segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


6/1/2013 às 2h41

Salve a Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia


MAGUITO VILELA
A Guarda Municipal do nosso município veio a lume em 11 de setembro de 1993, quando foi criada pelo ex-prefeito aparecidense Norberto Teixeira, então filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro. 
A notável instituição, antes conhecida apenas como  Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia, nasceu com um contingente de 600 guardas municipais não concursados e que entraram para a corporação recém-criada através de indicações políticas. 
Com o passar do tempo e ao influxo do processo evolutivo da sociedade, a veneranda instituição aparecidense viu-se compelida a modernizar e acompanhar o vertiginoso e  acelerado fluxo de progresso e desenvolvimento da cidade, antes de se transformar, por força de lei, na Secretaria de Defesa Social e Guarda Civil Municipal.
Os lampejos da modernidade que chegaram prenunciando um amanhecer de bênçãos, de mudanças e transformações na nova era que o município haveria de experimentar impuseram ao ex-prefeito José Macedo o compromisso e o dever de promover e realizar o primeiro concurso público visando regularizar legalmente o ingresso dos guardas na corporação.
Duzentos e cinquenta foi o número dos primeiros integrantes concursados, aprovados, credenciados e habilitados a exercer suas funções como profissionais da Guarda. A institucionalização do concurso deu credibilidade à corporação, que ainda abriga em suas fileiras 39 (trinta e nove) vigilantes celetistas aproveitados na prestação de serviços meramente administrativos.
Um segundo concurso foi realizado em nosso governo, precisamente em 2012, com o objetivo de selecionar mais 250 (duzentos e cinquenta) guardas municipais, dobrando o contingente da corporação já a partir de fevereiro próximo.
É indispensável registrar que, para habilitar-se à prestação de serviços na Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia, os candidatos aprovados em concursos públicos ainda se obrigam a realizar um curso de formação profissional ministrado pela Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Objetivando qualificar e aperfeiçoar a tropa da Guarda Municipal, preparando-a para desempenhar com maior eficácia suas funções, determinamos e o comando da corporação dividiu em três turmas seu contingente de 250 (duzentos e cinqüenta) homens para realizar curso de tiro, também aplicado pela Academia da Polícia.
Assim que a última turma concluir este curso, a Guarda já está autorizada pela Polícia Federal a trabalhar armada. A maior atribuição desta respeitável e eficiente corporação é oferecer proteção, guardar e defender o patrimônio das instituições públicas municipais e auxiliar a Polícia Militar.
Estudos já adiantados e em via de conclusão dão conta de que a Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia, por força de convênios a serem firmados com a Polícia Militar e com o Detran, brevemente poderá atuar nas ruas da cidade prestando serviços na área de trânsito. Esta iniciativa pioneira, antecipamos com segurança, trará imensos benefícios para a vida do município.
Recentemente equipamos nossa guarda municipal com a aquisição de dez viaturas modelo gol, dez motos, um micro-ônibus, uma camionete S-10, além de outros importantíssimos acessórios, lanternas de sinalização, capacetes ante tumulto, bem como móveis e material de informática.
A estrutura desta corporação está acoplada à recém-criada Secretaria de Defesa Social e Guarda Civil Municipal, ocupada desde 05 de novembro de 2012 pelo atual secretário Segundo Sargento PM-RR Jonas Alves Cachoeira.
Trata-se de um profissional militar gabaritado, extremamente competente e com larga experiência na execução de serviços operacionais da Polícia Militar de Goiás, também acadêmico e prestes a concluir o curso de Ciências Jurídicas e Sociais. Além de seu titular, compõe o organograma daquela Secretaria o Comando da Guarda e Cinco Coordenadorias.  
Cerca de 80% (oitenta por cento) dos integrantes da nossa qualificada Guarda Municipal, são graduados em curso superior ou acadêmicos prestes a concluir sua formação acadêmica.
Releva notar ainda a existência de uma Guarda Mirim não institucionalizada, mas em fase de estruturação e que no estágio atual abriga em seus quadros cerca de 90 (noventa) crianças na faixa etária de 10 a 15 anos, que praticam ações internas na unidade.  Alunos do Peti de Aparecida de Goiânia, estes menores educandos possam o dia todo envolvidos com atividades em sala de aula ou em curso.
É projeto  da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia, com sede à Avenida da República, área de prevenção do Parque Tamanduá, no setor Garavelo Park, nesta cidade, formalizar a Guarda Mirim para atender à demanda de muitas crianças vocacionadas para  este importantíssimo trabalho. 
Preocupado com o processo educativo da humanidade, o diligente secretário e titular daquela pasta está desenvolvendo  um projeto para a criação de uma Diretoria de Ensino, que tem o objetivo de formar novas turmas de guardas e reciclar guardas da nossa e de outras corporações.
O entusiasmo do atual Secretário, a segurança e o equilíbrio do comandante, a força de vontade, a experiência, a dedicação a excelente formação profissional e o elevado nível cultural de todos, autorizam-nos a acreditar em um promissor e exitoso futuro da nossa corporação. 
Valemo-nos desta feliz oportunidade para em nome do laborioso e ordeiro povo da terra da Padroeira que temos a honra de representar, saudar  calorosa e entusiasticamente, a jovem  aniversariante deste 11 de janeiro de 2013, nossa querida Guarda Civil Municipal. 
Ao ensejo dos festejos comemorativos da nossa respeitabilíssima instituição, com alegria, esperança e fé, endereçamos a cada um de seus integrantes o preito do nosso reconhecimento e da nossa gratidão, através deste nosso abraço caloroso e fraternal.
Parabéns a todos. Viva nossa Guarda Civil Municipal. Salve o honrado povo de Aparecida de Goiânia.
(Maguito Vilela, ex-governador e prefeito de Aparecida de Goiânia)
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!