segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Curso de Pistola da Guarda Municipal de Belém

PEC 534

O vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e de Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, o deputado delegado Fernando Francischini (PSDB) esteve ontem na cidade para um evento com representantes de guardas municipais de Ponta Grossa e de outros municípios paranaenses, como Araucária, Castro e Umuarama. O objetivo da audiência foi explicar o que determina uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei que tramita no Congresso com o propósito de regulamentar as guardas como órgãos de segurança pública e de dar poder de polícia a essas instituições municipais. De acordo com o deputado, a PEC servirá para delegar às guardas municipais funções que hoje são da polícia Militar e Civil, como o uso de armamento para prender contraventores, enquanto o projeto de lei n° 1332, de 2003, do qual Francischini é relator, prevê a regulamentação das atividades das guardas. “A PEC dá poder de polícia para as guardas municipais e o projeto de lei define o funcionamento delas”, relata o parlamentar. Para Francischini, deixar as guardas apenas para cuidar de prédios públicos é desperdício de estrutura e pessoal. “Com um bom treinamento podemos aproveitar melhor os guardas municipais para melhorar a área da segurança pública”, declarou. Sobre a polêmica que envolve o uso de armas pelos guardas municipais, o deputado reconheceu que se trata de uma questão delicada, mas disse que os governantes têm que ter coragem de tomar essa decisão. Francischini é favorável que guardas de municípios com mais de 50 mil habitantes usem armamento. Também participaram da audiência de ontem representantes da polícia Civil e Militar, do Conselho Comunitário de Segurança, o vereador Alessandro de Moraes (PSDB) e o deputado federal Sandro Alex (PPS). (E.F.)

Guarda Municipal orienta policiais da Força Nacional sobre salvamento aquático

O Grupamento de Salva-Vidas da Guarda Municipal de São Luís orientou policiais integrantes da Força Nacional de Segurança Pública sobre salvamento aquático no mar. O treinamento aconteceu na praia do Olho D’água e contou com a presença de um grande efetivo O início do treinamento foi marcado por uma série de exercícios físicos. Logo após, os guardas municipais e policiais praticaram corrida na beira da praia para, enfim, fazer os exercícios no mar. De acordo com o coordenador do Corpo de Salva-vidas da Guarda Municipal, Valmir Barros, esse programa consiste numa capacitação continuada, visto que as técnicas são aperfeiçoadas, além de uma preparação básica que é feita semanalmente. “Nosso grupamento atende às praias do Olho D’água e Ponta d’Areia com serviços 24h por dia, mas claro que nos fins de semana a atenção é redobrada e nossa guarnição também aumenta”, explicou o coordenador. Ainda durante o treinamento, o comandante da Força Nacional responsável pelo grupo, major Cassaro, agradeceu à Guarda Municipal pelas instruções práticas e contou que ele mesmo fez o contato com o grupamento para a realização das orientações. “Eu fiz o contato; procurei a Guarda e todos eles se disponibilizaram na mesma hora para nos treinar. A Força Nacional tem que estar preparada para atuar em todos os ambientes, daí a importância desse treinamento, além de ser bastante enriquecedor para todos nós”, frisou o comandante

PARCERIA GM E PM

APREENSSÃO DE CDS PIRATAS

Os guardas municipais, Wanderson Cardoso (chefe de equipe), Luciano, Natal e Velasco, que dão apoio aos fiscais de postura, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico-SEMTURDES, realizaram ontem (28), uma operação contra venda de CDs, DVDs e CDs de Jogos, em alguns bairros da cidade, ao todo foram apreendidos cerca de 15 mil objetos.

FLAGRANTE DE FURTO NA 6 REGIONAL

Por volta das 22h30min horas do último sábado (30) a equipe formada pelos GMs W. Dias, Ricelli, E. Guedes, Giovanne e Leandro Messias, foi acionada pela Central de Monitoramento Operacional – CCO, pois na UABSF Boa Vista disparou o alarme de arrombamento. Ao chegar ao local os GMs flagraram um indivíduo pulando o muro da unidade. Neste momento foi abordado pelos GMs que o conduziram para o 22ª Delegacia de Polícia e o mesmo onde foi autuado em flagrante por furto qualificado. Foi encontrado em posse do conduzido 01 ventilador, uma balança e vários medicamentos
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!