quinta-feira, 12 de abril de 2012

Esportes

Guarda Municipal auxiliará na segurança do jogo entre Flu e Boca Juniors

Redação - 11.04.2012 às 06:33:00

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) vai atuar com efetivo de 91 guardas (sendo 26 de trânsito) no jogo entre Fluminense e Boca Juniors, que acontece na noite desta quarta-feira(11), no Engenhão.

Os guardas municipais atuarão em pontos estratégicos no entorno do estádio e nas principaisruas de acesso para garantir o bem-estar e a segurança dos torcedores. As ações de controle urbano, fiscalização das posturas municipais, ordenamento do trânsito e atendimento ao público em geral começarão a partir das 19h.

Publicada quarta-feira, 11 de abril de 2012, às 14:37

6º BPM recebe curso de Formação de Agentes Municipais de Trânsito e Condutor de Veículo Emergencial

O 6º Batalhão da Polícia Militar em Corumbá recebe por um período de duas semanas o Curso de Formação de Agentes Municipais de Trânsito. O Curso de Formação de Agentes Municipais de Trânsito começou na segunda-feira, 09 de abril e vai até o dia 21 de abril. Participam do Curso 50 pessoas entre homens da Polícia Militar, Guardas Municipais de Corumbá e Ladário e Marinha.

Durante o curso os participantes recebem noções de Direção Defensiva, Relacionamento Interpessoal, Primeiros Socorros, Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania e Legislação de Trânsito.

Na próxima semana tem início o Curso de Condutor de Veículo Emergencial com a participação de vinte e cinco pessoas. Este curso acontecerá de 16 a 21 de abril e será encerrado com a prática de Transporte Emergencial. Todas as aulas acontecem em período integral no auditório do 6º Batalhão da PM em Corumbá, na Rua Treze de Junho.

Segurança

quarta | 11/04/2012 22:50:00

Textos: Redação Fotos: Renan Medeiros

Guarda Municipal continua sem armas

Guarda Municipal continua sem armas Ampliar Imagem

As recentes ameaças que a Guarda Municipal (GM) de Criciúma vem sofrendo não são motivos para cogitar a possibilidade de conceder porte de arma de fogo aos guardas, segundo o presidente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC), Giuliano Elias Colossi.

“A atuação da Guarda Municipal é preventiva, e não ostensiva. A função deles, nesse caso, era proteger um patrimônio. A partir do momento em que há o conflito, torna-se uma questão de Segurança Pública, e aí é com a Polícia Militar”, explica Colossi.

“Os nossos guardas não foram preparados para utilizar armas de fogo. Seria necessário um curso de uns seis meses para isso”, contabiliza.

O presidente da ASTC é claro ao afirmar que equipar os guardas municipais com arma de fogo está fora de discussão.

Represálias contra os guardas municipais, especialmente nos bairros mais violentos de Criciúma, têm se tornado comum nos últimos dias. Na madrugada desta quarta-feira, um homem efetuou disparos de revólver no posto de saúde do Bairro Boa Vista, que estava sendo protegido pela GM.

Informações mais detalhadas estarão na matéria produzida pela jornalista Talise Freitas, que será publicada no jornal A Tribuna desta quinta-feira.

VOLTA REDONDA Guarda Municipal flagra motociclista com duas crianças sem proteção
Publicado em 11/4/2012, às 13h34
Última atualização em 11/4/2012, às 13h34

Volta Redonda

O supervisor Ferreira e o Guarda Municipal Menezes estavam em ronda pela Rodovia dos Metalúrgicos, próximo ao bairro São Geraldo, no final da manhã de ontem (10), quando pararam Yamaha dourada, placa LTO-0230, conduzida. A moto era pilotada por um homem identificado como Marcelo Gabriel, que estaria levando as duas filhas, de 4 e 5 anos, na garupa.

De acordo com o registro, o homem não tinha nenhum documento pessoal, nem possui habilitação para pilotar motocicleta. Ele ainda estaria sem o documento de porte obrigatório da moto; e apenas apresentou uma nota fiscal de 2003.

Apesar de estar usando capacete, as filhas - que acabara de buscar na escola - estavam sem os itens de segurança obrigatórios.

Pela lei - Art. 244, inciso 5, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)- não é permitido transportar crianças menores de 7 anos em motocicleta. A infração é gravíssima e prevê a suspensão do direito de dirigir, além de aplicação de multa. A moto foi levada ao Depósito Público, no cumprimento da medida administrativa prevista no CTB.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,55452,Guarda%20Municipal%20flagra%20motociclista%20com%20duas%20criancas%20sem%20protecao.html#ixzz1rrOvRXC1
Bragança Paulista - Novos Guardas Municipais estão em treinamento
Qua, 11 de Abril de 2012 14:12 Os 22 guardas municipais recém contratados pela Prefeitura, aprovados no Concurso Público realizado em 2011, estão em treinamento desde o dia 14 de março no auditório do Complexo Integrado de Segurança Emergência e Mobilidade – CISEM, segundo o secretário municipal de Trânsito e Segurança, Sérgio Pereira da Silva.

Para que possam exercer suas funções os guardas passam por este cursos de formação com mais de 500 horas de treinamento , que incluem aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais da empresa Federal Shoot.

Fazem parte das aulas teóricas ensinamentos sobre legislação de trânsito, ética, cidadania, direito penal, constitucional e ambiental. Na última segunda-feira, 9, por exemplo, os novos guardas tiveram aulas de direito ambiental com a professora Carolina Busato.

Já na parte prática os guardas recebem instruções de defesa pessoal, abordagem, tiro, direção defensiva, entre outras.

A previsão é de que a formação seja concluída no mês de junho e ai então, os guardas possam atuar em suas mais diversas funções.

Desde 2006, investimentos em segurança são prioridade para o prefeito João Afonso Sólis (Jango). Sob o comando de Sérgio Pereira da Silva, a Secretaria de Trânsito e Segurança (SMTS), passou por uma verdadeira revolução.

A Guarda Municipal ganhou nova sede, foi criado o Centro Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade (CISEM), o Canil da Guarda, a Guarda Montada e a Guarda Ambiental. Novos profissionais foram contratados e investimentos em tecnologia e treinamentos passaram a ser contínuos.


Fonte: DIMP - Ana Maria de Oliveira
GUARDA MUNICIPAL Guarda Municipal de Volta Redonda doa pneus a instituição de caridade
Publicado em 11/4/2012, às 16h30
Última atualização em 11/4/2012, às 16h40

Volta Redonda

A GM (Guarda Municipal) doou hoje cerca de 540 pneus à Sociedade de São Vicente de Paula. Os pneus foram deixados por guardas da corporação na sede da instituição de caridade, no bairro São Luiz. Essa é a quarta vez que a Sociedade São Vicente de Paula, que é ligada à igreja católica, recebe os pneus. O material é retirado das ruas da cidade pelos agentes da GM. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Guarda, no último trimestre de 2011, a corporação recolheu e doou 310 pneus, uma média de 100 por mês. O número de pneus recolhidos já no primeiro trimestre deste ano subiu. Foram recolhidos, apenas no bairro Açude, 226 pneus de carro, moto e caminhão. Segundo a diretora da instituição, Vera Lucia Irineu da Silva, os pneus recebidos são vendidos a uma empresa, que reutiliza o material de diversas formas, até mesmo para fazer asfalto. De acordo com ela, a própria empresa vai até a sede do asilo e recolhe o material cedido pela GM. - O dinheiro nos ajuda a pagar nossas contas, nos possibilita fazer nossos atendimentos e continuar ajudando as famílias carentes - disse, ao destacar que a entidade aceita doações. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3346-7566, das 8 às 17h. De acordo com o comandante da GM, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, a orientação aos agentes da corporação é a de que todos os pneus deixados em locais públicos sejam recolhidos. - Com isso, a GM ajuda as instituições de caridade, combate a dengue e colabora com o meio ambiente - enfatizou.

Denúncias

Segundo a assessoria de comunicação da Guarda Municipal, a população tem ajudado muito no trabalho de recolhimento de pneus, por meio de denúncias feitas à ouvidoria da corporação pelo telefone 3339-9292, ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) pelo 192, ou mesmo aos guardas municipais que estão atuando nas ruas. A assessoria da corporação informou que em todos os locais foram encontradas larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,55462,Guarda-Municipal-de-Volta-Redonda-doa-pneus-a-instituicao-de-caridade.html#ixzz1rrOgOBmH

Guarda Municipal reforça dois jogos da Copa do Brasil

11/4/2012 16:24, Por Prefeitura de Fortaleza

11/04/2012 Hoje (11), a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza irá disponibilizar um efetivo de 150 guardas municipais para reforçar a segurança no estádio Presidente Getúlio Vargas (PV) e nos Terminais de Integração de Ônibus, devido a partida entre Ceará x Paraná, válido pela 2ª fase da Copa do Brasil. O planejamento da operação irá focar o reforço na segurança dos terminais, onde serão disponibilizados 130 agentes, a partir das 18 horas. Já para o jogo entre Fortaleza e Náutico, amanhã (12), pela Copa do Brasil, serão 130 guardas na segurança dos terminais de ônibus e 20 agentes no estádio PV. A operação inicia mais cedo, às 17h30. Nas duas ações, o contingente à disposição serão dos Pelotões Especial (PE), Guarda Comunitária (PGC), Ronda Preventiva Escolar (Rope) e Unidade Patrimonial (Uniop). O efetivo tem a missão de controlar o acesso dos torcedores e dar apoio à Polícia Militar. Nos terminais, a Guarda Municipal visa garantir a segurança e a integridade física dos usuários, reforçando o efetivo fixo já existente.


11/04/2012 14h03 - Atualizado em 11/04/2012 14h03

Mulher é estuprada dentro de Centro Municipal de Saúde em Goiânia

Vítima é funcionária da limpeza e foi atacada quando jogava lixo fora. Secretaria de Saúde informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Comente agora

Uma mulher foi estuprada dentro do Centro Integrado de Assistência Médica Sanitária (Ciams) do Jardim América, em Goiânia, na noite de terça-feira (10). Ela é funcionária da limpeza e estaria trabalhando quando o crime aconteceu.

A vítima de 31 anos não teve o nome divulgado para preservar sua imagem. Segundo a Polícia Militar (PM), a energia acabou na unidade e ela foi estuprada por volta das 21h, quando o problema foi resolvido.

De acordo com a PM, a mulher foi jogar lixo nos fundos da unidade quando acabou surpreendida por um homem que a imobilizou e cometeu o estupro. Os funcionários foram orientados a não gravar entrevista, nem a falar sobre o assunto.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também informou que não vai se pronunciar sobre o assunto, pelo menos por enquanto. A vítima foi levada para o Hospital Materno Infantil (HMI), onde está internada.

A ocorrência foi registrada na Delegacia da Mulher (Deam), mas a investigação só pode começar se a vítima fizer um pedido formal à polícia. “O Boletim de Ocorrência é a notícia do fato. Para iniciar a investigação, a vítima tem de deixar expressa, ou seja, por escrito, que ela deseja que seja iniciada uma investigação”, explica a delegada da Deam, Karla Fernandes Guimarães.

Segurança A segurança do Ciams é feita pela Guarda Municipal de Goiânia. Segundo a corporação, no momento do crime havia dois guardas fazendo a ronda no local. “Nós estamos averiguando para detectar onde ocorreu a falha. Se a falha for, por ventura, da nossa corporação, nós vamos tomar todas as providências cabíveis. Mas, também pode ter havido alguma falha de segurança que não pertence a nós”, relata o comandante da Guarda, João Augusto França Neto.

Outros casos Somente neste ano, o Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) Cândida de Morais, em Goiânia, foi assaltado duas vezes. No dia 15 de março, três homens entraram na unidade durante a madrugada e roubaram alguns pacientes que estavam no local. Os assaltantes agrediram três funcionários e um guarda municipal que fazia a segurança.

Em janeiro, dois homens armados foram até o consultório da mesma unidade e assaltaram um médico. Eles chegaram a atirar, mas a arma falhou e ninguém se feriu.

Em setembro do ano passado, o Centro de Saúde do Setor Norte Ferroviário foi invadido duas vezes. Os criminosos invadiram a unidade durante o fim de semana. Eles entraram pela janela e roubaram alimentos e computadores de consultórios.

“O guarda municipal é um dos elementos da segurança pública. Nós estaremos, ainda essa semana, apresentando ao secretário de saúde um plano de segurança para as unidades de saúde de Goiânia, que envolve a presença dos guardas e também de outros equipamentos de segurança como, por exemplo, a instalação de câmeras”, relata o comandante João Augusto.

“A primeira coisa que deve ser feita é mudar a lei. Eu tenho certeza de que o estuprador dessa mulher já foi preso alguma vez. Se a lei não mudar, todas às vezes a Guarda Municipal terá de dar explicações e a PM também. Vamos reforçar ainda mais a segurança neste ponto e prender esse criminoso vai ser uma questão de honra”, revela o comandante da PM, major Antônio Moreira Bonfim.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!