N/A
Guarda Civil passa a fazer rondas de bicicleta
A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião iniciou a intensificação de trabalho para temporada de verão. Seguindo modelo da Polícia Militar, a corporação passou a adotar ronda de bicicletas nas áreas que compreendem a  Vila Amélia e  o Centro Histórico, o qual engloba, também, a Rua da Praia e o Complexo Turístico.
A novidade agora é que há na Segur (Secretaria de Segurança Urbana) estudos visando expandir este sistema para as Costas Norte e Sul do município.
Dotados de uniforme diferenciado (bermuda e camiseta), capacete, bicicleta reforçada com cantil e iluminação de led, os guardas municipais patrulham armados e com capacete, das 7h às 19h, de segunda a segunda. Cada ciclista faz em média 20 quilômetros/dia com a ronda apenas no Centro da cidade.
Segundo a Prefeitura, a patrulha com bicicletas ajuda pelo fato de ser mais rápida e poder se infiltrar em locais apertados, de trânsito ruim e que por terem estes problemas, necessitam de um primeiro atendimento rápido; a guarnição, depois do atendimento inicial, permanece no local à espera de reforços.
O secretário administrativo da GCM, Marcos Jorge dos Santos, disse que o patrulhamento será intensificado com prorrogação do horário até às 22 horas e que a média de atendimentos é de 20 ocorrências por mês.
Ele ressaltou a importância da comunidade ter sempre em mãos o número do atendimento emergencial (153) pelo qual pode pedir ajuda 24 horas por dia.