domingo, 6 de janeiro de 2013

Cidades

Guarda recebe novo fardamento e três motos para ajudar na segurança em VG
05/01/2013 - 11h30  
Da Redação
O comando da Guarda Municipal de Várzea Grande recebeu nesta sexta-feira (04), novo fardamento e três novas motocicletas que serão utilizadas no trabalho de fiscalização de trânsito e ronda escolar. O prefeito Dr. Walace Guimarães fez a entrega do material em cerimônia realizada no auditório da prefeitura municipal.
Durante o evento também foi realizado a assinatura do Termo de Doação das motos, que foram repassadas pela Associação Matogrossense Atacadista e Distribuidores (AMAD). O presidente do órgão, Sérgio José Gomes, disse que a GM é órgão que presta um importante serviço no município, por isso nada mais justo que colaborar com a instituição. “Seria bom se todas as associações pudessem ter a mesma iniciativa, quanto a nós estamos fazendo a nossa parte”, completou.
O presidente da Câmara, Waldir Bento, também destacou a importância da Guarda Municipal e na ocasião colocou a Casa de Leis à disposição da instituição de segurança.
O prefeito, Dr. Walace Guimarães, disse que Várzea Grande está passando por um momento difícil e que assumiu a prefeitura com problemas de diversas ordens, inclusive com os cofres públicos vazios, e com a folha do mês de dezembro ainda em aberto. “Em que pese os problemas estamos otimistas e iremos resolver todas as questões com trabalho e dedicação”.
Quanto à doação das motocicletas, o prefeito disse que estão chegando em uma boa hora. “Esses veículos, infelizmente, são os únicos da Guarda Municipal”, lamentou.
COMPROMISSO - O empresário de Várzea Grande, Alan Zanatta, que nesta semana assumiu a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) participou da solenidade. Ele destacou a importância da AMAD no município e disse ainda que, a partir de segunda-feira (07) estará buscando junto a outras associações uma parceria no sentido de angariar até o mês de julho a doações de mais 10 motocicletas para ampliar o atendimento da Guarda Municipal.
PARTICIPAÇÃO – Todos os secretários da administração participaram da solenidade. Vários vereadores também estiverem prestigiando a cerimônia, numa prova de que nesta gestão os dois órgãos estarão trabalhando em conjunto.


4/01/2013 16h28 - Atualizado em 04/01/2013 16h42

Equipe avalia condições de prédio da Guarda Municipal de Campo Grande

Em vistoria, prefeito constatou infiltrações e alojamentos em mau estado.
Levantamento da situação deve começar na segunda-feira (7), diz prefeito.

Hélder RafaelDo G1 MS
Comente agora
Bernal verifica problemas nas instalações do prédio da Guarda Municipal (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)Armários dos guardas em más condições de uso (Foto: Hélder Rafael/G1 MS)
O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, vistoriou, na tarde desta sexta-feira (4), as instalações da Guarda Municipal e da Defesa Civil Municipal, que ficam no prédio do antigo terminal rodoviário, no centro da cidade. Acompanhado de servidores públicos, o prefeito percorreu salas, corredores e depósitos durante cerca de 30 minutos.
Foram constatadas infiltrações no prédio, colchões e armários estragados, e alojamentos em mau estado de conservação. Bernal classificou como 'precárias' as condições do local.
Como medida para solucionar os problemas de infraestrutura, Bernal determinou que uma equipe técnica da prefeitura faça o levantamento das necessidades do prédio a partir da próxima segunda-feira (7)
Além dos problemas nas instalações, a Guarda Municipal ainda espera a nomeação de um comandante. Isso deve ser feito nos próximos dias, assim que o prefeito anunciar o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, pasta à qual a corporação é subordinada. Atualmente, a Guarda Municipal conta com 1,2 mil agentes e quatro veículos para garantir a segurança do patrimônio público de Campo Grande.
Para ler mais notícias do G1 MS, clique em g1.com.br/ms. Siga também o G1 MS no Twitterou por RSS.

Vinhedo /03/01/2013 14:35 - Atualizada em 03/01/2013 14:37
GM certifica novos guardas municipais

A Guarda Civil Municipal de Vinhedo certificou 29 integrantes no último dia 28. Os novos guardas já estavam atuando na cidade previamente à certificação. A cerimônia foi realizada na sede da Guarda, no Jardim Alves Nogueira e foi caracterizada pela presença de familiares dos agentes. Outros dois GMs foram promovidos à função subinspetor pelo bom desempenho em suas equipes.


A formatura – conduzida pelo comandante da corporação, Osmir Cruz – contou com a entrega de certificados, braçais, distintivos e boinas que representam o tipo de especialização dos integrantes das diferentes equipes da Guarda. No evento, nove agentes foram certificados às atividades dentro da equipe de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), que atua com as viaturas quatro rodas; quatro às atividades da Romu com o uso de motocicletas, quatro ao Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), três ao Canil Municipal, um para atividade de instrutor de equipe e oito à função de armeiro, responsável pelo controle e manutenção do armamento utilizado pela GM vinhedense.


Ainda na solenidade dois guardas civis municipais foram promovidos à função de subinspetor. Um deles, Gilberto Marcelino, está há 13 anos na corporação e começou sua carreira na na equipe de patrulhamento da Guarda Municipal. Depois, passou a integrar o grupo do Canil Municipal e é hoje um dos membros efetivos da Romu que opera com os veículos quatro rodas. Em reconhecimento ao trabalho que tem feito em prol ao bem-estar da população, Marcelino foi promovido à função de subinspetor e recebeu oficialmente na manhã do dia 28 seu novo distintivo. “É muito gratificante poder fazer parte da Guarda e ver seu crescimento ao longo dos anos, sabendo que tenho crescido profissionalmente junto com ela”, falou.


Sobre os cursos periódicos de capacitação, Marcelino ainda afirmou que são muito válidos ao trabalho que realizam diariamente em Vinhedo, pois ajudam o agente a identificar com precisão qual é a melhor forma de agir em cada situação. “Estes cursos de formação acrescentam muito, pois aprendemos novas práticas que nos permitem agir melhor na proteção dos moradores”, comentou.


Dentre os 29 agentes certificados também esteve Eduardo da Silva, que passou a fazer parte do quadro de profissionais da Guarda Civil Municipal de Vinhedo em janeiro de 2012, quando 31 novos integrantes ingressaram na corporação. Em seu primeiro ano de trabalho, da Silva recebeu com bastante satisfação sua certificação para exercer com excelência suas funções na Romu com motocicletas e disse que sempre quis trabalhar na área de segurança. “É um sonho antigo que estou realizando e que tem se tornado possível com a ajuda dos cursos de formação teórico-práticos que recebemos, pois estes nos permitem compreender melhor o modo de trabalhar em prol à segurança dos moradores e de maneira muito responsável”, disse.
Fotos da notícia
Receberam certificado 29 integrantes da GM
Divulgação

Comentar notíc


Notíciasrss feed

Grupo armado invade delegacia e mata homem preso por homicídio no sul da Bahia

Os bandidos entraram na unidade depois de atrair para fora da delegacia o guarda municipal que fazia a segurança do local



Da Redação

Um grupo de quatro homens armados e encapuzados invadiu a delegacia de Ibiratia, no sul da Bahia, sequestrou um homem que estava preso na unidade policial e matou ele a tiros na madrugada deste domingo (6). Petrônio Carlos Santos Souza, de 27 anos, estava preso há cerca de uma semana por agressão corporal a um morador da cidade baiana. Após a prisão, a polícia identificou que existia um mandado de prisão em aberto por um homicídio que Petrônio havia cometido na cidade Ibicoara em julho de 2012.
O grupo entrou na unidade depois de atrair para fora da delegacia o guarda municipal que fazia a segurança do local. O guarda recebeu uma ligação de uma pessoa que afirmava que o filho dele, que tem problemas mentais, estava sendo assassinado. Ao sair da delegacia para socorrer o filho, ele foi surpreendido pelo grupo, que o rendeu e exigiu que ele abrisse a cela onde estava Petrônio.
"Eles pediram que o colega levasse eles para o homem que tinha matado, a facão, uma pessoa em Ibicoara", explicou outro guarda municipal, que faz a segurança no local neste domingo. A delegacia funciona apenas em horário administrativo e não tem policiais ou delegado de plantão no final de semana. 
Após retirar Petrônio da unidade, o grupo prendeu o guarda municipal junto com outro preso, trancou a cela e jogou a chave para o guarda, que saiu do local após perceber que o grupo já havia fugido. A ação aconteceu por volta das 4h.
Na manhã de hoje, por volta das 10h, o corpo de Petrônio foi encontrado com diversas marcas de disparo de arma de fogo na Estrada do Goloso, na zona rural de Ibirataia. O grupo fugiu após cometer o crime e não foi identificado pelo guarda municipal ou por outras testemunhas da ação na delegacia.
As investigações do crime só serão iniciadas nesta segunda-feira (7), quando serão ouvidos o guarda municipal e outros presos da unidade.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!