20140630_coi_taubate_ortiz_camera_monitiramento_flavio_pereira_6
Do total, 1.831 foram atendidas pela PM e 452 por agentes de trânsito
Flavio Pereira/Meon
Após um ano de operação, o COI (Centro de Operações Integradas) de Taubaté registrou cerca de 3,4 mil ocorrências no período. Os dados foram divulgados, nesta semana, em balanço pela Secretaria de Segurança Pública da cidade.
De acordo com a prefeitura, o atual sistema conta com 102 câmeras de alta tecnologia espalhadas pelas principais vias de Taubaté. Em 2014, cerca de 17 câmeras foram danificadas por vândalos.
Segundo a administração, do total de ocorrências, 1.831 foram atendidas pela Polícia Militar, como casos de vandalismo, invasões a prédios públicos, captura de foragidos, brigas, entre outras.
Outras ocorrências do COI foram direcionadas para o Corpo de Bombeiros (255), Trânsito (452), Defesa Civil (23), ambulâncias municipais (46), Guarda Municipal (574), fiscalização de posturas (81) e naturezas diversas (228).
Ampliação 
De acordo com a prefeitura, 28 câmeras devem ser instaladas pela cidade. A pasta afirma ainda que 200 novas câmeras já estão em operação em prédios públicos, ginásios e parques municipais e também no cemitério e no Mercado Municipal. O pacote para a aquisição de câmeras e alarmes custou R$ 4,3 milhões.
Na época, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a instalação foi uma resposta ao vandalismo. "O pacote contratado compreende o monitoramento de alarmes, a instalação de câmeras de segurança e respostas de pronto atendimento a ocorrências derivadas destes sistemas", informa a nota.