quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

SP-Base da Guarda Civil é atacada

SOROCABA, SP - Uma base da Guarda Civil Municipal de Sorocaba, a 92 km de São Paulo, foi atacada nesta madrugada por um grupo armado, no Parque das Laranjeiras, zona norte da cidade. Um dos bandidos disparou um tiro de escopeta calibre 12 contra dois guardas que estavam no local. Eles não foram atingidos e revidaram. Outros três homens se envolveram no tiroteio. Os guardas pediram reforço e os bandidos fugiram. Ninguém foi ferido. De acordo com a Polícia Civil, três dos agressores são ex-presidiários que teriam saído da prisão com o indulto do Natal e não retornaram. Eles fariam parte de uma quadrilha de traficantes que atua na região. O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Sorocaba, Charles Celestino, pediu a desativação da base por falta de segurança. É o terceiro ataque em menos de um ano. Em fevereiro de 2009, dois homens em uma moto fizeram mais de 10 disparos contra o prédio. Um mês depois, foi lançada uma bomba caseira contra a unidade, mas o artefato não explodiu. Na mesma região, outra base da Guarda, no bairro Habiteto, foi assaltada há quatro meses: os bandidos levaram armas, coletes e feriram com um tiro na coluna uma guarda municipal. A prefeitura pretende reforçar a segurança nas unidades.

BA-Guarda Municipal se reúne em Feira, para discutir novas propostas

Visando modificar a cultura do agente público de segurança municipal, no que diz respeito às questões profissionais atribuídas à Guarda Municipal, o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, esteve em reunião com a classe na manhã desta quarta-feira (6), no Auditório da Secretaria de Saúde, para expor as novas propostas. Também foram abordados os investimentos que serão empreendidos pelo Governo Municipal para capacitação, reaparelhamento e melhor incentivo aos agentes da Guarda, para a execução de ações voltadas à redução da violência. Segundo o secretário, os guardas têm uma cultura de agentes de portaria, o que, na verdade, não é a real função competente à categoria. “Constituintemente falando, eles são agentes de segurança para a proteção das pessoas que utilizam os equipamentos municipais, a exemplo da Estação de Transbordo, praças, instituições de saúde, ensino e demais instalações pertencentes ao Poder Público”, explica. As mudanças na funcionalidade profissional dos guardas são, ainda, meios de preparação para atender as diversas ações de segurança na cidade, que serão desenvolvidas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Prevenção à Violência. Para o comandante da Guarda Municipal, Janilson de Oliveira Vitório, as alterações são bastante positivas, à medida que a idéia do “papel de porteiro” vai ser desmistificada. “A nossa Guarda tinha uma cultura distorcida da sua verdadeira função profissional”, frisa. “Nós, profissionais, nos sentimos mais valorizados, onde a administração do Governo Tarcízio Pimenta tem sido democrática conosco e, pela primeira vez, um secretário nos atende e nos estima como agentes de segurança pública”, completa o presidente da Associação da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves. Um novo encontro para abordar novamento o assunto acontece na manhã de quinta-feira (07), no mesmo local, com os demais guardas que, por estarem em atividade nesta quarta, não puderam comparecer. Ao todo, são 204 profissionais da área que atuam em Feira de Santana.

Guarda Municipal encontra jibóia em favela do Rio de Janeiro

Guardas municipais resgataram na manhã desta quarta-feira uma jibóia com cerca de um metro na favela Rio das Pedras, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.

Os agentes realizavam uma operação na região quando foram abordados por um morador pedindo ajuda para remover a cobra, próximo ao número 64 da avenida Engenheiro Souza Filho.

O réptil foi colocado em uma caixa e levado pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal ao Parque Natural Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes.

Homem fica ferido com cerol de pipa em São Manuel, em SP,A fiscalização é feita pela Guarda Municipal

Um homem ficou ferido com o cerol (uma mistura de cola e vidro usada para cortar a linha de pipas) de uma pipa em São Manuel, cidade a 257 km da capital paulista. Várias crianças e adolescentes soltavam pipa em um terreno no município, quando o motociclista José Galdino, de 45 anos, passava pelo local e foi atingido pela linha. Ele sofreu ferimentos na mão e um corte profundo no pescoço.

Segundo os médicos do Hospital das Clínicas de Botucatu, faltou pouco para a linha com cerol atingir a veia jugular da vítima, o que seria fatal. O analista industrial passava foi surpreendido pela linha e lembra que obstáculos no asfalto ajudaram a salvar sua vida.

O menor de 17 anos que soltava a pipa com a linha que machucou o motociclista disse que estava arrependido.

Uma lei em São Manuel proíbe o uso de cerol em pipa. A fiscalização é feita pela Guarda Municipal. Quem é flagrado tem o material apreendido e só é penalizado criminalmente quando alguém fica ferido.

MS-Guarda Municipal apreende menores com réplica de pistola

Uma equipe da Guarda Municipal, nesta terça-feira por volta das 22h, atendendo denúncia de populares de que duas pessoas estavam armadas, e estavam querendo cometer algum assalto pelas proximidades, apreenderam próximo ao terminal rodoviário dois menores idades. Foram detidos J.A.C de 14 anos, e C.S.S. de 16 anos, sendo encontrado com eles uma réplica de pistola 380. Os mesmos foram detidos e encaminhados ao Primeiro Distrito Policial de Dourados.

Guarda de Ribeirão recebe quatro veículos da iniciativa privada

A prefeitura de Ribeirão Pires recebeu ontem quatro veículos que vão ser utilizados pela Guarda Civil Municipal. Os veículos, duas motos e dois carros modelo Gol, foram entregues pela Nextel como contrapartida pelo uso de um terreno da prefeitura onde foi instalada uma torre da empresa. "Os novos veículos também terão importante função também na tarefa de repressão a atos de vandalismos praticados contra o patrimônio público da cidade", afirmou o secretário de Segurança Pública Municipal, sargento José Adão Alves. Os veículos devem reforçar a segurança na cidade em poucos dias. Uma vez que eles ainda precisam ser equipados e pintados nas cores da guarda, além de serem licenciados, segundo explicou a secretária adjunta da Segurança de Ribeirão, Regina Maria Bertoldo. A secretária disse que os guardas passarão por treinamento para o patrulhamento da cidade com as novas motocicletas de 300 cilindradas. "Hoje contamos com cerca de 110 homens na Guarda Municipal que contam agora também com as duas motos, um micro ônibus e 8 viaturas", disse Regina Maria. "Estamos renovando a frota municipal. Em 2012, teremos a frota com veículos de no máximo três anos de uso, pois a manutenção é muito cara", disse o prefeito Clóvis Volpi (PV) sobre os 97 veículos da frota do município. Em 2010 todos os carros com mais de 10 anos serão levados a leilão. No dia 11 o prefeito vai entregar dois veículos Gol para a Secretaria de Educação. A secretária adjunta disse ao REPÓRTER que por enquanto não há previsão para o aumento do efetivo da GCM. "Esse ano não temos previsão para aumentar o quadro, talvez só para o final do ano vamos chamar os classificados no concurso realizado no ano passado, para 20 guardas", finalizou.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!