segunda-feira, 26 de novembro de 2012

22/11/2012 11:45

Onda de poss�veis ataques em MS tamb�m deixa guardas municipais em alerta

Aumentar texto Diminuir texto
Graziela Rezende

Por ter o fardamento de cor azul, assim como da PM (Pol�cia Militar), os guardas municipais de Campo Grande tamb�m est�o em alerta com rela��o a poss�veis ataques de fac��es criminosas no Estado.
�O cuidado acontece principalmente por conta de mortes de homens da categoria em S�o Paulo e em Santa Catarina, sendo que a �confus�o das fardas� pode ser um dos motivos do ataque e eles se dizem sem armas e equipamentos necess�rios.
�Estamos recomendando aos colegas que circulam nos coletivos e tamb�m andam de motos para n�o sair mais de casa fardado e sim colocar o uniforme no trabalho. � uma preven��o a mais�, fala um guarda municipal que monitora o lix�o em Campo Grande.
Assim como ele, o guarda afirma que �ainda n�o h� nada de concreto, nem informado pelo comandante, mas as suspeitas j� deixam a corpora��o em alerta�. �N�o nos custa nada manter a cautela. Somos pais de fam�lia e a nossa �nica prote��o � o porrete�, afirma o guarda.
Amplia��o de poderes
Com a nova lei que amplia os poderes da categoria, representada atualmente por 1,3 mil guardas no Estado, os guardas agora podem realizar abordagens em suspeitos, sem que para isso estejam diante de uma situa��o de flagrante.
�Agora, com suspeita fundada, podemos revistar qualquer pessoa. Antes, quando prend�amos um suspeito, o advogado dele ia para a delegacia e falava sempre que a guarda n�o tinha esse poder. Agora isso acabou, bem como o costume de vermos usu�rios na regi�o central, por exemplo, e n�o termos o direito de fazer algo�, comenta o guarda que tamb�m atua no lix�o.
A modifica��o consta no artigo 81, da Lei Org�nica do munic�pio, ampliando a �rea de atua��o dos guardas municipais. Com a mudan�a, eles v�o passar a cuidar e proteger tamb�m a integridade f�sica da popula��o campo-grandense.
Na ocasi�o da mudan�a, em 25 de outubro deste ano, a categoria disse que a �pr�xima luta seria o reajuste salarial�, al�m de aguardar as armas cedidas pela prefeitura.
Interior
Ao que parece, a situa��o no interior do Estado � a mesma. Ao Midiamax, o presidente da associa��o de Cabos e Soldados de Dourados, Aparecido Lima, disse que a PM do munic�pio est� com baixo efetivo e �em alerta m�xima em fun��o dos ataques da organiza��o criminosa que supostamente chegaram ao Estado�.
Segundo Lima, os policiais da cidade receberam fotos do comando da PM, com a imagem de cerca de cinco dos integrantes da fac��o, que sairam ou fugiram de pres�dios e, mesmo do semi-aberto, poderiam realizar um ataque surpresa.
Al�m disso, o cabo diz a abordagem a suspeitos n�o mais est� sendo realizada com apenas uma viatura. "Sempre pedimos refor�o, e fazemos a abordagem com mais cautela, duas ou tr�s viaturas em lugar de risco", ressaltou o presidente da ACS.
Preocupados com o refor�o, os policiais disseram que o efetivo est� escasso principalmente porque �n�o h� novos concursos e a aposentadoria dos servidores n�o � reposta por novos profissionais�.
Denilson Secreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!