segunda-feira, 19 de março de 2012

Guarda Municipal de Curitiba tem avaliação melhor que as policiais

Guarda Municipal de Curitiba tem avaliação melhor que as policiais

O Instituto Paraná Pesquisas questionou os curitibanos sobre
a avaliação que fazem da atuação dos organismos de segurança
pública na cidade. Os números da pesquisa revelam que a Guarda
Municipal é mais bem vista pela população do que as polícias
Militar e Ci­­vil. Para 43,4% dos entrevistados, a atuação da
guarda é tida como ótima ou boa, enquanto para as corporações
policiais esses índices ficam próximos: 27,5% para
a Militar e 27,8% para a Civil. PM no vermelho No caso da PM, o porcentual daqueles que avaliam negativamente
sua atuação supera a avaliação positiva: 29,7% consideram
seu desempenho ruim ou péssimo. Em relação à Civil, o
índice é o mesmo de ótimo/bom, 27,8%. Já em relação
à Guarda Municipal, apenas 19,2% classificaram sua
atuação como ruim ou péssima. O diretor da Paraná Pes­quisas, Murilo Hidalgo, compara
esses números com outro item da pesquisa. Para 38,3%
dos entrevistados, a situação da segurança pública em
Curitiba é ruim ou péssima. “O fato de esse porcentual
ser maior do que a avaliação negativa das polícias
demonstra que as pessoas entendem que não se trata
de um problema relativo à polícia, mas de toda uma
estrutura de segurança”, observa. Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/pazsemvozemedo/
enviado por Jose Aprecido da Silva

SP: Carreira de delegado de polícia passa a ser considerada jurídica

Do portal da Alesp Segundo turno de votação encerra aprovação da Proposta
de Emenda Constitucional
O Plenário da Assembleia aprovou, em segundo turno, nesta
quarta-feira, 14/3, a Proposta de Emenda Constitucional do
Executivo 19/2011, que altera a Constituição estadual para
reconhecer a carreira de delegado de polícia como jurídica.
O presidente da Casa, Barros Munhoz, informou que será
realizada no Palácio 9 de Julho uma cerimônia, em data a
ser agendada, para a promulgação da PEC, a fim de que os
delegados possam participar e comemorar com o Legislativo
essa “conquista histórica”.
Para os deputados, a aprovação encerra longa luta da categoria
pelo reconhecimento da autoridade policial como carreira
jurídica e abre campo à discussão da isonomia salarial com as
demais carreiras da área. Todos os partidos manifestaram-se a
favor da medida e elogiaram o empenho da Associação dos
Delegados em defender a aprovação da PEC 19.
A íntegra da PEC 19/11 e sua tramitação podem ser consultadas
no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
As informações são do portal da Assembleia Legislativa
[Foto: Portal da Alesp]
Fonte: Blog do Delegado

segunda-feira, 19 de março de 2012

Guardas municipais recebem certificação voltada para porte de arma de fogo

Instituições de segurança pública do RN foram representadas na solenidade.

Um total de 536 guardas municipais receberam na manhã desta quinta-feira (15), no auditório da Universidade Estadual do RN, na zona norte, os certificados de conclusão na capacitação técnica ministrada pela Polícia Militar que concedeu o direito de portar arma de fogo aos agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN).

A solenidade foi marcada pelas presenças do Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, do comandante da GMN, Izaac José Duarte, do representante do comando geral da PM, coronel Ângelo de Azevedo, da Superintendente Estadual da Agência Brasileira de Inteligência, Isa Oliveira, do comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Dancleiton Leite, do representante do Corpo de Bombeiros, major Jerdes Lucena, da representante da Polícia Rodoviária Estadual, capitã Marina Leôncio, e do coordenador geral do curso, capitão João Batista.

Guardas municipais dos diversos grupamentos da GMN compareceram.

O evento foi aberto com a fala do subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, que pontuou todo o processo desenvolvido no âmbito institucional para a regularização do porte de arma da corporação. “Estamos devolvendo a população natalense à parcela da contribuição da Guarda Municipal com a segurança pública da capital”, exaltou.

O representante do comando geral da PM, coronel Ângelo de Azevedo, apresentou a importância da capacitação permanente para a formação de um profissional de segurança pública capaz de corresponder aos anseios da sociedade e parabenizou a corporação. “Parabéns a todos os guardas municipais aqui presentes”.

No discurso do comandante da GMN, Izaac José Duarte, foi dimensionado o fato da corporação ter ficado mais de um ano sem portar armamento letal. “Certamente foi a maior crise que a GMN já passou”, e concluiu apontado a luta do comando para transpor as barreiras e ter seu direito garantido. “Cito aqui a dedicação do ex-comandante da GMN Edivan Costa, do Secretário Carlos Paiva e das instituições parceiras como a Polícia Federal e a Polícia Militar que muito contribuíram para esta nova realidade”.

Comandante da GMN, Izaac José Duarte, e autoridades presentes entregaram os certificados aos agentes, chefes de grupo de ação e supervisores.

O secretário da Semdes, Carlos Paiva, finalizou os discursos focalizando o novo contexto de segurança pública nacional, onde as corporações municipais aparecem como promotoras de segurança social. “Não há como voltar atrás, as guardas municipais tem sua efetiva importância na prevenção e repressão qualificada a violência na sociedade”, completou.

A solenidade foi concluída com a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais e com uma palestra ministrada pelo tenente-coronel Jânio Marinho, que abordou o tema: Capacitação da Guarda Municipal e a Integração com o Sistema de Segurança Pública Estadual.

Texto: Assecom GMN.

[Blog do Guarda Municipal de Tubarão] Tecnologia OCR facilita a fiscalização por parte da Guarda Municipal de Florianópolis.

O OCR - Equipamento de Leitura Automática de Placas lê as placas, consulta as possíveis irregularidades e, em menos de 1 segundo, envia um sinal ao computador conectado a ele. Desta forma, os agentes de trânsito abordam somente os veículos que possuem algum tipo de irregularidade com licenciamento, multas ou outros.
Segundo a Diope – Diretoria de Operações e responsável pelo Trânsito em Florianópolis, pelo menos 26% da frota do Município está com o licenciamento vencido.
O IPUF adquiriu três leitores de placas que serão utilizados pela Diope junto aos agentes de trânsito da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Os testes com o OCR foram realizados na última semana.
Fonte: GMF.

SP: Kassab assina acordo com Marinha para regular motos aquáticas

O prefeito de São Paulo (SP) Gilberto Kassab assinou com o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, o Protocolo de Intenções para regulamentar e fiscalizar a atuação de motos aquáticas no Estado na manhã deste domingo. As medidas deverão entrar em prática nos próximos três meses.

Pelo Protocolo, a Capitania dos Portos de São Paulo treinará agentes municipais e guardas civis metropolitanos para realizar a fiscalização. Além disso, irá definir locais em que motos aquáticas poderão embarcar e desembarcar, áreas livres para navegação e restritas para banhistas nas represas da cidade.

O projeto piloto será implantado, em um primeiro momento, na represa de Guarapiranga, na zona sul da cidade. "Com a popularização das motos aquáticas e a criação de novas áreas verdes e de lazer na orla da Represa de Guarapiranga, decidimos buscar apoio da Marinha com o propósito de aprimorar as medidas para aumentar a segurança da população que utiliza as praias da represa, sobretudo no Verão", declarou o prefeito.

Em um segundo momento, o projeto será posto em prática também na represa Billings. "O Corpo de Bombeiros e a GCM já atuam na região e realizam um trabalho muito eficiente, mas a parceria com a Marinha é fundamental para integrar os esforços, fixar regras e ampliar as ações preventivas", concluiu o prefeito.

Guardas metropolitanos serão treinados para fiscalizar jet skis em SP

Após acidentes com jet skis, Gilberto Kassab assina documento em parceria com o 8º Distrito Naval para intensificar fiscalização

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou neste domingo um documento em parceria com o 8º Distrito Naval, para intensificar a fiscalização em locais com motos aquáticas. De acordo com o Protocolo de Intenções, a Capitania dos Portos de São Paulo treinará agentes municipais e guardas civis metropolitanos (GCM) para auxiliar no combate a acidentes.

18/03/2012 às 11h21min - Atualizada em 18/03/2012 às 11h21min
Guarda Municipal Armada é Analisada por Especialista.

Guarda Municipal Armada é Analisada por Especialista.
Através de convênio firmado nessa quarta-feira (14/03) entre a Prefeitura Municipal de Salvador (BA) e a Polícia Federal, foi permitida a atuação da Guarda Municipal soteropolitana com armas de fogo, reivindicação antiga da categoria e que já contava com a simpatia do prefeito da cidade, embora até então jamais alcançada.

Expressamente prevista no estatuto do desarmamento (art. 6º, §7º), a implantação do porte de arma de fogo para guardas metropolitanas é de difícil materialização, justamente pela disseminação da cultura antiarmas que a própria lei instituiu. Ainda assim, a medida já vale em grandes centros, como São Paulo, onde a atuação da guarda armada já é vista com naturalidade.

Para o pesquisador em segurança pública e coordenador na região Nordeste da ONG Movimento Viva Brasil, Fabricio Rebelo, a medida é essencial e sequer deveria ser questionada. “Com a dinâmica da violência urbana atual, não há como se pensar o funcionamento de forças ligadas à segurança pública sem lhes conceder os meios eficazes de atuação, dentre os quais a arma de fogo. Ainda que a função das guardas municipais esteja ligada diretamente à conservação do patrimônio público, não há como se afastar essa função do sistema macro da segurança da cidade”, afirma.

O pesquisador critica a análise puramente teórica da atuação da guarda, dissociando-a da realidade social: “não podemos avaliar a guarda municipal apenas do ponto de vista ideológico, é fundamental entender como ela atua na prática e, principalmente, sua importância no auxílio às forças de segurança habituais. Basta que vejamos um crime muito comum atualmente, que é o furto a caixas eletrônicos, para entender como essa força pode auxiliar na segurança pública, pois esses equipamentos, não raras vezes, estão instalados em prédios públicos, cuja proteção é confiada, justamente, à Guarda Municipal. Não dispondo de armas, não se pode esperar que os guardas evitem ações como essas”.

De acordo com Rebelo, isso demonstra como a atuação das guardas desarmadas retira-lhes muito de sua eficiência e torna sua existência subutilizada: “a pura e simples presença de uma guarda municipal, a qual se sabe desarmada, não produz nenhum efeito prático na segurança do município, servindo, em verdade, como elemento figurativo, o que não se justifica, em absoluto, pelo grande gasto público que a implantação da força demanda”.

A presença de armas com a Guarda Municipal, por outro lado, não é vista como um risco pelo pesquisador, pois demanda treinamento específico para os que atuarão com tais equipamentos. “Ninguém está falando em armar indistintamente qualquer força que seja, mas em conceder a agentes capacitados e previamente treinados os meios necessários à sua atuação. Arriscada é a situação atual, com agentes expostos nas ruas sem sequer poderem se defender. No nosso entendimento, todos os que atuam em ações correlatas à segurança pública devem dispor de armas de fogo”, conclui Rebelo.


Informações por Gislene Rosa | imprensa@movimentovivabrasil.com.br

Homem detido por fazer gestos obscenos

A Guarda Municipal foi chamada neste sábado para atender uma ocorrência inusitada, mas não muito rara. Um homem fazia gestos obscenos em frente a uma conhecida farmácia localizada na Rua Pedro Benedet. As funcionárias pediram a ajuda da Guarda uma vez que o indivíduo além dos gestos estava mostrando a genitália.

Os guardas conseguiram alcançar o homem - com iniciais D.B. e 44 anos - que havia saído daquela região, próximo ao ex-colégio Energia e o encaminharam para a Central de Polícia. Segundo informações da Guarda Municipal, era perceptível o estado de embriaguez de D.B.

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!