Cadastre seu Email

sábado, 5 de março de 2016

29/02/2016 - 21h50
Segurança Pública

Guardas municipais iniciam formação em Teresina

A função da Guarda Municipal é garantir a proteção ao patrimônio público.

RAYANE TRAJANO, DO GP1
Atualizada em 29/02/2016 - 21h52
 O curso de formação dos guardas municipais de Teresina teve início nesta segunda-feira (29).  As aulas acontecem na Academia de Policia Civil (Acadepol), através de parceria firmada entre Governo do Estado e Prefeitura da Capital.  A aula inaugural contou com a presença do Secretário de Segurança, Fábio Abreu e do delegado geral, Riedel Batista.
Imagem: Secretaria de SegurançaAula inaugural do curso de formação de Guardas Municipais(Imagem:Secretaria de Segurança)Aula inaugural do curso de formação de Guardas Municipais
Ao todo 220 guardas convocados no concurso realizado pela Prefeitura de Teresina, participam da formação.  O curso tem 300 horas/aula, com duração de 2 meses. “Essa é a 5ª etapa do processo de implantação da guarda municipal de Teresina. Nosso objetivo é nomear, até abril,  100 alunos que concluíram essa formação”, explicou o delegado Samuel Silveira, coordenador do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. De acordo com ele, os guardas serão treinados também em armas letais e não letais.
Imagem: Secretaria de SegurançaGuardas municipais terão curso de formação na Acadepol(Imagem:Secretaria de Segurança)Guardas municipais terão curso de formação na Acadepol
Segundo o delegado Roberto Carlos, diretor da Acadepol, os alunos irão contar com a mesma estrutura utilizada no curso de formação dos delegados, agentes e escrivães de Polícia Civil. “Durante o curso, os alunos terão acesso aos alojamentos, estande de tiros e com a grade curricular específica para eles”, informou.
 
O Secretário Fábio Abreu  destacou o desejo de integração das forças de segurança. “O Estado, através da Secretaria de Segurança, está oferecendo a instalação física e o quadro de pessoal para formação dos novos guardas. Nós já trabalhamos de forma integrada com as policias Militar e Federal e acreditamos nessa integração. Por isso, é tão importante a parceria da Secretaria de Segurança e Prefeitura na formação desses guardas. Temos certeza que a utilização da nossa estrutura vai fazer a diferença na qualidade do profissional lá no final, quando ele tiver a serviço da população” disse o secretário.
 
Abreu ressaltou que a Secretaria de Segurança está estendendo parceria com as guardas municipais de outras cidades. “José de Freitas, Demerval Lobão e Monsenhor Gil já demonstraram interesse em firmar parceria com a gente. E nossa meta é proporcionar a essas guardas treinamentos aqui na Acadepol para que eles fiquem habilitados à portarem armas e desempenhar bem o seu trabalho”, reforçou.
 
A função da Guarda Municipal é garantir a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas e prédios onde funcionam órgãos da administração. A guarda vai ficar servindo aos prédios públicos municipais e o Estado vai ter de volta os policiais que estão à disposição da Prefeitura de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários,críticas,sugestão são bem vendas!

SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!