terça-feira, 18 de junho de 2013

Viaturas da PMJP devem auxiliar ronda escolar e patrulhamento nas praças, na Orla e no São João

17/06/2013 | 14h13min

O prefeito Luciano Cartaxo (PT), afirmou nesta segunda-feira (17) que as dez viaturas entregues a guarda municipal devem auxiliar ronda escolar e patrulhamento nas praças, na Orla e no São João. “É um investimento importante em segurança preventiva. Pois estas viaturas garantem uma ampliação da ronda escolar, o projeto ‘Praça mais segura’ e um acompanhamento do dia a dia como um todo. Inclusive na orla”, disse Cartaxo. 

O prefeito destacou que esta aquisição faz parte ao cronograma da primeira etapa da estruturação da Guarda Municipal. “Queremos garantir a população um política de segurança. No dia 1° julho, começa o curso de qualificação de 250 novos guardas, que irão trabalhar de maneira complementar na segurança publicar”, afirmou. 

O prefeito ainda disse que os patrulhamentos que serão feitos nas praças irão evitar a depredação de patrimônio público, monitorar as ruas e a orla de João pessoa. Com relação ao custo, as viaturas são carros locados pelo valor de R$ 1.500, gerando um gasto total de R$ 15 mil a prefeitura.

Canil da guarda municipal de São Vicente, SP, ganha novos integrantes

Canil da guarda municipal de São Vicente, SP, ganha novos integrantes


São cães das raças estão Rottweillwer, Pastor Alemão e Belga de Malinois.
Local abriga 11 cachorros, contando com os dois novos filhotes.

Do G1 Santos

Cães do Canil da Guarda Municipal de São Vicente, SP (Foto: Arquivo/ PMSV)Cães do Canil da Guarda Municipal de São Vicente
(Foto: Arquivo/ PMSV)
O canil da Guarda Municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo, ganhou mais dois novos cães que já começaram o treinamento. Conhecido como Grupo de Operações com Cães (GOC), o local agora abriga 11 cachorros que auxiliam nos trabalhos da Guarda.

Os novos integrantes são os filhos de Rottweillwer Dark e Kong, ambos com 5 meses de idade. Eles já estão sendo preparados para fazer parte do efetivo do canil. No treinamento será avaliado se os cães têm o perfil adequado à função.

Os cães tem um condutor específico, e o treinamento é diário. O adestrador responsável pelo animal o acompanha até depois da aposentadoria do cão, já que na maior parte dos casos o condutor leva o cachorro para casa. De acordo com encarregado geral do canil da GCM Wagner Barbosa de Carvalho, os cães costumam ter um tempo de oito anos de trabalho.

A primeira parte do treinamento é o teste de temperamento, e se aprovado o cachorro passa para os ensinamentos de obediência. Os cães são treinados para fazer o trabalho policial ostensivo, que inclui controle de multidões, imobilização de indivíduos e busca de entorpecentes. Além do trabalho de proteção, os cães visitam creches, ONGs, escolas e participam de cãominhadas.

Atualmente o GOC conta com nove cães, mais os dois filhotes em treinamento. Fazem parte da patrulha, Zeus, Spike, Haquiles, Eros, Duty e Hulk, todos da raça Pastor Belga de Malinois, Spider e Lobo (Pastor Alemão Capa Preta) e Fox (Rottweiller).

O Canil, ainda oferece cursos de formação de adestradores. Já tiveram assessoria com o GOC de São Vicente o 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL) de São Vicente, a Base Aérea de Santos, as Guardas Municipais de Itanhaém, Guarulhos e Praia Grande. Ainda tiveram aula os Centros de Detenção Provisória de Samaritá (SV) e Mongaguá, entre outros

.

Suzano cria grupo de proteção ambiental para patrulhar zona rural

Suzano cria grupo de proteção ambiental para patrulhar zona rural


Para os agricultores, a iniciativa deve trazer mais segurança.
Equipe foi treinada para atuar na zona rural.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Uma parceria entre a Defesa Civil e a Guarda Municipal de Suzano pretende acabar com o descarte irregular de lixo em várias estradas e, principalmente, nos bairros da zona rural.
Para os agricultores, a iniciativa também deve trazer mais segurança para a região. "Nós vamos realizar esse trabalho de mapeamento de onde estão os pontos mais críticos de descartes e desmatamento, em conjunto com a secretaria de Meio Ambiente. E, a partir daí, vamos traçar a melhor estratégia para minimizar estes efeitos", detalhou o comandante da Guarda Municipal de Suzano, Sérgio de Assis.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Luiz Higashi, o descarte de lixo nas margens de estradas, em Suzano, ocorre há muito tempo. "Nós esperamos que consigamos reduzir essa questão de descarte de lixo e entulho. Nós resolvemos criar esse grupo para previnir esse abuso de descarte de lixo na cidade", disse Higashi.

A grande quantidade de lixo espalhada em áreas da zona rural de Suzano é uma das principais reclamações de quem vive afastado da área central de cidade. Para atuar neste serviço, um grupo formado por quatro profissionais foi treinado. "Aprendemos como proceder em caso de descarte de produtos. Aprendemos também sobre caça ilegal", detalhou
Além de prevenir e coibir infrações e crimes ambientais, o grupo formado pela Guarda Municipal e a Defesa Civil de Suzano também vai fiscalizar áreas de preservação e proteção ambiental, além de mananciais.
Quem vive na zona rural acredita que as patrulhas irão levar mais segurança às áreas mais afastadas da cidade. "Vai nos deixar bem mais traquilo. Tendo essa patrulha nós ficaremos bem mais tranquilos", disse o produtor rural João Maurício da Silva.

 

População de Nova Friburgo, RJ, ganha Grupo Tático Municipal

População de Nova Friburgo, RJ, ganha Grupo Tático Municipal


A população de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, agora conta com o Grupo Tático Municipal (GTAM) que ficará subordinado ao comando da Guarda Municipal (GM) e à Secretaria Municipal de Ordem Urbana. O GTAM - que começou a atuar na última quinta-feira (13) - vai trabalhar de forma diferenciada em relação a outras unidades já existentes na GM, com metodologia preventiva contra ocorrência de dano ao patrimônio público.

Será de responsabilidade do GTAM rondas ostensivas nas imediações de escolas, de prédios municipais, praças, parques, hospitais, creches, maternidades e centros de saúde da família; apoio para a resolução dos problemas surgidos de imediato, como tumultos, situações de emergência, pequenos delitos, prevenção e combate às drogas, calamidade pública e no auxílio à população, minimizando, desta forma, os índices de insegurança.
 O treinamento dos 18 guardas que integram o GTAM foi em São Lourenço, no início de junho. O curso foi feito pelo instrutor Rodrigo Neves, que foi do grupo tático do sistema penitenciário do Estado do Espírito Santo; pelo comandante Ronald Pereira, da Guarda Municipal; e por representantes do Exército e Marinha Nacional, Grupamento de Bombeiros Militar, Cruz Vermelha e Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Ordem Urbana, coronel José Alberto Marques, o Grupo Tático Municipal recebeu treinamento para uso de equipamentos da guarda, de sobrevivência na selva, operações especiais, busca e captura em floresta, entre outros. “Esses guardas estão aptos a atuar junto à Defesa Civil e Cruz Vermelha em relação a acidentes naturais, a auxiliar o trânsito e a própria PM na busca de pessoas desaparecidas”, afirmou.

A sede do Grupo Tático Municipal fica localizada na Praça Getúlio Vargas, no Centro, no prédio onde funcionou a Câmara Municipal, atrás da Oficina Escola
.
Segurança

Publicado em 16 de Junho de 2013, às 00h00min | Autor: Da Redação

Guarda Municipal deve substituir armas de fogo

Hoje, 68% dos agentes portam armas, mas não há registro de nenhum disparo efetuado. Secretaria quer substituir armas de fogo por armamento não-letal


Credito: DivulgaçãoCredito: Divulgação
Guarda Municipal atua na abordagem de pessoas em atitudes suspeitas
Em Ponta Grossa, apesar de 68% dos agentes portarem arma de fogo, em dez anos de existência, a Guarda Municipal nunca entrou em confronto com criminosos ou efetuou disparos contra bandidos. Em Ponta Grossa 175 agentes trabalham nas ruas e são responsáveis pela segurança do trânsito, do patrimônio público, rondas por toda a cidade e por ajudar no combate a criminalidade. Desses, 120 estão autorizados a portar armas de fogo, mas nunca o fizeram.
Em 38 anos de atuação na área de segurança pública, o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovatto, afirma que o índice zero no uso da arma de fogo é raro em todo o mundo. Para ele, em Ponta Grossa isso se mostrou possível pelo intenso preparado dos agentes. Todos os profissionais autorizados a atuarem com as armas letais são qualificados e treinados para a função, principalmente a agir em situação de crise.
Leia a matéria na integra no JM impresso.

GCM comemora 22 anos com festa e anuncia melhorias

GCM comemora 22 anos com festa e anuncia melhorias

 A solenidade em comemoração ao 22º aniversário de criação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22, no Auditório da TaboãoPrev. À tarde parceiros e familiares dos guardas, também participaram da festa comemorativa.

Durante o evento o fundador da GCM, o ex-prefeito Armando Andrade, foi homenageado, o filho dele Ricardo Andrade, o representou. Armando Andrade faleceu no mês de março deste ano. Também foram homenageados guardas que se destacaram nesses 22 anos de criação da guarda, tanto os inativos como os ativos e algumas personalidades do município.  

Foto: Divulgação
Evento comemorou os 22 anos da criação da GCM pelo ex-prefeito Armando Andrade

O secretário de Segurança e Defesa Social Gerson Brito, anunciou que desde janeiro a GCM adota novas estratégias de trabalho a partir de dados estatísticos de criminalidade da cidade e falou da reestruturação da guarda. Brito também anunciou a criação da Operação Delegada.

“Para maior eficácia das ações, a secretaria vai aumentar o seu efetivo em 30% com a contratação de mais 50 agentes. A pasta anuncia a reestruturação da frota, serão 13 novos veículos e quatro motos. Ainda teremos a compra de 50 pistolas e cinco calibres 12, mais troca de equipamentos”, anunciou.

O delegado titular de Taboão da Serra Gilson Campinas falou da importância do trabalho conjunto da Polícia Civil e GCM. “Aprimorar e tornar muito mais próximo esse trabalho da Guarda e da Polícia Civil. Com isso vai melhorar nosso padrão de atendimento à população de Taboão que necessita e merece. Estamos juntos e vamos continuar juntos”, disse.

O presidente da Câmara Eduardo Nóbrega parabenizou o trabalho do secretário de segurança, o comandante, toda a corporação e se comprometeu a lutar pela Guarda. “A maior homenagem para a turma de 91 é regularizar a aposentadoria, nós [parlamentares] temos que fazer isso”, declarou.

O evento também contou com as presenças do prefeito Fernando Fernandes, do vice Laércio Lopes, comandante da GCM Leonel Vieira, vereadores Joice Silva e Ronaldo Onishi, secretários de Saúde Arlete Silva, Planejamento Olívio Nóbrega, da Saúde Raquel Zaicaner.

Vídeo mostra jovem de 18 anos ser presa suspeita de atirar em padrasto

Vídeo mostra jovem de 18 anos ser presa suspeita de atirar em padrasto



Internauta registrou Guarda prender jovem na sexta em Campinas (SP). 
"Todos preocupados com ela", afirma internauta sobre relatos de vizinhos.

Internauta, Campinas, SP

Uma publicitária registrou a movimentação no condomínio quando a jovem de 18 anos suspeita de atirar na cabeça do padrasto foi presa pela Guarda Municipal no bairro Padre Manoel da Nóbrega, em Campinas (SP). A internauta, que preferiu não se identificar, enviou ao VC no G1 imagens gravadas feitas momentos após o crime que ocorreu na tarde de sexta-feira (14).
Segundo a publicitária, ela estava em casa quando ouviu um grito de "para". "O que me fez prestar atenção para ir pra janela foi uma voz feminina gritando. Um grito diferente, assustado. Mas não dá pra saber se era da mãe ou da menina", afirma a internauta. Ela afirma que momentos depois, veículos da Guarda Municipal chegaram ao local.
Os relatos dos vizinhos eram de que a menina era tranquila, mas que o padrasto que trabalhava como guarda municipal, era muito agressivo com a família, segundo a internauta. "Eu fui para a rua ver a confusão e todo mundo estava preocupado com a menina. Pode ter acontecido alguma coisa grave pra ela ter tomado uma atitude dessas", afirma a publicitária.

A vítima ficou em estado grave depois de ser baleada na cabeça pela enteada. 
O padrasto dormia no sofá da sala da casa dele quando a jovem pegou a arma do próprio guarda e o atingiu com o disparo na cabeça. Ela foi presa em flagrante e encaminhada ao 1ª Distrito Policial. Segundo informações da Guarda Municipal, ela foi transferida para a Cadeia Feminina de Paulínia (SP). A assessoria da corporação afirma que a Polícia Civil investigará o que motivou a ação.Nota da redação:
 Até a tarde deste sábado (15), o guarda municipal de 39 anos segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da Unicamp. Na noite de sexta-feira (14), ele passou por intervenção cirúrgica.
  •  
Jovem de 18 anos é presa suspeita de atirar no padrasto em Campinas (Foto: Reprodução / VC no G1)Jovem de 18 anos é presa suspeita de atirar no padrasto em Campinas (Foto: Reprodução / VC no G1
)
Praia Grande

Guarda municipal é esfaqueado após advertir adolescente que cuspiu no chão

Suzana Fonseca
Um guarda municipal de Praia Grande foi esfaqueado porque advertiu um adolescente de 16 anos que cuspiu no chão. A vítima levou três pontos no braço e o menor alega que revidou porque foi agredido.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia Sede de Praia Grande, a agressão ocorreu às 19h20 de sexta-feira, na Rua Alfredo Descragnoli Taunay, no Bairro Ribeirópolis. 

O guarda municipal Alexandre Ribeiro da Cruz relatou que estava parado na rua quando o menor, aproximando-se de bicicleta, inesperadamente, o golpeou com uma faca de cozinha, atingindo-o no braço esquerdo, e fugindo em seguida.

Ferido, Cruz foi sozinho para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia. A Polícia Militar foi chamada e levada pela vítima até a casa do menor de idade.

O adolescente infrator foi encontrado nas proximidades de sua casa. Levado para a delegacia, relatou que estava na rua e, em razão de haver cuspido no chão, o guarda municipal se aproximou e, perguntando por que ele havia cuspido, chutou sua bicicleta, derrubando o menor no chão.

O adolescente relatou ainda que, ao se levantar, disse “isso não vai ficar assim” e foi até sua casa, onde pegou uma faca de cortar pão e retornou ao local de bicicleta. Ao passar próximo ao guarda municipal, o menor desferiu o golpe em seu braço e fugiu, jogando a faca em um terreno baldio.

O menor foi liberado depois que sua mãe se comprometeu a apresentá-lo na Vara da Infância e Juventude no dia 26.

15/06/2013 12h30 - Atualizado em 15/06/2013 12h30

Bando invade mercado em Itupeva aliminosos foram detidos em Jundiaí (SP).

Produtos e dinheiro roubados foram recuperados pela GM.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Três homens foram presos em flagrante por roubo em Jundiaí (SP), na noite desta sexta-feira (14). Os assaltantes cometeram o crime em Itupeva (SP), cidade vizinha. Eles invadiram um mercado e levaram o dinheiro do caixa e alguns produtos.
Segundo a Guarda Municipal, o bando tentou fugir, mas foi perseguido por viaturas. Os bandidos foram presos no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí. Uma arma também foi apreendida. Os produtos e o dinheiro foram recuperados.
Os criminosos receberam atendimento médico e foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Jundiaí
.

OAB-MS discutirá uso de armas por guardas municipais

DA REDAÇÃO 18/06/2013 00h00
 
foto
Foto: Divulgação/OAB
Comissão definiu audiência para o mês de julho
Está agendada para julho a audiência pública que irá tratar sobre o uso de armas de foto pelos guardas municipais de Campo Grande. A audiência será promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio da Comissão de Direitos Humanos.
O evento foi a pauta da reunião de ontem (17) da comissão.
O projeto de lei, que altera o artigo 8 da Lei Orgânica do município, e permite que os guardas municipais possam trabalhar armados durante o desempenho de suas funções, foi votado e aprovado em maio pelos vereadores da capital mas deve passar por nova votação, e, na sequencia, o projeto passa pelo prefeito.
Em Campo Grande, atuam mais de 1,4 mil guardas municipais cuja função básica é atuar na segurança e conservação de prédios públicos e históricos.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!