segunda-feira, 5 de agosto de 2013

05/08/13

Guarulhos é pioneira em formação de Libras para Guarda Civil Municipal


A Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida em parceria com a Secretaria de Educação realiza curso instrumental em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a Guarda Civil Municipal (GCM). O curso de aperfeiçoamento anual atende determinação da Polícia Federal com 80 horas, sendo 20h de Libras, e acontece no Centro de Formação da Guarda Civil Municipal, localizado na rua das Rosas s/nº - Vila Tijuco. O objetivo da formação é melhorar o desempenho da Guarda no atendimento a pessoa com deficiência.

O GCM tem acesso a aula teórica e prática, onde recebe o treinamento adequado da língua de sinais, de como prestar um melhor atendimento a pessoa com deficiência. O projeto piloto foi iniciado em 2010 com alunos da GCM da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública e, devido ao sucesso do curso, tornou-se disciplina de formação obrigatória dos integrantes da carreira. Além da Guarda Civil Municipal, o curso também foi viabilizado para os funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e da Defesa Civil.

A professora Regina Fernandes explica que se trata de um curso instrumental, onde dá ferramentas para o servidor agir na sua função. “Estamos num momento de inclusão social. A sociedade precisa se preocupar com a inclusão como um todo, a pessoa com deficiência precisa transitar no município e receber o atendimento que for necessário, seja na escola, na GCM ou na saúde”, disse Regina.

“A GCM de Guarulhos é referência na surdez. O surdo reconhece o guarda de forma diferenciada, procurando-os em diversas situações. Eles vão até a base solicitar ajuda por causa da confiança no trabalho prestado,” disse o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Firmino Manoel da Silva.

A capacitação vem cumprir a lei municipal 4.980/97, que reconhece oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e corrente, além de determinar o treinamento de pessoas do quadro de servidores, por meio da Secretaria de Educação, para prover um atendimento de qualidade, com instrutores credenciados pelo Ministério da Educação e pelo exame PROLIBRAS.

Duas Mulheres foram presas pela Guarda Municipal com mais de mil pedras de crack no centro de Curitiba


Ao observar um veículo Celta na cor branca em atitude suspeita às 22:00 deste domingo (04) no centro de Curitiba, uma equipe da Guarda Municipal preparou-se para abordá-lo e ao se aproximar-se quatro rapazes empreederam fuga e no interior da veículo duas mulheres que estavam fazendo contagem de drogas foram detidas, com elas mais de 1000 pedras de crack, 450 Reais em dinheiro trocado. Ao ser efetuado busca no veículo foi encontrado uma pistola PT 100 calibre .40 de uso restrito com 15 munções e um revólver calibre .38 com 05 munições. As duas detidas foram encaminhadas à Delegacia de Narcóticos (DENARC) onde foram apreedido o veículo Celta, as duas armas, três celulares com farta informações referente ao tráfico de drogas, elas foram enquadradas nos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha.

Guarda Municipal - De Aparecida para o Brasil

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!