Cadastre seu Email

terça-feira, 18 de março de 2014

GO: bandidos usam fardas da PM e da Guarda Municipal para assaltar

Bom Dia Brasil descobriu que o uniforme é vendido livremente no estado.
Polícia desconhece qualquer sumiço ou roubo recente de uniforme.

Em Goiás, vítimas de roubo estão sendo surpreendidas por bandidos disfarçados de policiais e guardas municipais. O Bom Dia Brasil descobriu que o uniforme de PM é vendido livremente no estado.
Os dois homens, vestidos como guardas municipais, pediram para usar o banheiro. Dentro do prédio, surpreenderam os guardas da prefeitura de Aparecida de Goiânia. Depois, com o rosto já encoberto, um dos assaltantes pichou a câmera de segurança, para esconder a ação. O caixa eletrônico foi explodido e o dinheiro, roubado.
Os guardas que estavam de serviço vão ser investigados. “Caso seja identificado alguma situação de participação, ambos serão responsabilizados”, afirma o coordenador da Guarda Municipal Antonimar Alves.
Em Goiânia, dois homens com farda e acessórios completos da Polícia Militar invadiram e roubaram uma casa. O casal de moradores acordou confuso, sem saber se eram policiais ou assaltantes. “Eu perguntei: ‘Quem é?’. Falaram: ‘É polícia, é polícia. Fiquem quietos. É polícia. Se olhar eu mato’”, conta uma das vítimas.
Os suspeitos ainda não foram identificados. “A Polícia Militar é a maior interessada em elucidar essa situação”, afirma o porta-voz da PM Divino Alves.
Por enquanto, o modo como os bandidos tiveram acesso às fardas, e se elas são verdadeiras, é um mistério. A polícia desconhece qualquer sumiço ou roubo recente de uniforme.
Com uma câmera escondida, uma produtora esteve em cinco lojas especializadas em fardas e conseguiu fazer uma encomenda, sem ter que comprovar que é policial.
Produtora: Eu preciso trazer alguma coisa para pegar?
Vendedora: Não.
Produtora: Um documento?
Vendedora: Não precisa de nenhum documento. Só pega o uniforme.
“A venda do fardamento deve acontecer somente com a identificação funcional”, afirma o porta-voz da PM.
A PM de Goiás disse que a loja não chegou a cometer irregularidade porque a produtora da TV Anhanguera não concluiu a compra do uniforme. A PM disse que vai reforçar a fiscalização desse tipo de comércio.
Existe uma lei de 2012, que exige a apresentação de identificação para a compra de fardas, mas como falta regulamentação, não há punição para este crime.
tópicos:

Guarda Municipal não pode mudar TAC para demitir empregados RJ

Guarda Municipal não pode mudar TAC para demitir empregados


O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) representa um ato jurídico perfeito e não pode ser alterado por apenas uma das partes. Essa foi a tese da 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho para negar recurso da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que pretendia  dispensar empregados públicos sem justa causa. Por unanimidade, o colegiado apontou que a entidade tem a obrigação de motivar os atos de rescisão após ter firmado ajuste com o Ministério Público do Trabalho, e 2003.
A Guarda Municipal do RJ havia recorrido contra decisões de primeira e segunda instâncias que já determinavam a apresentação de justificativas em demissões. Alegou que, na condição de empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, não deveria cumprir a medida, já que seus empregados não se enquadram no regime de servidores estatuários e, portanto, não são detentores de estabilidade constitucional.
A ministra Delaíde Miranda Arantes, relatora do processo, considerou todos os argumentos irrelevantes, por avaliar que o principal fato nesse caso é a existência do TAC, "que, por si só, torna plenamente exigível a obrigação de motivação do ato rescisório". Mesmo assim, ela disse que o Supremo Tribunal Federal já se posicionou sobre a necessidade de que empresas públicas e sociedades de economia mista que prestam serviços públicos apresentem os motivos de dispensa (RE 589.998). Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Guarda Municipal de Fortaleza se algema ao portão do Paço

Segundo o sindicato da categoria, o homem tem problemas psicológicos e a ação não faz parte de um protesto da Guarda Municipal
Um guarda municipal de Fortaleza se algemouao portão do Paço Municipal, no Centro, na manhã desta quinta-feira, 13. Segundo o sindicato dos Guardas Municipais de Fortaleza (Sindiguardas), o homem tem problemas psicológicos e a ação não faz parte de um protesto da categoria.

Os próprios guardas do Paço abriram as algemas e retiraram o homem do local, por volta de 9 horas. Ele ainda chegou a reagir, mas foi contido pelos guardas. O homem reclamava de duas faltas que teria recebido no trabalho. 

De acordo com o Sindiguardas, o agente foi encaminhado ao 34º Distrito Policial (DP), no Centro. Até o momento a ocorrência ainda não chegou à delegacia, conforme apurou a reportagem do O POVO Online.

Câmara aprova proposta para armar a Guarda Municipal

Medida amplia atribuições: guardas deverão estar armados e uniformizados


1 / 1
Na sessão da última quinta-feira (6) os vereadores aprovaram, em segundo turno, proposta de emenda à Lei Orgânica do Município feita inicialmente pelos vereadores Luciano Brito (PSB) e tenente Edson Luiz (PMN), ambos da Comissão de Segurança, e assinada por vários vereadores, que amplia as atribuições da Guarda Municipal.

Pelo projeto, a Guarda Municipal terá caráter eminentemente preventivo, e os guardas municipais deverão estar armados e uniformizados. A medida autoriza o Município a celebrar convênios com o Estado e a União e determina ainda que os guardas municipais desempenhem "suas funções após treinamento, que inclua conhecimentos básicos de psicologia, sociologia e direitos humanos”. Eles irão utilizar as armas apenas após o treinamento adequado e aprovação em avaliação técnica e psicológica.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Maringá
11/03/2014 08h41 - Atualizado em 11/03/2014 11h53

'Não existe rivalidade', diz guarda que concorre à mais bonita do país

Candidatos do Sul de Minas falam de importância do concurso para GM.
Ganhador do ano passado, de Boa Esperança, entrega prêmio neste ano.

Samantha SilvaDo G1 Sul de Minas
26 comentários
Com mais de 2,9 mil votos, Leonara Naves, de Três Pontas (MG), é uma das mulheres que disputam o título de guarda municipal mais bonita do Brasil. Do outro lado está Elivélson Soares, de Santa Rita do Sapucaí (MG), que disputa o título na categoria masculina. Eles e ao menos outros três sul mineiros participam da competição criada no ano passado para divulgar o trabalho dos agentes municipais. Longe de ser um concurso que só premia a beleza, para os participantes, mais importante que ganhar é unir a categoria.
Leonara Naves concorre como guarda municipal mais bonita do país (Foto: Leonara Naves / Arquivo pessoal)Leonara Naves concorre como guarda municipal mais bonita do país (Foto: Leonara Naves / Arquivo pessoal)
‘Não existe rivalidade’
“Gosto de participar de tudo o que promove e potencializa as ações das Guardas Municipais”, diz Leonara Naves ao explicar porque decidiu entrar para a competição. Aos 37 anos, solteira, porém comprometida, ela participa pela primeira vez do concurso e diz que se sentiu incentivada pela crença de que faria parte de um espaço de confraternização entre as guardas municipais.
'Não existe rivalidade entre nós', diz candidata a guarda mais bonita (Foto: Leonara Naves / Arquivo pessoal)'Não existe rivalidade entre nós', diz candidata a
guarda municipal mais bonita do país
(Foto: Leonara Naves / Arquivo pessoal)
“Não existe entre nós nenhuma rivalidade, nós votamos umas nas outras, torcemos umas pelas outras, pois os nossos objetivos são maiores e são comuns”, afirma Leonara, que na última contagem parcial estava entre as 10 mulheres mais votadas do país. “Estar entre as 10 mais bonitas do Brasil me deixa realmente lisonjeada, pois as concorrentes são lindíssimas”, declara.
Trabalhando há oito anos na Guarda Municipal de Três Pontas, Leonara vê sua função como de grande importância para a sociedade e se orgulha de participar de algo que divulgue a instituição. “[A GM] protege os patrimônios materiais e imateriais de uma cidade e traz informações para melhorar a vida em sociedade, quer seja de forma educativa ou preventiva. A Guarda Municipal está sempre próxima da população.”
Mas voltando ao concurso de beleza, a guarda municipal agradece todo mundo, da família aos companheiros de trabalho, que acreditam que ela possa ser uma boa representante de Minas Gerais. “A cada voto conquistado, eu é que me torno fã desses parceiros incríveis que estou descobrindo.”
‘Entrei para conhecer realidades’
Também pela primeira vez no concurso, Elivélson Soares, de Santa Rita do Sapucaí, diz que entrou simplesmente para ajudar na divulgação do concurso e fazer contato com lideranças de outros locais do Brasil, além de trocar informações e conhecer realidades e dificuldades de outras regiões. “Minha intenção era conseguir 50 curtidas em minha foto, porém já passaram das 200”, conta.
Elivélson Soares concorre na categoria masculina do concurso (Foto: Elivélson Soares / Arquivo pessoal)Elivélson concorre na categoria masculina do
concurso (Foto: Elivélson Soares / Arquivo pessoal)
Com 35 anos e solteiro, Soares faz pós-graduação em gestão em segurança pública, e como Leonara, acredita que muita gente não percebe a importância da Guarda Municipal para a sociedade. “São eles que conversam com o cidadão, conhecem a realidade de cada bairro, sabem os locais onde são mais necessárias intervenções do poder público no sentido de minimizar ou extinguir ações delituosas, ou vulnerabilidades que tiram a paz do cidadão de bem”, explica.
Natural de Pouso Alegre (MG), Soares já trabalha há sete anos como guarda municipal e já teve a  escolha de sair desta função quando passou no concurso do Estado de Minas Gerais para dar aulas de educação física escolar, mas resolveu ficar. “Acredito que devemos fazer aquilo que gostamos, e da melhor maneira possível, o que não seria possível se eu desempenhasse duas funções distintas”, conta.
Apesar de estar participando de um concurso de beleza, Soares afirma que a popularidade cresce mais na rede que em número de fãs. “O que cresce muito é o número de pedidos de amizade nas redes sociais”, brinca.
‘Fui o primeiro da história’
Bruno Ricelli, guarda municipal em Boa Esperança (MG), foi eleito o guarda mais bonito em 2013. Ganhador do primeiro concurso realizado no país, Ricelli agora irá entregar o prêmio para os novos candidatos que irão arrebatar a posição neste ano. “Será uma honra entregar o título para o próximo ganhador e ganhadora, pois eu fui o primeiro da história”, disse.
Bruno Ricelli recebe prêmio de guarda mais bonito do Brasil em 2013 (Foto: Bruno Ricelli / Arquivo pessoal)Bruno Ricelli recebe prêmio de guarda mais bonito do Brasil em 2013 (Foto: Bruno Ricelli / Arquivo pessoal)
Ricelli se classificou para a segunda etapa do concurso em 2013 com mais de 4 mil votos. “Na segunda etapa tive seis votos de sete jurados”, conta. O guarda foi receber o prêmio em Sapucaia do Sul (RS), na Câmara de Vereadores, no dia 30 de agosto e conta emocionado ao se lembrar do momento. “Fui muito homenageado. Foi muito bom, me senti um herói de guerra. No momento que eu ergui o troféu, passou um filme de toda a minha vida na minha mente.”
Ricelli acabou se tornando celebridade na cidade após ganhar concurso (Foto: Bruno Ricelli/Arquivo Pessoal)Ricelli em foto para concurso no ano passado
(Foto: Bruno Ricelli/Arquivo Pessoal)
O GM também acredita que o concurso serve principalmente para divulgar a importância do guarda municipal nas ruas, mas ao contrário dos atuais concorrentes, Ricelli afirma que coleciona muitos fãs após a participação. “As fãs, sempre tem, e eu adoro. Me param na rua e pedem pra tirar foto. É muito legal.”
Concurso
De acordo com a organizadora do concurso, Inez Basso, a edição deste ano recebeu cerca de 200 inscrições, menos participantes que no ano passado. “Um dos motivos é que muitos dos meus amigos e amigas convidadas resolveram não participar devido ao excesso de comentários que produz ciúmes de companheiros”, explica Inez.
Do Sul de Minas, além dos concorrentes acima, há participantes de Pouso Alegre (MG), Itajubá (MG) e Varginha (MG), de acordo com a organizadora do concurso. A votação até esta terça-feira (11) irá definir 10 finalistas masculinos e femininos que tiveram fotos mais curtidas na página do concurso na rede social. Após isso, o grupo será entrevistado por 21 jurados de 17 estados, que irão anunciar o guarda e a guarda mais bonitos do país no dia 26 de março.

Para combater tráfico entre SP e MG, São Sebastião do Paraíso ganha Aisp



Área Integrada de Segurança Pública integra policias e Guarda Municipal.
Objetivo é aumentar a segurança no trecho conhecido como 'rota caipira'.

Do G1 Sul de Minas
Comente agora
Com o objetivo de combater o crime e o tráfico de drogas na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, foi inaugurada nesta segunda-feira (10) a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) em São Sebastião do paraíso (MG). O projeto visa integrar as policias e até a Guarda Municipal para aumentar a segurança no trecho conhecido como “rota caipira”.
Participaram da cerimônia de inauguração autoridades da área de segurança e política da região e de Minas Gerais, como o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz. A proximidade de São Sebastião do paraíso com municípios do Estado de São Paulo foi um dos principais motivos para que a unidade fosse construída na cidade. No prédio vão trabalhar cinco policiais militares, dois guardas municipais, um investigador de policia, um escrivão e um delegado.
Além de abrigar os representantes desses órgãos de segurança, a unidade também ficará aberta para a população. Os moradores poderão registrar reclamações, boletins de ocorrência e fazer qualquer serviço, seja da policia Civil, Militar ou Guarda Municipal, com a praticidade de fazer tudo no mesmo local.
Área Integrada de Segurança Pública foi criada em São Sebastião do Paraíso (Foto: Luciano Tolentino / EPTV)Área Integrada de Segurança Pública foi criada em São Sebastião do Paraíso (Foto: Luciano Tolentino / EPTV)

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!