quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

2/01/2013 13h52 - Atualizado em 02/01/2013 14h04

Novos secretários municipais de Aracaju são empossados

Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e da Cultura vão ser criadas.
Alguns secretários adjuntos irão assumir as secretarias inicialmente.

Marina Fontenele Do G1 SE
Comente agora
João Alves Filho (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)João Alves Filho (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, deu posse aos novos secretários e chefes da administração indireta na manhã desta quarta-feira (2). Alguns gestores devem assumir interinamente até a posse dos secretários já nomeados como é o caso da Secretaria Municipal de Planejamento que deverá ser comandada por Luciano Paes e a de Finanças por Nilson Lima.
O vereador Nitinho e a delegada Georlize Teles devem assumir as novas Secretarias de Cultura e Eventos (que vai deixar de se chamar Funcaju) e a de Defesa Social (atual Guarda Municipal), respectivamente. O promotor de Justiça Eduardo Matos foi nomeado secretário municipal do Meio Ambiente, mas ainda não assumiu. Também será criada a Secretaria de Infraestrutura que será comandada por Luiz Durval Tavares e vai absorver o trabalho da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
“Procurei escolher os melhores, com mais conhecimento técnico na área. Os partidos políticos que me apoiaram me deixaram livre para escolher que vai me ajudar a administrar a cidade”, disse o prefeito João Alves.
O novo prefeito disse que está disposto a despertar o espírito de equipe com seus colaboradores para dar andamento ao que ele prometeu durante a campanha eleitoral. Segundo ele, um dos maiores desafios neste início de mandato será por as contas de Aracaju em ordem.  “Toda a sujeira estava sendo empurrada para debaixo do tapete”, afirmou o secretário de Comunicação, Carlos Batalha.
Todos os empossados e nomeados vão se reunir com o prefeito às 18h desta quarta-feira (2). Confira abaixo a lista completa dos empossados:
Secretaria da Chefia do Gabinete – Walker Martins Carvalho (interino)
Secretaria Municipal de Governo – Marlene Alves Calumby
Secretaria Municipal de Finanças – Osvaldo do Espírito Santo (secretário adjunto e interino)
Procuradoria Geral do Município – Calor Pinna Júnior
Secretaria Municipal de Controle Interno – Lion Schuster
Secretaria Municipal de Comunicação – Carlos Batalha
Secretaria Municipal de Educação – Márcia Valéria Lira Santana
Secretaria Municipal de Saúde – Goretti Reis
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Carlos Eloy
Secretaria Municipal de Planejamento – José Carlos Nascimento (secretário adjunto e interino)
Secretaria Municipal de Administração – Walker Carvalho (interino)
Secretaria Municipal de Assistência Social – Selma Mesquita (secretária adjunta e interino)
Secretaria Municipal de Defesa Social – Ariosvaldo Barreto Conceição Júnior (interino)
Secretaria Municipal da Participação Popular – Juvêncio Oliveira
Administração Indireta
Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) – não anunciado
Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) – Manoel Luís Fraga Viana (titular até haver a reforma e mudança para secretaria)
Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) – Luiz Durval Tavares
Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) – Júlio Flores
Instituto de Previdência do Município de Aracaju – Antônio Newton Porto
Para ler mais notícias do G1 SE, clique em g1.globo.com/se/sergipe . Siga também o G1 SE no, no Twitter e por RSS.
Quatro órgãos vinculados à Secretaria de Defesa Social
A nova secretária Georlize Teles vai criar Cinturão da Guarda
Georlize em conversa com o prefeito João Alves na solenidade desta manhã (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)
A delegada de Delitos de Trânsito Georlize Oliveira Teles está aguardando os trâmites legais para se afastar do cargo e assumir a Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania. A pasta englobará a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Coordenadoria do Direito do Consumidor (Procon), a Defesa Civil e a Guarda Municipal. Ela adiantou que fará um "Cinturão da Guarda Municipal" com municípios da Grande Aracaju.
Na SMTT, assumirá o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Nelson Felipe da Silva Filho. O diretor de trânsito será o capitão José Luis Ferreira. O titular da Defesa do Consumidor será Arivaldo Barreto, da Guarda Municipal, Enilson Aragão, ex-comandante do Policiamento da Capital e na Coordenadoria da Defesa Civil, assume o ex-comandante do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Moura.
Durante a solenidade de posse dos secretários do prefeito João Alves Filho (DEM), na manhã desta quarta-feira, 2, Georlize Teles falou sobre os desafios. “Nós sabemos das dificuldades da Secretaria de Defesa Social que possui quatro pastas vinculadas a ela. Mas os desafios estão aí para serem vencidos e com uma equipe competente e com compromisso, a gente acredita que vai dar certo”, ressalta.
“O grande desafio é a questão do trânsito, além da questão do auxílio à segurança do nosso município. Essa secretaria foi criada em abril de 2011, mas só começou a funcionar efetivamente em setembro de 2012, ela não é nova, entretanto os desafios que se apresentam é que são novos, uma vez que ela não funcionava”, enfatiza Georlize Teles.
Sobre a Guarda Municipal, vinculada à pasta, ela adiantou que vai realizar concurso público no sentido de aumentar o efetivo. “E quanto aos guardas com situação irregular, vamos analisar cada caso para verificar a possibilidade de reenquadrá-los”, diz acrescentando que vai articular com os municípios da Grande Aracaju [São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros] um cinturão da Guarda Municipal, numa política de atuação conjunta.
Por Aldaci de Souza

gm de goiania


SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!