05/08/13
Guarulhos é pioneira em formação de Libras para Guarda Civil Municipal
O GCM tem acesso a aula teórica e prática, onde recebe o treinamento adequado da língua de sinais, de como prestar um melhor atendimento a pessoa com deficiência. O projeto piloto foi iniciado em 2010 com alunos da GCM da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública e, devido ao sucesso do curso, tornou-se disciplina de formação obrigatória dos integrantes da carreira. Além da Guarda Civil Municipal, o curso também foi viabilizado para os funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e da Defesa Civil.
A professora Regina Fernandes explica que se trata de um curso instrumental, onde dá ferramentas para o servidor agir na sua função. “Estamos num momento de inclusão social. A sociedade precisa se preocupar com a inclusão como um todo, a pessoa com deficiência precisa transitar no município e receber o atendimento que for necessário, seja na escola, na GCM ou na saúde”, disse Regina.
“A GCM de Guarulhos é referência na surdez. O surdo reconhece o guarda de forma diferenciada, procurando-os em diversas situações. Eles vão até a base solicitar ajuda por causa da confiança no trabalho prestado,” disse o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Firmino Manoel da Silva.
A capacitação vem cumprir a lei municipal 4.980/97, que reconhece oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e corrente, além de determinar o treinamento de pessoas do quadro de servidores, por meio da Secretaria de Educação, para prover um atendimento de qualidade, com instrutores credenciados pelo Ministério da Educação e pelo exame PROLIBRAS.