29/02/2016 - 21h50
Segurança PúblicaGuardas municipais iniciam formação em Teresina
A função da Guarda Municipal é garantir a proteção ao patrimônio público.
RAYANE TRAJANO, DO GP1
Atualizada em 29/02/2016 - 21h52
O curso de formação dos guardas municipais de Teresina teve início nesta segunda-feira (29). As aulas acontecem na Academia de Policia Civil (Acadepol), através de parceria firmada entre Governo do Estado e Prefeitura da Capital. A aula inaugural contou com a presença do Secretário de Segurança, Fábio Abreu e do delegado geral, Riedel Batista.
Imagem: Secretaria de Segurança
Aula inaugural do curso de formação de Guardas Municipais
Aula inaugural do curso de formação de Guardas Municipais
Ao todo 220 guardas convocados no concurso realizado pela Prefeitura de Teresina, participam da formação. O curso tem 300 horas/aula, com duração de 2 meses. “Essa é a 5ª etapa do processo de implantação da guarda municipal de Teresina. Nosso objetivo é nomear, até abril, 100 alunos que concluíram essa formação”, explicou o delegado Samuel Silveira, coordenador do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. De acordo com ele, os guardas serão treinados também em armas letais e não letais.
Imagem: Secretaria de Segurança
Guardas municipais terão curso de formação na Acadepol
Guardas municipais terão curso de formação na Acadepol
Segundo o delegado Roberto Carlos, diretor da Acadepol, os alunos irão contar com a mesma estrutura utilizada no curso de formação dos delegados, agentes e escrivães de Polícia Civil. “Durante o curso, os alunos terão acesso aos alojamentos, estande de tiros e com a grade curricular específica para eles”, informou.
O Secretário Fábio Abreu destacou o desejo de integração das forças de segurança. “O Estado, através da Secretaria de Segurança, está oferecendo a instalação física e o quadro de pessoal para formação dos novos guardas. Nós já trabalhamos de forma integrada com as policias Militar e Federal e acreditamos nessa integração. Por isso, é tão importante a parceria da Secretaria de Segurança e Prefeitura na formação desses guardas. Temos certeza que a utilização da nossa estrutura vai fazer a diferença na qualidade do profissional lá no final, quando ele tiver a serviço da população” disse o secretário.
Abreu ressaltou que a Secretaria de Segurança está estendendo parceria com as guardas municipais de outras cidades. “José de Freitas, Demerval Lobão e Monsenhor Gil já demonstraram interesse em firmar parceria com a gente. E nossa meta é proporcionar a essas guardas treinamentos aqui na Acadepol para que eles fiquem habilitados à portarem armas e desempenhar bem o seu trabalho”, reforçou.
A função da Guarda Municipal é garantir a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas e prédios onde funcionam órgãos da administração. A guarda vai ficar servindo aos prédios públicos municipais e o Estado vai ter de volta os policiais que estão à disposição da Prefeitura de Teresina.






Os alunos que integram o Projeto Guarda Mirim, de Aparecida de Goiânia, receberam, na manhã desta quinta-feira (3), um tatame para artes marciais e instrumentos musicais. Os objetos foram entregues pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis (na foto, de laranja), coordenadora do grupo de trabalho do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) destinado a desenvolver ações no âmbito do Poder Judiciário para divulgação e promoção da campanha de combate ao trabalho infantil. Também integrante do grupo, a juíza Stefane Fiúza Cançado Machado participou da iniciativa.
desembargadora recebeu uma homenagem dos guardas mirins pela colaboração e apoio que tem dado aos adolescentes. “Aproveite ao máximo essa oportunidade que vocês estão tendo. Há várias crianças que queriam estar no lugar de vocês”, disse.
O Projeto





