Cadastre seu Email

sábado, 20 de fevereiro de 2010

PR-...Será que faz falta?...Justiça proíbe greve da Guarda Municipal

Sindicato avisa que paralisação está mantida para segunda-feira.
guardamunicipal2.jpg

A Justiça proibiu a greve na Guarda Municipal, que havia sido anunciada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) para ter início na segunda-feira (22). Apesar da decisão, o sindicato manteve o indicativo de paralisar os serviços. Na manhã deste sábado, a categoria realizou uma carreata, em protesto contra a Prefeitura.

Em seu despacho, o juiz Roger Vinicius Pires de Camargo Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública, considerou o serviço essencial e determinou a manutenção integral das atividades de todos os guardas municipais. Em caso de descumprimento, o juiz estipulou multa diária de R$ 10 mil ao Sismuc e autorizou o desconto de salários e vantagens funcionais relativos aos dias em que houver paralisação.

O magistrado também proibiu o Sismuc de cercear o direito de acesso dos servidores municipais que decidirem não aderir ao movimento, ou de usuários que procuram as unidades de prestação de serviços públicos.

O juiz entendeu que havia um risco inegável para toda a população local na segurança e na proteção ao patrimônio público, em áreas como educação, abastecimento, meio ambiente, transporte público e coletivo, além da área de saúde.

Além de melhorias salariais, o sindicato pede a saída do coronel Itamar dos Santos, secretário de Defesa Social. Os dirigentes do Sismuc não querem a "militarização" da Guarda Municipal

AL-Jogos Integrados das Entidades de Segurança Pública de Alagoas

De 24 a 28 de fevereiro, serão realizados os II Jogos Integrados das Entidades de Segurança Pública de Alagoas. Mais de 400 atletas vão participar da competição, que vai envolver integrantes da Guarda Municipal de Maceió (GMM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, e instituições convidadas.

Os jogos são organizados pela Federação Esportiva das Entidades de Segurança Pública de Alagoas. É esperada a participação de guardas municipais de todo o Estado e de outras cidades do Nordeste, como Teresina.

Para o presidente da Federação Alagoana Desportiva dos Guardas Municiais (FADGM), Irã Candido, os jogos visam a fomentar a prática desportiva entre os representantes das entidades de segurança pública do Estado. Ele ressaltou que, por meio do incentivo ao esporte, a direção dos Jogos pretende estreitar os laços entre os membros das corporações existentes em Alagoas.

Durante os quatro dias de competição, os atletas vão disputar medalhas nas seguintes modalidades: vôlei, futsal, atletismo, futebol de campo, natação, handebol, surfe, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquete, judô e jiu-jitsu.

Na primeira edição, realizada em fevereiro de 2009, a GMM teve equipes se destacando em diversas modalidades. Além de conseguir várias medalhas, a corporação sagrou-se campeã no atletismo nas categorias 5 mil metros (feminino), 1,5 mil metros (masculino), 800 metros (masculino), salto em distância (feminino), entre outras.

Um dos principais destaques da delegação da Guarda foi o judoca Iran Cândido, 1º lugar na categoria leve e atual campeão sul-americano na mesma prova.

SP-LADRÕES FUZILAM VIATURAS E DEIXAM PM E GM FERIDOS. FOTOS

Clique para ver mais imagens
Bandidos possivelmente especializados em roubo de carga balearam um guarda municipal e um policial militar e ainda danificaram, também a tiros, duas viaturas, de ambas as corporações, com disparos de armas do tipo fuzil, submetralhadora de calibre 9 milímetros e de cartucheira de calibre 12 ontem de madrugada em Sumaré. O guarda Anilson Ribeiro da Silva, de 33 anos, foi baleado nas pernas e soldado da Polícia Militar Artur Manfrim, de 29, foi atingido no pescoço. Os dois não correram risco de morte. Os criminosos conseguiram fugir em um Corolla prata que foi abandonado no Jardim Itatinga, em Campinas

MG-Prefeitura abrirá 65 vagas para concurso da Guarda Municipal

Inscrições para o concurso da Prefeitura terminaram ontem, mas ainda não há levantamento sobre o número final de candidatos. Último relatório fechado na quinta-feira apontava 2.140 pré-inscrições. A validação do cadastro será feita somente mediante pagamento da taxa.

A aplicação das provas está marcada para o dia 11 de abril. Entretanto, o presidente da Comissão de Concurso, Romes Belchior Júnior, informa que o local ainda não está definido. Segundo ele, é necessário ter o número total de candidatos, incluindo os 9.000 inscritos no ano passado, para escolher o lugar de realização do exame.

Quanto à tabela de salários desatualizada, Romes explica que os valores serão revisados com reajuste de 5,7% do ano passado e mais 10% anunciado este ano. “Assim que a lei for aprovada na Câmara, vou publicar novas tabelas do concurso”, destaca.

Em paralelo, outros dois concursos já estão em desenvolvimento. Vencedora da licitação para organizar o concurso da Guarda Municipal, a Fundação Guimarães Rosa deverá trabalhar no edital a partir de agora. A expectativa é iniciar inscrições em abril. Romes conta que mais vagas serão oferecidas. O número subiu de 40 para 65.

A seleção será em duas fases. Na primeira, os candidatos passarão por prova objetiva, teste físico e psicológico e exame médico. Em seguida, os aprovados terão curso de formação profissional com duração de três meses. Nesse período, será pago ajuda de custo, porém o valor ainda não foi acertado. A PMU prepara ainda concurso para preenchimento de quadro no Desenvolvimento Social e Saúde. São cerca de 1.000 vagas.

ES-Segue impasse entre Guarda Municipal e Prefeitura de Vitória

Homens da Guarda Municipal de Vitória trabalhando com armas de fogo. - Editoria: Cidades - Foto: Carlos Alberto da Silva - GZ
Com uma semana completa nesta sexta-feira (19), a greve dos agentes de trânsito e de segurança comunitária da Guarda Municipal de Vitória continua sem previsão de término na capital capixaba. Na manhã desta sexta-feira uma nova assembleia da categoria avaliou a paralisação como positiva e decidiu continuar o movimento, com a alegação de que a Prefeitura de Vitória não apresentou nenhuma proposta durante os dias em que a guarda trabalhou apenas com 30% do efetivo nas ruas. Por outro lado, também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Vitória deu entrada com uma ação declaratória no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, pedindo o reconhecimento de ilegalidade da greve da categoria. Em Vitória, enquanto alguns moradores e comerciantes sentem falta do trabalho da guarda nos bairros, outros nem mesmo perceberam que a categoria está em greve e que há uma semana somente 30% do efetivo está nas ruas. Veja no vídeo ao lado as opiniões da população de Vitória sobre a greve da Guarda Municipal. Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Guardas Municipais do Espírito Santo (Sigmates), Fabrício Celeste, a assembleia dos guardas municipais serviu para fazer um balanço semanal do movimento e discutir a falta de propostas da prefeitura. O diretor jurídico do sindicato disse ainda que a entidade não foi notificada sobre a ação declaratória contra a greve. "Não fomos comunicados pela prefeitura e nem notificados por nenhum oficial de Justiça até o momento. Na assembleia de hoje a gente decidiu que vai continuar tudo como está, sem previsão, até porque não foi feito nenhum tipo de chamado da Prefeitura de Vitória para atender às reivindicações da nossa greve", explicou. Justiça A ação declaratória pedindo a ilegalidade da greve da Guarda Municipal foi protocolada no Tribunal de Justiça na tarde desta sexta-feira, em nome da Procuradoria Geral de Vitória e contra o Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi) e o Sindicato dos Agentes de Trânsito e Guardas Municipais do Espírito Santo (Sigmates). A ação ainda não tem previsão de quando será julgada no Pleno. O secretário de segurança urbana da capital, João José Sana, espera o fim da paralisação o mais rápido possível e classifica a greve como um prejuízo ao funcionamento da cidade. "Estamos aguardando os desdobramentos da ação no Tribunal de Justiça. Naturalmente, se há ausência de trabalho deles neste momento de fim do Carnaval e com as obras pela cidade. O trabalho deles é relevante e essencial. Então a ausência deles causa um prejuízo ao bom funcionamento da cidade", estabeleceu.

SP-Casal é esfaqueado em Valinhos, SP, e mulher acusa sobrinho

SÃO PAULO - A polícia encontrou o corpo de um homem no porta-malas de um carro e sua mulher gravemente ferida, no mesmo veículo, que foi deixado na Avenida John Boyd Dunlop, uma das mais movimentadas de Campinas, a 100 km da capital paulista, na manhã deste sábado.

O carro, que estava com o pisca-alerta ligado, foi encontrado por um funcionário público, que acionou o Samu e a Guarda Municipal. Segundo o guarda municipal Lucélio Palmeira, a mulher teria pedido para socorrer uma pessoa que estava no porta-malas e disse que um sobrinho estaria envolvido no crime. Ela foi levada para o Hospital Celso Pierro, em estado grave.

As duas vítimas foram esfaqueadas durante a madrugada em Valinhos, onde moravam. Segundo o GM Palmeira, os criminosos devem ter tirado o casal da casa onde moravam, já que os dois usavam pijamas, e ficaram rodando com o veículo até que acabou o combustível. No veículo foram encontradas uma pá e uma enxada, que talvez fossem usadas para enterrar os corpos.

O crime ainda vai ser investigado, mas a suspeita é que tenha sido motivado por uma briga de família.

Na casa do casal, em Valinhos, a Guarda Municipal encontrou uma criança de quatro anos, que estava dormindo em um dos quartos. O menino tinha marcas de sangue na roupa, mas não estava ferido, e foi levado para casa de um parente da família.

Segundo a polícia, há informações de que um adolescente de 14 anos também morava com o casal, mas ele está desaparecido.

RJ-Guarda Municipal registrou 214 ocorrências durante no Carnaval 2010

Rio - A Operação Carnaval 2010 da Guarda Municipal do Rio registrou um aumento no número de ocorrências relacionadas ao patrulhamento em geral (como apreensão de mercadorias, crianças perdidas, atendimento a turistas, entre outros) e crescimento também no número de veículos infracionados em relação ao Carnaval do ano passado. Para a apuração do Grupo Especial nesta quarta-feira, no Sambódromo, serão empregados 73 guardas municipais. PATRULHAMENTO O Centro de Operações do Carnaval (Copcar) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro registrou 214 ocorrências durante o Carnaval em toda a cidade. Nos anos anteriores, a GM-Rio registrou 108 ocorrências (2009), 79 ocorrências (2008), 94 ocorrências (2007), 97 (2006), 214 (2005), 154 (2004), 406 (2003), 281 (2002) e 323 (2001). GM-RIO NO CARNAVAL A GM-Rio empregou 1.423 GMs/dia durante o Carnaval com uma média de 776 no entorno do Sambódromo (450 no patrulhamento em geral e 326 nas ações de trânsito), 50 guardas nos desfiles da Intendente Magalhães e 417 apoiando os principais blocos carnavalescos. Além dos pontos de folia, a GM-Rio atuou também com mais 1.200 guardas municipais cuidando das atividades de rotina nos mais diversos bairros da cidade, atuando no patrulhamento de praias, praças, trânsito e pontos turísticos, como Corcovado, aeroportos, Píer Mauá e Floresta da Tijuca. TRÂNSITO Foram notificadas 3.629 infrações das 12h de sexta-feira às 6h desta quarta, – um aumento de 49,6% no número de multas em relação a 2009, quando foram registradas 2.425 multas. Já em relação ao número de veículos rebocados pela GM-Rio neste Carnaval houve uma redução, uma vez que 234 veículos foram rebocados. Em 2009, foram 289 veículos rebocados. APURAÇÃO A GM-Rio iniciou às 13h30m desta quarta o patrulhamento no entorno do Sambódromo e nas proximidades da Central do Brasil para a apuração das escolas de samba. Ao todo estão sendo empregados 73 guardas, sendo 52 para o ordenamento do trânsito e 21 nas ações de controle urbano e atendimento ao público em geral.

RJ-Guarda Municipal atuará com 308 GMs em dois eventos esportivos no domingo

Rio - A Guarda Municipal do Rio atuará com 308 guardas (sendo 43 de trânsito) nos dois eventos esportivos que acontecem na cidade no domingo. Os eventos são: Corrida da Paz na orla de Copacabana e a final da Taça Guanabara no Maracanã. O efetivo seráempregado em ações de controle urbano, ordenamento de trânsito, fiscalização de posturas municipais e atendimento do público em geral. Corrida da Paz Neste evento, a Guarda Municipal vai atuar com um efetivo de 31 GMs (18 deles no ordenamento do trânsito) a partir das 7h. A corrida acontece a partir das 9h, com largada na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme. Vasco e Botafogo (Campeonato Carioca) A Guarda Municipal atuará com 277 guardas (24 de trânsito) na partida entre Vasco e Botafogo, que acontece às 17h deste domingo, no Maracanã. O patrulhamento começa a partir das 14h com ações de controle urbano, ordenamento do trânsito, fiscalização de posturas municipais e atendimento ao público em geral. Para garantir ainda mais asegurança dos torcedores, a GM-Rio manterá nove GMs acompanhados de pastores alemães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG), concentrados em pontos estratégicos de acesso ao Maracanã.

MG-Adolescente é apreendida com pasta base de crack na rodoviária de BH

BELO HORIZONTE - Uma adolescente de 15 anos foi apreendida com cerca de dois quilos de pasta base de crack, na rodoviária de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, a jovem foi abordada pelos Guardas Municipais, que suspeitaram do comportamento dela.

Segundo a Guarda Municipal, a droga estava dentro de duas caixas e duas sacolas, que a adolescente disse que eram um presente para o tio, em Itabirito, Minas Gerais. A ocorrência ainda está em andamento, mas a jovem deve ser encaminhada para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA)

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!