sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Câmeras da GM flagram adolescentes pichando prédios

Cinco jovens foram levados para a delegacia e depois liberados
Cinco adolescentes foram detidos depois de serem flagrados por câmeras da Guarda Municipal pichando dois prédios no centro de Limeira, na madrugada desta quinta-feira (23). O operador da câmera desconfia quando dois jovens se aproximam e começa a seguir tudo o que eles fazem. As imagens mostram que os suspeitos já estão em cima de uma casa e um deles parece vigiar. Mais ao fundo, outro começa a rabiscar as paredes com tinta spray e faz o desenho tranquilamente. Depois, um deles verifica se não há ninguém vendo e desce, mas quando atravessa a rua, a viatura da GM chega. Enquanto alguns guardas sobem no telhado para ver se encontram mais gente, em frente da casa os outros verificam se há vestígios de tinta nas mãos das pessoas detidas. A pichação aconteceu em uma loja e uma agência dos Correios. Apesar das imagens mostrarem apenas duas pessoas, cinco jovens foram levados para a delegacia. A polícia avisou os pais e todos foram liberados, mas vão ter que se apresentar à Vara da Infância e da Juventude.

Guarda Municipal Rio passará a usar pistolas de choque

RJ-Os guardas municipais que atuam na reigão da Lapa e no Leme começam a usar nesta quinta-feira pistolas Teaser, equipamento não-letal que emite ondas T (semelhantes à onda cerebral) e que tem efeito paralisante. Segundo o secretário municipal de Ordem Pública (Seop), Rodrigo Bethlem, na orla, os agentes usarão a arma somente à noite. Ele disse também que no início do ano que vem, com o repasse do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), a prefeitura vai instalar 350 câmeras, que vão ser distribuídas nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, no Centro; o Aterro do Flamengo, o Maracanã; as orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon; além das praças Saens Peña e Afonso Pena, na Tijuca, como o jonral O Dia publicou em setembro. "Nosso objetivo é chegar a mil câmeras até o final do governo", disse. Além disso, no ano que vem, mil novos homens vão ser contratados para reforçar o quadro efetivo. Bethlem informou que a Guarda Municipal perde, por ano, cerca de 250 agentes - a maioria sai porque foi aprovada em outro concurso público. "Esse efetivo a ser contratado vai servir para atender as Inspetorias Legais que serão inauguradas no Jardim do Allah, Lido, Centro da Cidade, Madureira e Tijuca", afirmou.

Guarda Municipal dá prosseguimento à campanha educativa no trânsito

BARRA MANSA Dando continuidade à campanha educativa de conscientização no trânsito da cidade, a Guarda Municipal promoveu ontem, em duas etapas, mais uma atividade. Desta vez, o objetivo foi conscientizar os motoristas e caronas para o uso do cinto de segurança e o não uso do celular na direção. Segundo o subcomandante da guarda, Natanael, a ideia das operações, que estão ocorrendo em toda a cidade com atividades diferenciadas, é conscientizar os motoristas do perigo das infrações cometidas e do risco a que se expõem, inclusive oferecendo perigo a outra pessoas. Ele lembra ainda que as atividades são realizadas nos principais pontos da cidade, com o objetivo de atingir o maior número de motoristas.Ontem, na parte da manhã, a campanha foi realizada na Rua Tenente José Eduardo, no Ano Bom, nas proximidades do Sesc. No local, motoristas que não estavam com o cinto de segurança e faziam o uso do celular foram parados e convidados a assistirem a uma palestra sobre o Código Nacional de Trânsito sábado, às 17 horas, no Sest/Senat. O subcomandante da guarda informou que na parte da manhã 85 motoristas foram notificados por estar cometendo algum tipo de infração, sendo que a maioria estava sem o cinto de segurança. “Todos os infratores foram notificados e convidados para a palestra. Caso não compareçam, receberão multa e perderão pontos na Carteira de Habilitação”, esclarece o subcomandante, acrescentando que à tarde a campanha foi realizada na Avenida Joaquim Leite, no Centro, onde outros motoristas foram notificados, totalizando 147 autuações no dia.

Polícia paulista vai usar pistola elétrica em Ribeirão Preto

S P - A Polícia Militar de São Paulo começa a usar em Ribeirão Preto, 319 km da capital paulista, a pistola elétrica, uma arma não letal que imobiliza o suspeito por meio de choques. Em todo o estado, a PM possui 350 pistolas deste tipo. Para usá-las, os policiais precisam passar por um treinamento de dez horas, com aulas práticas e teóricas. Na região de Ribeirão Preto, há três anos a Guarda Municipal de Guaíra foi pioneira na utilização do armamento. A arma tem um alcance de cinco metros e é capaz de imobilizar um homem na hora. A velocidade do tiro é muito rápida. Da arma saem dois fios com arpões, que penetram em torno de 1,5 centímetro no corpo do suspeito e descarregam uma energia de 50 mil volts. O choque provoca uma dor intensa que faz com que a pessoa atingida caia no chão, imobilizada. O comandante da PM Thiago Pedroso diz que a arma será usada com muito critério e em situações específicas. - Quando o suspeito estiver agressivo, armado de faca, ou em um preso em tentativa de fuga. Será usada em casos onde não deve ser usada arma letal - explica.

Garçom é sequestrado às vésperas de participar de júri em Bertioga, SP

S P- Um garçom de 26 anos foi libertado de um cativeiro no bairro Parque Estuário, em Guarujá, no litoral paulista, nesta terça-feira. A vítima foi sequestrada às vésperas de participar como testemunha de um júri em Bertioga, marcado para esta quinta-feira, do assassinato de um Guarda Municipal na época de ataques da facção que age nos presídios de São Paulo, em maio de 2006. A polícia chegou ao cativeiro após uma denúncia anônima, na tarde desta terça, que dizia sobre um barraco que haveria drogas e armamentos em Beco Novo Horizonte, na favela do Caixão. No local estavam 15 pessoas. Sete delas foram presas. O garçom foi encontrado pela polícia em um mangue enquanto fugia.
SE VOCÊ GM, QUER QUE SEJA PUBLICADO AQUI ALGUMA MATERIA , PODE SER SUA; OU UMA SUGESTAO ,MANDE PRA O MEU E-MAIL- bloggmgo@gmail.com É UMA FORMA DEMOCRATICA DE PARTICIPAREM DO BLOG. QUE É NOSSO E LIVRE!