quarta-feira, 11 de abril de 2012

Rápida ação da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba e Policia Civil prendem acusado de matar menina de 8 anos

Foto: Roberto Andrade

Por volta das 9h00 da manhã do dia 07/04, enquanto ainda eram realizados os procedimentos policiais na delegacia de Santana de Parnaíba, foi feita uma ligação anônima para a Guarda Municipal afirmando que o suspeito andava pelas imediações do bairro Germano em Santana de Parnaíba. Imediatamente a viatura 1/30 da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba com os GMCs Vandeir e José Ribeiro mais os investigadores da Polícia Civil Adriano e Severino se dirigiram ao local e efetuaram a prisão do acusado Edson Romão dos Santos. Foi efetuada a pesquisa do nome do mesmo na delegacia e apurou-se que ele foragido da justiça por já estar sendo acusado de cometer o mesmo crime. A prisão aconteceu poucas horas após a morte da menina.

O crime: A cidade de Santana de Parnaíba ficou chocada com o assassinato de uma menina de 8 anos no bairro Germano na madrugada de 07 de abril.

Segundo a mãe da vítima, que levantou de madrugada e deu falta de sua filha de 8 anos, que não estava dormindo em sua cama. Com isso acionou a polícia, que quando chegou no local, encontrou a menor já em óbito no fundo do quintal da casa, com um fio de um aparelho de alisar os cabelos (chapinha) enrolado em seu pescoço.

A mãe afirmou que um homem havia tentado ver a vítima tomando banho no dia 06/04, quando surpreendeu o mesmo e o fez correr do local ameaçando com um pedaço de ferro. Na madrugada seguinte ocorreu o sumiço da menina, quando então foi encontrada morta. A perícia esteve no local e horas depois liberou o corpo da menina para o necrotério.

*As informações foram passadas por Ribamar, Subinspetor da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba.

Por William Camargo/FPM

Anistia Internacional pede aos governos a suspensão da Taser

Adriel Arvolea

São onze sob o poder da Guarda Civil Municipal de Rio Claro (GCM), sendo quatro em uso (modelo M-26) e preparadas para agir para o domínio de pessoas que ofereçam resistência ativa. Com tensão emitida de 50 mil volts, é capaz de imobilizar um adulto por alguns segundos. Trata-se da Taser, arma de eletrochoque, não letal, que libera descarga elétrica quando acionada.

Em operação desde 2007, é usada por guardas civis que passaram por treinamento. “A taser é utilizada conforme instruções do treinamento e para proteção do próprio guarda civil e a de terceiros”, explica José Sepúlveda, comandante da GCM. Para o devido uso do equipamento, o treinamento foi ministrado por técnico da AA & Saba Consultants, empresa fornecedora do material. O curso de manuseio foi destinado a 33 guardas civis. Segundo norma técnica, pode-se dispor de uma taser para até três profissionais. À época, o investimento da prefeitura foi de R$ 49.577,50, valor que incluiu o treinamento e demais equipamentos.

Na prática, a arma debilita temporariamente os indivíduos, sem risco de ferimentos e sem acarretar problemas de saúde aos atingidos, nem mesmo àqueles que são cardíacos ou que usam marca-passo. Ao utilizar o taser, a autoridade tem um intervalo de tempo, de segundos, para algemar o suspeito e colocá-lo sob custódia. Funciona por meio de um sistema de propulsão que lança dois dardos a uma distância de até 7,6 metros. Os dardos aderem à roupa do suspeito e liberam uma carga elétrica de baixa amperagem. A pistola possui mira a laser acoplada, o que elimina a margem de erro.

Em março de 2009, por exemplo, GCMs patrulhavam ruas e avenidas do Bairro do Estádio, quando avistaram um grupo composto por, aproximadamente, oito rapazes e uma mulher. De acordo com a versão das autoridades, alguns rapazes estavam com dois porretes. Eles teriam sido orientados, mas não acataram a ordem de jogá-los no chão. A partir daí, o bando passou a investir contra os GCMs, que chamaram apoio. No entanto, tiveram que se defender antes mesmo da chegada das demais viaturas, e a pistola Taser teve que ser usada.

No entanto, o uso do equipamento é alvo de críticas. A Anistia Internacional pediu aos governos que suspendam o uso dessas armas ou as limitem a situações de perigo à vida. O apelo é feito ao mesmo tempo em que a organização apresenta um dos seus relatórios mais detalhados até o presente momento sobre a segurança dessas armas incapacitantes. De acordo com o informe intitulado “USA: Less than lethal?”, o número de pessoas mortas após receberem uma descarga da arma Taser nos Estados Unidos, entre 2001 e agosto de 2008, chega a 334. “As Taser não são armas ‘não letais’, como se quer fazer acreditar. Podem matar e somente devem ser utilizadas como último recurso”, diz Angela Wright, observadora da Amnesty International sobre os Estados Unidos e autora do informe. No dia 18 de março, o estudante brasileiro Roberto Laudisio Curti, 21 anos, foi morto, em Sydney, na Austrália, por uma Taser.

Mesmo que a maioria das 334 mortes ocorridas em todo o país seja atribuída a fatores como consumo de drogas, os legistas concluíram que as descargas das Taser foram a causa ou fator que contribuiu para, pelo menos, 50 desses óbitos. “Preocupa-nos muito que as armas tenham sido distribuídas sem que antes fossem avaliados seus efeitos”, conclui Wright.

tor confunde nós e é enforcado acidentalmente quando interepretava “Judas”

Thiago Klimeck sofreu um grave acidente ao interpretar “Judas” em uma apresentação do espetáculo a Paixão de Cristo, em Itararé em São Paulo, após a cena de enforcamento ele foi encontrado desacordado nesta ultima sexta-feira. Guardas Municipais que estavam no local informaram que ele foi encaminhado rapidamente para o hospital municipal.Segundo as testemunhas ele teria errado ao confundir os nós da corda, porém os seus companheiros só notaram que havia algo errado após quatro minutos.Thiago foi atendido na Santa Casa de Itararé e hoje(sábado) pela manha foi transferido para uma unidade hospitalar em Itapeva, em estado grave.

A polícia local está investigando o caso

Justiça declara ilegalidade da greve dos servidores públicos de Natal

Publicação: 07 de Abril de 2012 às 09:39
tamanho do texto A+ A-
O desembargador Vivaldo Pinheiro, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, concedeu tutela antecipada decretando a ilegalidade do movimento grevista dos servidores da Prefeitura do Natal. Pinheiro também determinou o imediato retorno dos servidores às atividades de trabalho sob pena de pagamento de multa por dia de atraso. A decisão do desembargador, de plantão no feriadão, foi em resposta a uma Ação Cível Interposta pela Procuradoria Geral do Município. A Prefeitura elencou os prejuízos causados pela greve com a interrupção de serviços prestados à população, notadamente na área de saúde pública. Um dos principais argumentos em relação ao caráter abusivo da greve foi a paralisação dos guardas municipais que são responsáveis pela proteção dos prédios públicos. A paralisação da Guarda Municipal não obedeceu sequer ao dispositivo legal que obriga o trabalho de pelo menos 30 por cento do efetivo. Por causa disso, a prefeita recorreu à governadora Rosalba Ciarlini e a PM passou a oferecer segurança em diversas unidades de saúde que oferecem atendimento de urgência 24 horas. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsenat) emitiu um comunicado à imprensa na manhã deste sábado (7) e repudiou a decisão da Justiça de entender a paralisação dos servidores da Prefeitura como ilegal. "Por três meses tentamos, exaustivamente, negociar com a Prefeitura do Natal o cumprimento da data-base e demais reinvindicações dos servidores municipais. Neste tempo tivemos acordos não cumpridos e pleitos que chegaram a ser publicados no Diário Oficial, mas, não foram implantados no contracheque do servidor, como o Adicional da Banda Sinfônica", diz um dos trechos da nota. O Sindicato comunicou ainda que os servidores do município em greve irão realizar um protesto em frente à Prefeitura na próxima segunda-feira, 9. Ainda segundo a nota, "a greve dos agentes de saúde está decretada e mantida a partir de segunda-feira". *Atualizada às 10h15 para acréscimo de informações

Guarda Municipal prende acusado de roubo a ônibus em Apucarana

Gilson Barros Pinto, de 34 anos, foi encaminhado à 17ª SDP para as providências legais

Luiz Demétrio - TNONLINE.COM.BR

Tamanho da letra
Compartilhe
Imprimir
RSS
Comunicar erro

Relatório divulgado pelo 10º Batalhão da Polícia Militar (PM) nesta sexta-feira (6) detalha que Gilson Barros Pinto, de 34 anos, foi preso pela Guarda Municipal (GM) após praticar roubo em Apucarana, no interior de um ônibus intermunicipal do Expresso Nordeste.

De acordo com uma testemunha do crime, Gilson estava no coletivo quando tomou a bolsa do cobrador contendo dinheiro e desembarcou do veículo na seqüência, na Avenida Governador Roberto da Silveira, na Barra Funda.

Ele fugiu a pé, em direção ao Parque Jaboti, mas pouco depois foi detido por um Guarda Municipal que estava a paisana, próximo a Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA).

O guarda desconfiou da atitude suspeita de Gilson e acionou uma equipe da PM, que o encaminhou à 17ª SDP para as providências legais.

União Geral dos Trabalhadores (UGT) promove encontro de entidades filiadas em São Luís
Na ocasião diversas lideranças fizeram-se presentes, na composição da mesa
Data: 08/04/2012 ás 17:36:23 Link:
Compartilhar:
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as necessidades de suas bases sindicais, a UGT Maranhão promoveu no último dia 29 de março, um encontro com suas entidades filiadas de São Luís. O evento foi realizado nas dependências do Hotel Abbiville em São Luís, capital Maranhense e reuniu cerca de 250 representantes do movimento sindical. Na ocasião diversas lideranças fizeram-se presentes, na composição da mesa: o Secretario Geral da UGT Distrito Federal, Sebastião José (Pastor Téo) que veio de Brasília especialmente para representar o Presidente da UGT Nacional Ricardo Patah, o senhor Rafael Galvão, também veio de Brasília, representando o Ministério do Trabalho e Emprego, o vereador Astro de Ogum (PMN) de São Luís, Agenor Cabral, Assessor Especial, Mario Felipe Vice-Presidente Nacional do (PEN), Weber Henrique, presidente da UGT Maranhão, e que também preside o Sindicato dos Guardas Municipais, Marcelo Brito, presidente do Sindtransito de São Luís, José Antonio Pereira, presidente do Sindicato dos Taxistas de São Luís, Walmir Peixoto, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de São Luís, Neildo Junior, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da cidade de Ribamar, José João, Presidente do Sindicato dos Arrumadores, Sra. Marina Nascimento, Presidente da Associação de Parteiras Tradicionais do Maranhão, Francisco Paulo, secretario Adjunto da Sec. Geral da UGT/MA, e o GM Meneses, liderança do corpo de Guarda Vidas. As entidades colocaram em pauta assuntos referentes diretamente as categorias, onde todos expuseram as necessidades e como um todo reverenciaram que a negociação coletiva é a chave na unificação de diversas categorias é um ponto taxativo ao alcance de medidas que possa dar uma resposta satisfatória a classe trabalhadora. O pastor Téo enalteceu os trabalhos, e na condição de representante do Presidente Ricardo Patah deu todo o apoio necessário para a realização do evento, onde o mesmo mostrou o trabalho brilhante que o Deputado Federal Roberto Lucena (PV-SP), que é Vice Presidente da UGT Nacional vem realizando pela Central. Para Pereira (dos taxistas), Francisco Paulo (Sindtransito), Meneses (Guarda Municipal) e Neildo Junior (Sind. Serv. De Ribamar) em suas palavras deixaram claro a necessidade de um trabalho mais forte dentro das bases, para um melhor resultado dentro das necessidades de cada entidade. Marcelo Brito vê neste trabalho o caminho exato para alcançar os ideais, resgatando ao trabalhador a auto estima necessária para continuar a luta. Rafael Galvão em seu discurso parabenizou a UGT pela forma como vem organizando as entidades em todo o País e deu o Maranhão como exemplo, pois, num prazo de menos de quatro meses já esteve no estado para participar de três eventos da UGT Maranhense. O presidente do (PEN/MA) Mário Felipe, um dos responsáveis pela articulação de reuniões da Central junto ao Prefeito João Castelo, deixou claro que a participação política dentro da organização sempre será necessária na busca constante dos direitos e neste evento o mesmo recebeu posse, filiando-se a UGT Maranhão, representando a Federação dos empreendedores em nosso estado. O Vereador Astro de Ogum, que ao longo das negociações tornou-se figura preponderante na defesa da UGT e seus interesses trabalhistas junto ao Município de São Luís, onde categorias como a dos Guardas Municipais, Agentes de Trânsito e taxistas, conseguiram acordos importantes para a classe trabalhadora, parabenizou a realização do evento e manifestou apoio a diretoria do Sindeducação, que se encontram em greve. O presidente da UGT Maranhão Weber Henrique deixou claro que manifestação deste porte vem para solidificar o crescimento, e que logo após o inicio do segundo semestre do ano a UGT Maranhão irá realizar dois grandes eventos. “Um na cidade de Imperatriz, onde temos uma das maiores lideranças dentro do sindicalismo Maranhense, o companheiro Washington e outro na cidade de Bacabal com a Liderança do companheiro, Roberto Hilley”, informou o presidente da UGT Maranhão.

Apreensão de Entorpecentes

Ilha Solteira - SP
A Guarda Municipal em patrulhamento no dia 05-04-2012 por volta das 09:00 h no Bairro Jardim Aeroporto avistou uma pessoa parado aos fundos do Quartel da GM a Guarnição VTR 199 GM Luiz e GM Fabiano ao se aproximarem do elemento o mesmo usando uma bicicleta abriu em fuga em meio a areá verde não ocupada jogando algo a beira da pista, a Guarnição tentou aborda-lo mas sem exito, ao retornar ao local onde o rapaz estava parado foi feito busca afim de localizar o objeto dispensado logrando exito em localizar a beira da pista três pinos contendo resquício de cocaína e em meio a grama um envolucro plastico transparente contendo no seu interior 11(onze) trouxinhas de crack, a Guarnição recolheu os objetos e deslocou para Delegacia de Policia onde foi exibido a autoridade presente, após Registro do Boletim de Ocorrência foi determinada pela autoridade sua apreensão para os procedimentos de praxe.
Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito

Guarda Municipal de Ilha Solteira Prende Traficante de Drogas

Ilha Solteira -SP
A Guarda Municipal no dia 04-04-2012 as 23:00 h em Patrulhamento no Bairro Jardim Aeroporto, próximo a uma pista desativada em virtude do desvio da av. atlântica, um elemento ao avistar a viatura abriu em fuga, a Guarnição observando a atitude suspeita lograram exito em aborda-lo próximo a EMEF Paulo Freire, tratava-se de W. O. L. de 18 anos de idade, ao fazer a busca pessoal foi encontrado um envolucro plastico contendo Maconha no seu interior, no bolso da blusa um pino contendo cocaína, R$ 250 Reais e um celular, Questionado sobre a origem dos entorpecentes e do dinheiro encontrado o indiciado recusou-se a prestar qualquer informações, diante dos fatos os GMs Francisco, André, Celso, Marcelo, Hércules, Manoel e Luiz conduziram W. O. L. a Del. Pol. onde foi apresentado a Autoridade presente o indiciado e os objetos que estava em sua posse, ao final do Registro do Boletim de Ocorrência o mesmo permaneceu preso e foi transferido para Cadeia Publica da cidade de Pereira Barreto- SP, e permanece a Disposição da Justiça.
Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito
Responder
Encaminhar

Guarda Municipal de Ilha Solteira Apoio Policia Militar

Ilha Solteira - SP
A Guarda Municipal foi solicitada pelo Soldado PM Andrade no dia 05-04-2012 as 19:09 min, a Guarnição da VTR 199 GM Manoel e GM Marcelo deslocaram-se ao Passeio São Luiz Viela de 400, no local a Guarnição da Policia Militar informou que na residencia daquela viela foram encontrados alguns adolescentes fazendo uso de entorpecentes no interior do imóvel, com a chegada da PM alguns deles evadiram-se abandonando as bicicletas, por falta de meios da Policia em conduzir os veículos abandonados até a delegacia os GMs Manoel e Marcelo solicitaram o apoio do GM Hércules que usou o caminhão F4000 do DEMUTRAN para fazer o transporte das referidas bicicletas até a Del. Pol., as mesma foram deixadas na Delegacia para os procedimentos de Praxe.
Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!