segunda-feira, 26 de novembro de 2012

22/11/2012 11:45

Onda de poss�veis ataques em MS tamb�m deixa guardas municipais em alerta

Aumentar texto Diminuir texto
Graziela Rezende

Por ter o fardamento de cor azul, assim como da PM (Pol�cia Militar), os guardas municipais de Campo Grande tamb�m est�o em alerta com rela��o a poss�veis ataques de fac��es criminosas no Estado.
�O cuidado acontece principalmente por conta de mortes de homens da categoria em S�o Paulo e em Santa Catarina, sendo que a �confus�o das fardas� pode ser um dos motivos do ataque e eles se dizem sem armas e equipamentos necess�rios.
�Estamos recomendando aos colegas que circulam nos coletivos e tamb�m andam de motos para n�o sair mais de casa fardado e sim colocar o uniforme no trabalho. � uma preven��o a mais�, fala um guarda municipal que monitora o lix�o em Campo Grande.
Assim como ele, o guarda afirma que �ainda n�o h� nada de concreto, nem informado pelo comandante, mas as suspeitas j� deixam a corpora��o em alerta�. �N�o nos custa nada manter a cautela. Somos pais de fam�lia e a nossa �nica prote��o � o porrete�, afirma o guarda.
Amplia��o de poderes
Com a nova lei que amplia os poderes da categoria, representada atualmente por 1,3 mil guardas no Estado, os guardas agora podem realizar abordagens em suspeitos, sem que para isso estejam diante de uma situa��o de flagrante.
�Agora, com suspeita fundada, podemos revistar qualquer pessoa. Antes, quando prend�amos um suspeito, o advogado dele ia para a delegacia e falava sempre que a guarda n�o tinha esse poder. Agora isso acabou, bem como o costume de vermos usu�rios na regi�o central, por exemplo, e n�o termos o direito de fazer algo�, comenta o guarda que tamb�m atua no lix�o.
A modifica��o consta no artigo 81, da Lei Org�nica do munic�pio, ampliando a �rea de atua��o dos guardas municipais. Com a mudan�a, eles v�o passar a cuidar e proteger tamb�m a integridade f�sica da popula��o campo-grandense.
Na ocasi�o da mudan�a, em 25 de outubro deste ano, a categoria disse que a �pr�xima luta seria o reajuste salarial�, al�m de aguardar as armas cedidas pela prefeitura.
Interior
Ao que parece, a situa��o no interior do Estado � a mesma. Ao Midiamax, o presidente da associa��o de Cabos e Soldados de Dourados, Aparecido Lima, disse que a PM do munic�pio est� com baixo efetivo e �em alerta m�xima em fun��o dos ataques da organiza��o criminosa que supostamente chegaram ao Estado�.
Segundo Lima, os policiais da cidade receberam fotos do comando da PM, com a imagem de cerca de cinco dos integrantes da fac��o, que sairam ou fugiram de pres�dios e, mesmo do semi-aberto, poderiam realizar um ataque surpresa.
Al�m disso, o cabo diz a abordagem a suspeitos n�o mais est� sendo realizada com apenas uma viatura. "Sempre pedimos refor�o, e fazemos a abordagem com mais cautela, duas ou tr�s viaturas em lugar de risco", ressaltou o presidente da ACS.
Preocupados com o refor�o, os policiais disseram que o efetivo est� escasso principalmente porque �n�o h� novos concursos e a aposentadoria dos servidores n�o � reposta por novos profissionais�.
Denilson Secreta

PM, Polícia Civil e Guarda Municipal garantem a ordem no fim das aulas em Toledo
   23/11/2012 - 16:01:14
Fonte: Radarbo/ Édio Rossetto   


No início da noite de ontem, por requisição do Ministério Público, através do Oficio 18/2012, foi realizada uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Toledo, com o intuito de evitar perturbação da tranqüilidade, bem como a manutenção da ordem pública, durante encerramento do ano letivo dos alunos da faculdade Unipar, em Toledo, que tradicionalmente reúnem-se na Avenida Parigot de Souza, nas proximidades do estabelecimento, para comemorar o fechamento do ano letivo.

A presença da polícia no local, deu-se em função de que no ano passado houveram muitos abusos e a avenida ficou interditada, gerando muitas reclamações de moradores. No início, segundo a polícia, transcorreu tudo dentro do esperado, entretanto por volta das 21h00min, vários estudantes e participantes que consumiam bebidas alcoólicas, começaram a promover badernas, obstruindo o fluxo de veículos, apitaço e lançamento de garrafas e gelo para o alto.

As equipes policiais realizaram diversas orientações, no sentido de coibir tais práticas, no entanto, algumas pessoas que participavam do evento, obstruíram totalmente a Rua Guaíra, bem como começaram a lançar fogos de artifícios em direção a algumas residências e participantes da festa.

Em determinado momento, começou uma confusão generalizada, dando início a uma briga entre alguns elementos e diante dos fatos, com a intenção de evitar um mal maior, foi necessário o emprego imediato da força policial, sendo feito o encaminhamento à 20ª SDP, de alguns envolvidos na confusão, para poder restaurar a tranqüilidade e a ordem pública, sendo confeccionado o Termo Circunstanciado na Delegacia de Polícia Civil.


Novo Hamburgo - 23/11/2012 17h12
Atualizado em 23/11/2012 17h39

Novos guardas municipais recebem capacitação de armamento e tiro

O curso, que tem duração de 60 horas, é a última etapa da qualificação dos profissionais


COMPARTILHE:  4  7 Orkut0
 

Da Redação

Foto: Carol Santos/PMNH
Guardas treinam a pontaria na sede do Grêmio Atiradores
Guardas treinam a pontaria na sede do Grêmio Atiradores

Novo Hamburgo  - O curso de aperfeiçoamento e qualificação de 17 novos Guardas Municipais de Novo Hamburgo continua em andamento. Desde segunda-feira o grupo recebe as aulas práticas Armamento e Tiro na sede do Grêmio Atiradores. O curso, que tem duração de 60 horas, sendo 21 horas de aulas teóricas e 39 horas de prática, é a última etapa da qualificação dos profissionais.
O aluno Paulo Ricardo de Souza, que já tem experiência com armamento, por conta dos seus oito anos no exército e mais dois anos como vigia, acha importante o treinamento que está recebendo. “Ao terminarmos o curso estaremos mais bem preparados para atuar nas ruas. Mesmo eu tendo uma experiência com arma, estou aprendendo coisas que não sabia”, contou.
O instrutor, o policial Fábio Maciel Rocha, aprendeu o sistema de aulas aplicadas aos novos guardas em treinamentos nos Estados Unidos e em Israel. A aula consiste em dividir a turma em grupos de no máximo cinco pessoas, assim cada aluno consegue receber atenção especial. Antigamente o curso era dado a 20 pessoas ao mesmo tempo, sendo mais difícil o atendimento personalizado. “O curso prático de tiro é de grande importância, principalmente quando temos um bom material. A Guarda Municipal está nos fornecendo um dos melhores materiais, tanto no que diz respeito a armamento, como também munição, com isso conseguimos melhores resultados”, diz.
O curso é dividido em três etapas: Básico 1: são 40 disparos de treino e 40 de prova; Básico 2: 60 disparos de treino e 40 de prova; Avançado: 100 disparos de treino e 40 de prova. A prova final acontecerá na terça-feira, dia 27 de novembro. Para ser aprovado, o aluno precisa acertar 70% dos 40 disparos da prova.
Novo concurso público
Estão abertas desde o dia 22 de novembro as inscrições para novo concurso para Guardas Municipais em Novo Hamburgo. O edital está disponível no endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos e as inscrições devem ser realizadas no mesmo site até o dia 26 de dezembro. O concurso acontece sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação La Salle e disponibilizará 20 vagas. A prova objetiva deve ser aplicada no dia 20 de janeiro de 2013.
Para concorrer às vagas do cargo de Guarda Municipal, é necessário nível escolar médio. A remuneração básica é de R$ 1.165,28, com adição de 40% de risco de vida, para uma carga semanal de 40 horas. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e, além da prova objetiva, haverá a de aptidão física.

{titulo}

{chamada}

{outra_fonte}
Após reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira, 23, no quartel do Comando do Policiamento da Capital (CPC), para definir as ações e estratégias na final do Campeonato Brasileiro Série B, que acontecerá amanhã, 24, entre as equipes do Goiás e Joinville, no Estádio Serra Dourada, ficou definido que haverá o apoio da Guarda Municipal (GM), em parceria com a Polícia Militar (PM), Ministério Público (MP), Juizado da Infância e Juventude, RMTC e órgãos ligados à segurança pública, na final.

A Guarda Municipal irá reforçar policiamento para o jogo entre Goiás e Joinville pelo Campeonato Brasileiro Série B neste sábado. A ação foi definida após reunião no quartel do Comando do Policiamento da Capital, para definir as ações e estratégias  de segurança pública para a Capital.

Para o comandante do efetivo da GM na operação, Inspetor Carlos Antônio Gomes, essa parceria é fruto de um trabalho constante que vem dando certo nos últimos anos. "Para isso, disponibilizamos um efetivo maior em prol do bem-estar da população e dos torcedores, trazendo, com isso, a cultura da paz nos estádios", enfatizou.

Seguindo um planejamento estratégico, o serviço será iniciado às 13h e finalizado às 22h. Ao todo, serão disponibilizados 60 agentes de segurança dos grupamentos GPC, GARRA E DGA, que contarão com dez viaturas, cinco motos e um micro-ônibus, além de rádios comunicadores.

"Apesar de no último jogo do campeonato, que ocorreu no Estádio Serra Dourada, não ter havido ocorrência relevante, achamos melhor compor uma rede de forças da segurança pública para coibir qualquer tipo de violência e o apoio da Guarda Municipal de Goiânia, em pontos estratégicos, é muito importante", disse o comandante do Policiamento da Capital, Tenente Coronel Márcio Queiroz.

Para a GM, haverá apoio em locais em que for predestinada a ação de prevenção ao conflito, evitando depredação do patrimônio público e a segurança dos frequentadores dos locais públicos, como os parques Flamboyant e o Vaca Brava, a Praça do Cruzeiro e do Trabalhador e as Unidades de Saúde. Este apoio se dará de forma preventiva aos torcedores, no final dos jogos, como vem sendo feito na saída do estádio.

Histórico
Na final do Campeonato Goiano do ano passado, entre os times do Goiás e Vila Nova, a equipe da GM encontrou, após uma minuciosa varredura, mais de 30 garrafas de vidro e cinco barras de ferro, em meios os arbustos da Praça do Cruzeiro. Já nas imediações do Estádio Serra Dourada foram encontrados blocos de concretos e estacas de madeira com pregos. Todo esse material foi levado à delegacia do bairro.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!