terça-feira, 15 de junho de 2010

PA-Guarda Municipal cumpre mandado

Quarenta homens da Guarda Municipal de Belém (GMB) deram apoio à ação da Secretaria Municipal de Economia (Secon), que tomou posse, na manhã desta segunda-feira (14), do antigo prédio do Banco Real, localizado na avenida João Alfredo, centro comercial de Belém.

O prédio de cinco andares foi desapropriado em junho do ano passado. Nos dois primeiros andares do prédio, a Prefeitura de Belém deve construir um shopping popular para abrigar os vendedores ambulantes da avenida João Alfredo. Um microempresário que ainda mantinha uma loja de materiais de informática no térreo não resistiu e desocupou o local minutos depois.

A ordem de desapropriação partiu da juíza Rosileide Cunha, titular da 3ª Vara da Fazenda da Capital. Por volta das 11h, um oficial de Justiça, acompanhado da GMB, adentrava no prédio, levando em mãos um mandado de Imissão de Posse.

SP-Guarda Civil Municipal dá lições de cidadania

Para o Diário do Grande ABC nos Bairros de amanhã, 12 guardas municipais de São Caetano irão usar fantoches como ferramentas para transmitir noções de cidadania. O teatrinho da Guarda fará parte das atrações da açãosocial do Diário, que acontece na EE Valentino Redivo, à Rua Ana Lacevita do Amaral, 28, no Parque do Governador, em Ribeirão Pires.

O grupo, que já se apresenta nas escolas de São Caetano, irá encenar pela primeira vez fora do município na ação social do Diário.

"Esse é um trabalho que iniciamos em 2006. Nosso objetivo é, por meio de histórias, dar lições de cidadania e respeito ao próximo às crianças, assim como aproximar a instituição Guarda Municipal desse público, que muitas vezes tem até medo dos guardas", afirmou uma participantes do projeto, a guarda Monica Faggi.

Na peça, três crianças - Petrônio, o levado, Dorotéia, a exibicionista e Iara, a intelectual do trio - passam por diversas aventuras e situações do cotidiano, sempre sendo orientadas pela guarda Francisca.

Segundo Mônica, o público é incentivado a interagir com os personagens ao longo da peça. "Em uma cena, o Petrônio joga lixo no chão. É interessante ver a reação das crianças", disse.

A expectativa do grupo é conseguir os mesmos resultados obtidos nas apresentações do grupo em São Caetano. "Nas escolas, as professoras têm o costume de pedir para as crianças produzirem desenhos sobre a peça. Elas assimilam bem as mensagens", garantiu Mônica.

A ação social do Diário tem o patrocínio do governo estadual, da Prefeitura local, da Universidade Metodista de São Paulo, da Rede Farma Fórmulas, da Novety Cosméticos, da Sabesp, do Programa Escola da Família, da Ultragaz e da Eletropaulo.

MS-Guarda Municipal firma convênio com a Patrulha Mirim

O Comandante da Guarda Municipal de Dourados, Divaldo Machado de Menezes, e o Sub Comandante Orlean Catelan Teixeira estiveram ontem (09) na sede da Patrulha Mirim de Dourados, para celebra convênio com a Instituição. O Comando da GM foi recebido pelo presidente da Patrulha Mirim, Mateus dos Santos, onde foram entregues oito computadores, que servirão de suporte para as atividades de ensino ministradas aos patrulheiros mirins. Os computadores cedidos faziam parte do projeto de alfabetização digital que foi realizado pela GM no Bairro Canaã I. Este projeto tinha como professores Guardas Municipais e atendeu 300 crianças carentes, onde foram ensinadas noções de informática, palestras sobre drogas, violência e Leis de Trânsito. O projeto encerrou em 2008, mas a GM ainda o manteve em 2009 e para que os computadores não ficassem em ociosos foram cedidos a Patrulha Mirim.

SP-Campanha educativa da Guarda Municipal segue até domingo

A campanha educativa iniciada ontem pela Guarda Municipal para orientar os condutores sobre as novas regras para as crianças de até dez anos serem transportadas de maneira correta e segura nos veículos obteve a aprovação dos pais e responsáveis. A Resolução 277/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), iria entrar em vigor hoje, mas foi prorrogada para o dia 1º de setembro, quando começará a fiscalização a rigor em todo o país. A operação de cunho educativo feita pela Guarda Municipal segue até domingo. Durante todo o dia de hoje e de sexta-feira a campanha ficará focada nos horários de entrada e saída das escolas da cidade. Sábado e domingo, das 8h30min às 11h30min, serão montadas operações no Aterrado e na Vila Santa Cecília, respectivamente. Na campanha, os guardas municipais entregam panfletos explicativos aos pais e responsáveis que estiverem com crianças nos seus veículos. Pela Resolução do CONTRAN, as regras são estabelecidas de acordo com a idade: recém-nascidos com até um ano de idade devem ser transportados no bebê-conforto; de um a quatro anos, as crianças devem estar sentadas em cadeirinhas; entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o booster (cadeira de elevação). As crianças acima de sete anos e meio até dez anos devem viajar somente no banco traseiro, com a utilização do cinto de segurança. Ainda de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além de o motorista perder sete pontos na carteira a multa é de R$ 191,54. PRAZO PRORROGADO Caso a fiscalização feita na manhã de ontem estivesse valendo, muitos condutores seriam autuados e teriam seus veículos retidos, conforme prevê a medida administrativa da resolução. Dos 15 primeiros veículos que transportavam crianças e que foram parados para receber a orientação, apenas três tinham assentos infantis. Entre eles, Marlos Guerra, que disse achar “a campanha da Guarda Municipal válida”, devido à grande quantidade de acidentes em que as crianças são arremessadas de encontro ao parabrisa ou ao banco da frente. “Desde bebê o meu filho Bernardo, de dois anos, anda da forma certa e ainda tenho a preocupação de verificar se o produto tem o selo do Inmetro”, afirmou. De acordo com o comandante da guarda, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, os condutores ainda têm muitas dúvidas sobre essa resolução, como o desconhecimento da cadeira de elevação e até mesmo do bebê-conforto. “Um outro exemplo é com relação aos veículos que têm apenas o banco da frente e, nesse caso, a criança de até dez anos pode andar no banco, desde que use o dispositivo de retenção adequado ao peso e à altura dela”,

PB-Câmara de Campina aprova Projeto que cria Guarda Municipal com emendas

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou nesta quinta-feira, 10, o Projeto de Lei Complementar nº 007/2009 de autoria Poder Executivo, criando a Guarda Municipal. A matéria entrou em votação após receber parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento – CFO. Foram apresentadas 11 emendas ao Projeto, sendo aprovadas 8, uma rejeitada e duas retiradas. O vereador Antonio Pereira apresentou três emendas, sendo uma proibindo o uso de armas, que foi rejeitada, por maioria, uma foi aprovada e outra retirada. O vereador Joselito germano apresentou emenda que aumenta o efetivo de 150 para 400 na corporação e foi aprovada por unanimidade. O vereador Olimpio Oliveira apresentou três emendas sendo todas aprovadas, entre elas a cria a Ouvidoria e Coordenadoria da Guarda; do vereador Antonio Pimentel foram aprovadas duas emendas uma emendas assegura a promoção de ações e segurança a Câmara Municipal. Os vereadores Tovar Correia Lima e Alcides Cavalcanti que também apresentaram duas, sendo uma aprovada e outra retirada. Pelo texto aprovado, a prevenção constitui a principal missão da Guarda Municipal e pode assumir diferentes formas, exigindo também modos operacionais diversificados. É no espaço público que a Guarda Municipal vai exercer a maior parte de suas funções, tais como garantir a ocupação e a utilização democrática deste espaço público, garantir o respeito aos direitos fundamentais do cidadão.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!