
Em um encontro realizado nesta segunda-feira, 27, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás, localizada no setor Aeroviário, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, firmou parceria com o órgão para a realização do curso de formação de guardas municipais.
Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller, o comandante da Polícia Militar, Carlos Antônio Elias e o presidente da Agência da Guarda Municipal, Coronel Gercy Joaquim Camêlo.
Na ocasião, foi acertado um convênio e designada uma comissão para cuidar da organização do curso. Nos últimos anos ele foi organizado pela Fundação Tiradentes, ligada a Polícia Militar e agora passa a ser realizado pela própria Secretaria de Segurança Pública de Goiás.
O local para a capacitação dos guardas municipais continuará sendo a academia da Polícia Militar, localizada no Setor Leste Universitário e terá como objetivo ampliar os conhecimentos dos servidores e aproximá-los da comunidade na luta contra a violência.
Ao todo serão mais de 700 guardas que serão capacitados e o curso terá início assim que for formalizado um projeto pela secretaria.
O curso
A carga horária será de 330 horas e a grade curricular terá as seguintes disciplinas: português instrumental, ética profissional, direitos humanos e cidadania, policiamento comunitário, procedimentos operacionais da Guarda Municipal e atuação no transito.
Noções de direito ambiental, administrativo, constitucional, penal e processual penal, defesa pessoal, educação física, segurança das Instalações e noções de prevenção e combate a incêndios e de defesa Civil, além da novidade para este ano que é o curso de armamento que também integrará a grade curricular.
A formação segue as orientações do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, proposto pelo Ministério da Justiça por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.