadores diz que o efetivo da corporação tem 128 guardas, divididos em turnos para o patrulhamento de prédios públicos, serviços administrativos e rondas. Pelo menos oito carros deveriam ser usados nas ações previstas em cada período, informou a entidade.
Seis carros estavam parados em base da Guarda de Sumaré, nesta sexta-feira (Foto: Reprodução / EPTV)Seis carros estavam parados em base da Guarda
de Sumaré, nesta sexta (Foto: Reprodução / EPTV)
Nesta sexta-feira (12), a EPTV, afiliada da TV Globo, constatou que, entre dez veículos disponíveis para a corporação, seis estavam parados no pátio da Guarda Municipal.

"As viaturas estão paradas por falta de efetivo. É dinheiro público, são alugadas", criticou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Sumaré, Sandro Barbosa. A Prefeitura não informou qual valor total gasto com a locação dos carros.

Riscosà população
A reportagem teve acesso à escala de trabalho da corporação nesta sexta-feira, por meio da entidade. No documento constam cinco veículos disponíveis aos servidores municipais para atividades realizadas durante o dia, e quatro para período noturno.

Já neste sábado, de acordo com a escala, a Guarda terá três equipes de patrulhamento vespertino; e outras quatro para a noite. Moradores da cidade criticam a falta de servidores.

"A gente frequenta o Centro, precisa de mais segurança", ressaltou o pastor Valdir de Aguiar. Segundo estatísticas do IBGE, a população do município está estimada em 265,9 mil habitantes.

Compensações
Outro problema mencionado por integrantes da corporação refere-se à hipótese da Prefeitura conceder folgas aos guardas que ultrapassarem total de 160 horas mensais de trabalho. Atualmente, a compensação do excedente é feita em dinheiro, contudo, segundo a entidade, o Executivo planeja cortar despesas diante de reflexos provocados pela crise econômica nacional.

"Às vezes você precisa ir até uma ocorrência, e não tem outra unidade para apoio. Acaba indo para uma situação sem saber o que te aguarda. Acaba colocando a vida do guarda em risco", criticou Barbosa.
Um servidor da corporação, que preferiu não ser identificado, contou que trabalha há 15 anos na Guarda e falou que passa pelo momento de maior insegurança na área. "Vou preocupado, porque não sei se volto para a minha família", lamentou o trabalhador.
'Sem fundamento'
A Secretaria Municipal de Segurança alegou que a denúncia do sindicato não tem fundamento. Por meio de assessoria, a pasta informou que tem seis equipes por turno de trabalho, e que os outros quatro automóveis são reserva e podem ser usados quando houver necessidade.

O Executivo explicou ainda que, durante o primeiro bimestre, há baixa no efetivo por causa de férias e licença-prêmio. Em relação à escala de trabalho, a assessoria defendeu que o número de guardas havia diminuído por causa do remanejamento para operações especiais.

A administração informou também que, sobre a hipótese de conceder folgas aos guardas para compensar horas extras, o excedente na jornada só é autorizado em casos específicos.
  •  
Escala mostra distribuição de equipes da Guarda, em Sumaré, SP (Foto: Reprodução / EPTV)Escala mostra distribuição de equipes da Guarda, em Sumaré, SP (Foto: Reprodução / EPTV)

tóp
Guarda Municipal de São José vai trabalhar armada a partir de março Efetivo cumpriu horas de prática de tiro estabelecidas pelo Minis [...] Veja mais em: http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/298403-guarda-municipal-de-sao-jose-vai-trabalhar-armada.html.
Criada para proteger o patrimônio público, a Guarda Municipal de São José luta para ganhar reconhecimento como uma força de segurança a mais na cidade para combater a criminalidade com a Polícia Milit [...] Veja mais em: http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/298403-guarda-municipal-de-sao-jose-vai-trabalhar-armada.html.

Prefeito entrega 22 veículos à Guarda Civil Metropolitana no lançamento do Goiânia + Segura

Ação foi pensada para auxiliar de forma preventiva e comunitária no combate à criminalidade na região Leste de Goiânia
 | Foto: Edilson Pelikano
De acordo com o prefeito Paulo Garcia (PT), o trabalho de segurança preventiva e comunitária será estendido para outros bairros de Goiânia | Foto: Edilson Pelikano
Em evento na manhã desta terça-feira (23/2), o prefeito Paulo Garcia (PT) lançou o programa Goiânia + Segura. Na solenidade, que aconteceu no Jardim Novo Mundo, região Leste da capital, o petista entregou as chaves de dez viaturas, dez motos, um microonibus e uma VW Saveiro ao presidente da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Elton Magalhães.
A ideia da prefeitura é criar uma forma de combater à criminalidade de maneira preventiva e comunitária. O início das atividades, que devem ser expandidas para outros bairros da capital, será executado por 80 agentes da CGM no Jardim Novo Mundo. A meta do programa, segundo a prefeitura, é contribuir com o sistema de segurança pública do Estado.
“Foi realizado um trabalho com o Observatório da Violência, do Centro Integrado de Inteligência e Controle da Secretaria Pública do Estado de Goiás, em parceria com a GCM, onde foi identificada a região com o maior numero de homicídios, furtos e roubos. Por isso, o início dos trabalhos do novo programa ocorre aqui no Novo Mundo”, explicou o presidente da Guarda Civil Metropolitana.
A prioridade desse serviço de segurança comunitária é a proximidade com os moradores. O prefeito afirmou que a CGM tem atuação que ajuda o Estado na segurança pública. “É claro que é importante reforçarmos que não queremos assumir a segurança pública. Entendemos que esse programa consiste basicamente no auxílio ao combate da criminalidade.”
Os veículos foram adquiridos por meio de convênio com a União, que ainda será responsável por licitação para compra de armas de fogo, coletes balísticos, rádio comunicadores, fardamento e locação de mais viaturas. “Este trabalho será estendido para outros bairros”, disse Paulo Garcia.
Parceria
O secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSP-GO), Joaquim Mesquita, agradeceu o auxílio da prefeitura com o lançamento do programa. Para o titular da SSP-GO, é importante que haja união de esforços para enfrentar a violência na capital.
“O prefeito não mede esforços pela tranquilidade dos moradores da capital. Tenho certeza que os agentes vão atuar de forma comunitária e fazer a diferença”, destacou Joaquim Mesquita.
A deputada estadual Adriana Accorsi (PT), os vereadores Carlos Soares (PT), Denício Trindade (PMDB), Felizberto Tavares (PR) e Zander Fabio (PSL) participaram do lançamento do Goiânia + Segura. (Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação)
Ficou interessado em nosso conteúdo e quer compartilhar? Utilize o link: http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2016/02/noticias/regiao/281741-guarda-municipal-tera-armas-ainda-este-ano.html, ou as opções que colocamos em nossas páginas. Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
Ficou interessado em nosso conteúdo e quer compartilhar? Utilize o link: http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2016/02/noticias/regiao/281741-guarda-municipal-tera-armas-ainda-este-ano.html, ou as opções que colocamos em nossas páginas. Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.

Capitão, comandante da guarda do Rio volta à PM após ser exonerado

Em vídeo, ex-inspetor geral é suspeito de agredir com golpes de cassetete.
Polícia ainda não sabe em que batalhão será realocado e se volta às ruas.

Gabriel BarreiraDo G1 Rio
Leandro Matieli, secretário de Ordem Pública e inspetor-geral interino (à esq.), ao lado do comandante da guarda exonerado, Rodrigo Fernandes Queiroz (Foto: Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio)Leandro Matieli, secretário de Ordem Pública e inspetor-geral interino (à esq.), ao lado do comandante da guarda exonerado, Rodrigo Fernandes Queiroz (Foto: Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio)
Exonerado do comando da Guarda Municipal do Rio, posto mais alto da corporação, o capitão da Polícia Militar Rodrigo Fernandes Queiroz foi colocado à disposição da PM nesta terça-feira (23). Oficial, ele estava "emprestado" à guarda.
Em boletim interno, foi publicada a informação de que Rodrigo irá à Diretoria Geral de Pessoal para aguentar uma decisão e pode até mesmo voltar a trabalhar em algum batalhão da polícia. De acordo com a assessoria de imprensa, ainda não há definição se o serviço será administrativo ou nas ruas.
Queiroz foi exonerado do cargo de inspetor-geral da guarda, suspeito de dar golpes de cassetete em um homem numa operação em dezembro de 2015 em Santa Cruz, na Zona Oeste. Ele era também o comandante da operação.
(Clique aqui para ver as imagens. O rosto do inspetor-geral da Guarda Municipal aparece por volta de 4m30s. A agressão é flagrada aos 7m10s e a corporação admite que pode ter sido cometida pelo cA dispensa partiu do Secretário de Ordem Pública (Seop), Leandro Matieli, a quem a guarda está submetida e foi publicada no Diário Oficial do município nesta terça-feira (23). Ele assumiu a função interinamente e determinou a abertura de um processo para investigar o caso.
Dez dias antes, outros guardas municipaisforam afastados após participarem de uma ação que deixou foliões feridos no encerramento do carnaval carioca no bloco TecnoBloco.
Na ocasião, Matieli reconheceu que "houve excessos" e que faltou "diálogo".
"Faltou diálogo, como tivemos em outros blocos não autorizados. O que faltou ali foi sensibilidade. As primeiras imagens que recebi, divulgadas pela própria imprensa, mostram que era possível dialogar. Porque tivemos essas experiências no próprio carnaval. Tivemos saídas espontâneas [de blocos], quando chegávamos lá, acompanhávamos, dialogávamos e não tinha problema", afirmou.
Ao G1, o prefeito Eduardo Paes preferiu não comentar a decisão de Matieli. "Não compete a mim", disse. Em compensação, ele classificou como "absurdo" o episódio em que foliões foram agredidos. "Eu fiquei muito insatisfeito com aquele episódio do carnaval, já tinha manifestado minha insatisfação. Porque você errar uma vez é normal, mas não pode repetir o erro. Aquilo foi absurdo", criticou.
Uso de armas
Também em 2015, no mês de setembro, foi arquivado um projeto que proibia o uso de arma de fogo por guardas municipais.  Atualmente, dois municípios do Estado autorizam que seus guardas portem pistolas: Volta Redonda e Resende. Em Niterói, o uso de pistolas deve começar no segundo semestre de 2016.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.
Vídeo mostra guarda municipal dando golpes de cassetete em operação em Santa Cruz (Foto: Reprodu/Youtube)Vídeo mostra guarda municipal dando golpes de cassetete em operação em Santa Cruz; corporação suspeita que autor seja o ex-inspetor-geral (Foto: Reprodução/Youtube)

Depois do Recife, Jaboatão também libera armamentos não letais para a Guarda Municipal

Equipes usarão pistola de condutividade elétrica e spray de pimenta no exercício da função

  pinterest linkedin
23/02/2016 08:58 - Wilson Maranhão, da Folha de Pernambuco
Divulgação
Portaria que autoriza medida foi publicada no Diário Oficial no último dia 18
O uso de armamentos não letais no exercício da função de agentes de segurança pública deixou de ser exclusivo das polícias. Isso porque municípios do Estado e outros no País afora estão se adaptando às legislações que garantem o uso de armas de menor potencial ofensivo à categoria. Depois do Recife, a cidade de Jaboatão dos Guararapes, também na RMR, foi mais uma a tomar a medida. A portaria municipal número 002/2016, publicada no Diário Oficial daquele município no último dia 18, concedeu o direito aos guardas municipais para usarem a pistola de condutividade elétrica, mais conhecida como “teaser”, e spray de pimenta no exercício da função.
Segundo a secretária Executiva da Ordem Pública e Segurança Cidadã de Jaboatão, Karla Vieira, a portaria atende a lei nacional nº 13.022/2014, que autoriza o uso desse armamento para os guardas municipais de municípios com população acima de 500 mil habitantes. “Como a legislação é de 2014, tínhamos o prazo de até dois anos para criar a normativa no município. Fizemos a elaboração da legislação, planejamos, capacitamos e ampliamos o nosso efetivo para que isso ocorresse”, disse a secretária.
De acordo com a comandante da corporação em Jaboatão, Marcione Maria da Silva, apenas o efetivo de patrulhamento de resposta rápida atuará com os armamentos não letais nas ruas. Ela acrescentou que, dos 380 guardas, 150 estão aptos a utilizar os armamentos em situações de resistência à apreensão de mercadorias ilegais, desacato e agressão a servidores.
OPINIÃO - O cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jorge Zaverucha, observa de forma positiva o uso desses armamentos por guardas municipais. “Vejo como positivo e se o uso surtir efeito, acredito que a próxima etapa será a liberação para armas de fogo”, avaliou.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!