segunda-feira, 19 de março de 2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

Guardas municipais recebem certificação voltada para porte de arma de fogo

Instituições de segurança pública do RN foram representadas na solenidade.

Um total de 536 guardas municipais receberam na manhã desta quinta-feira (15), no auditório da Universidade Estadual do RN, na zona norte, os certificados de conclusão na capacitação técnica ministrada pela Polícia Militar que concedeu o direito de portar arma de fogo aos agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN).

A solenidade foi marcada pelas presenças do Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, do comandante da GMN, Izaac José Duarte, do representante do comando geral da PM, coronel Ângelo de Azevedo, da Superintendente Estadual da Agência Brasileira de Inteligência, Isa Oliveira, do comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Dancleiton Leite, do representante do Corpo de Bombeiros, major Jerdes Lucena, da representante da Polícia Rodoviária Estadual, capitã Marina Leôncio, e do coordenador geral do curso, capitão João Batista.

Guardas municipais dos diversos grupamentos da GMN compareceram.

O evento foi aberto com a fala do subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, que pontuou todo o processo desenvolvido no âmbito institucional para a regularização do porte de arma da corporação. “Estamos devolvendo a população natalense à parcela da contribuição da Guarda Municipal com a segurança pública da capital”, exaltou.

O representante do comando geral da PM, coronel Ângelo de Azevedo, apresentou a importância da capacitação permanente para a formação de um profissional de segurança pública capaz de corresponder aos anseios da sociedade e parabenizou a corporação. “Parabéns a todos os guardas municipais aqui presentes”.

No discurso do comandante da GMN, Izaac José Duarte, foi dimensionado o fato da corporação ter ficado mais de um ano sem portar armamento letal. “Certamente foi a maior crise que a GMN já passou”, e concluiu apontado a luta do comando para transpor as barreiras e ter seu direito garantido. “Cito aqui a dedicação do ex-comandante da GMN Edivan Costa, do Secretário Carlos Paiva e das instituições parceiras como a Polícia Federal e a Polícia Militar que muito contribuíram para esta nova realidade”.

Comandante da GMN, Izaac José Duarte, e autoridades presentes entregaram os certificados aos agentes, chefes de grupo de ação e supervisores.

O secretário da Semdes, Carlos Paiva, finalizou os discursos focalizando o novo contexto de segurança pública nacional, onde as corporações municipais aparecem como promotoras de segurança social. “Não há como voltar atrás, as guardas municipais tem sua efetiva importância na prevenção e repressão qualificada a violência na sociedade”, completou.

A solenidade foi concluída com a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais e com uma palestra ministrada pelo tenente-coronel Jânio Marinho, que abordou o tema: Capacitação da Guarda Municipal e a Integração com o Sistema de Segurança Pública Estadual.

Texto: Assecom GMN.

[Blog do Guarda Municipal de Tubarão] Tecnologia OCR facilita a fiscalização por parte da Guarda Municipal de Florianópolis.

O OCR - Equipamento de Leitura Automática de Placas lê as placas, consulta as possíveis irregularidades e, em menos de 1 segundo, envia um sinal ao computador conectado a ele. Desta forma, os agentes de trânsito abordam somente os veículos que possuem algum tipo de irregularidade com licenciamento, multas ou outros.
Segundo a Diope – Diretoria de Operações e responsável pelo Trânsito em Florianópolis, pelo menos 26% da frota do Município está com o licenciamento vencido.
O IPUF adquiriu três leitores de placas que serão utilizados pela Diope junto aos agentes de trânsito da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Os testes com o OCR foram realizados na última semana.
Fonte: GMF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!